Com menos de um mês chegamos a marca de 31 postagens, uma por dia se considerarmos os 31 dias do mês de julho. A divulgação conta com o apoio do professor Daniel Walker, que desde hoje(26/07) nos incluiu na relação de sites recomendados, aproveito o espaço para enaltecer as qualidades deste grande homem que de tanto estudar nossa história hoje faz parte dela. Visitem http://www.juaonline.info/ e viajem no nosso Juazeiro do Norte!!!
domingo, 26 de julho de 2009
Loteamentos nas proximidades de areas de preservação ambiental
Achamos preocupante o avanço da expeculação imobiliária que chegou as proximidades do rio Salgadinho, que juntamente com a Serra do Horto e rio Carás constituem áreas de preservação ambiental permanente. Os loteamentos ora existentes devem ser avaliados criteriosamente e ás areas de preservação urbanizadas antes que sejam ocupadas de forma desordenada criando áreas de risco ambiental e populacional.
O professor Santana do Dr. Santana
Vencida polêmica com a transformação do Colégio municipal em centro administrativo da prefeitura, faz-se necessário a requalificação daquele espaço: Um grande auditório no lugar do Ginásio coberto professor Santana seria mais oportuno. Não podemos permitir o desperdício, grande parte daquela estrutura pode ser transferida para anexo de qualquer uma das escolas municipais que disponham de espaço. O sugerido novo auditório poderá ter entrada voltada para a praça da Rua Conceição e ser desenhado para comportar um número maior de pessoas que o Memorial e futuro Centro de Convenções do Crato (este último projetado para menos de 500 pessoas). A construção poderia ainda ganhar andares acima para comportar outras secretárias municipais. Não se pode esquecer de vagas de estacionamento. A quadra coberta professor Santana foi a segunda em Juazeiro, construída após o Ginásio Poliesportivo, teve grande importância naquela época. Hoje felizmente a cidade cresceu e possui inúmeras quadras. Já os auditórios hoje existentes são insuficientes para públicos em grandes eventos. A homenagem ao professor Santana é justa e pode permanecer mesmo com a mudança de quadra para auditório.
sábado, 25 de julho de 2009
Execução de projetos para Juazeiro
Consideramos uma fartura o número de projetos existentes em Juazeiro: Centro de Apoio aos Romeiros, Novo Aeroporto, Metrô do Cariri, Distrito Industrial, Anel Viário, Roteiros da Fé, Igreja do Horto, Teleférico ao Horto, Hipódromo(ou Joquéi Club), Shopping Center na Lagoa Seca, outro próximo a Rádio Tempo, McDonald's, etc... Uns nem sairam do papel, outros apenas começaram, outros foram vencidos pelo tempo... A verdade é que não adianta criar muita coisa se não for executado. Que isto nos sirva de lição para que na hora de votar não nos deslumbrarmos em idéias bonitas e maravilhosas e sim na capacidade de execução de cada candidato.
Proposta do Parque Ecológico
O projeto original do Parque Ecológico das Timbaúbas constava de duas avenidas marginais dotadas de drenagem de águas pluviais permitindo infra-estrutura segura aos que moram naquela parte da cidade. No entanto apenas uma pequena parte foi cercada e preservada, o que não resolve o problema ambiental. Seria necessário a complementação da obra em direção ao norte, cruzando as avenidas Castelo Branco e Virgílio Távora seguindo até a via férrea (limite setentrional). Uma das avenidas marginais é a Avenida José Bezerra, e já deveria existir leis que proibissem construções na margem a leste desta artéria. No espaço poderia ser construído um moderno calçadão com iluminação e ampla área de lazer melhorando a qualidade de vida da população das adjascências. No entanto ocupações irregulares aumentam os problemas naquele espaço, que esta se consolidando como uma área de risco.
ICASA em Salgueiro
O preço do ingresso a 25 reais é algo a ser apurado, pois Salgueiro cidade de pouco mais de 55 mil habitantes (porte de Barbalha), pode vir a fazer promoções para seus torcedores e cobrar tarifa cheia para os icasianos. O preço deve ser o mesmo pra todos!
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Verticalização
Juazeiro é um município pequeno em área territorial, isto já foi percebido pelas construtoras que promovem cada vez mais lançamentos de vários empreendimentos imobiliários. Temos, como exemplo, em construção o segundo edificio mais alto do estado com 26 andares. A disciplina da ocupação deste espaço é algo já necessário para evitarmos problemas como ilhas de calor, impermebialização do solo e paredões intransponiveis. Exigir um percentual de área verde em cada imóvel seria um bom começo, proibir construções muito próximas sem um espaço mínimo é outra idéia. Esperamos que isso não seja lembrado tarde demais.
Centro de Convenções em Crato
Ainda não tomamos conhecimento sobre detalhes do projeto do Centro de Convenções em Crato, falam em 2.400 m2 de área construída, quatro pavimentos, quatro auditórios (um com 417 assentos e três com 144). Não foi divulgado nenhum pavilhão para exposição de feiras e não foi divulgado nada sobre estacionamento. Com estes números a obra poderá já nascer ultrapassada, visto aparentemente que a região continuará sem espaço para realização de alguns mega-eventos. Cabe a outros municípios suprir esta deficiência e tornar a RMC totalmente suprida de tais espaços.
Novas concessionárias
Quem pensa que Juazeiro já possui todas as concessionárias de veículos possíveis, engana-se! É comum nos grandes centros mais de uma opção por montadora. Esta novidade já existe com a abertura de duas concessionárias na cidade de um mesmo fabricante de motocicletas. Cabe aos clientes insatisfeitos e as próprias montadoras analisarem o assunto com carinho pois concorrência nunca é demais. Talvez assim os caririenses não precisem mais sair para comprar veículos em outras regiões quando insatisfeitos.
Rodovia Padre Cícero
Aguarda-se a licitação do trecho Caririaçu-BR230, parte da rodovia Padre Cícero, a proposta estrada corta áreas de relevo acidentado e o padrão de engenharia antigo das Ce's são de pistas estreitas, construir uma pista mais larga semelhante as Br's e terceira faixa para veículos lentos em locais de súbita são formas de permitir uma correta engenharia de tráfego e prevenir acidentes e apelidos indesejaveis de "estrada da morte", por exemplo. Fora isso logo logo fará-se necessário um contorno por fora da cidade de Caririaçu, e ao chegar em Juazeiro uma conexão adequada através de um moderno Anel viário são implementos indispensáveis. Acreditamos que estava rodovia será muito movimentada, razão para sugestão de tantos cuidados.
Tv Verdes Mares- Cariri
Todos os meses aguardamos a entrada no ar do Canal 9. Com o nome de TV Cariri, ou TV Verdes Mares aguardamos a coerência do grupo editorial e a certeza da valorização do Cariri com um espaço de divulgação e retratação de nossas riquezas, acabou a fase de apenas repetirmos hábitos e costumes da capital: Fortal, e Clássico Rei devem perder seu espaço na mídia em prol dos clássicos entre Crato, Icasa e Guarani; Expocrato, Juaforró, festa do Pau de Santo Antonio são atrações das mais esperadas por aqui, portanto não falta o que explorar.
Fim do BNC clube
Chegou a ser anunciado para a quadra que ocupou durante muto tempo o BNB clube no Bairro Lagoa Seca em Juazeiro um novo Shopping Center na cidade, no entanto fomos surpreendidos ao nos deparar com anuncio de um loteamento para aquele local. Visualizamos o fim de várias possibilidades em nome da especulação imobiliária. Resta saber se ainda haverá a unidade naquele terreno, ou se vários imóveis se agruparam em tão nobre quadra de nossa cidade.
PSIC- Mais um na rede própria da prefeitura
Após o São Lucas, chega vez do PSIC ser incorporado ao patrimônio da municipalidade, tornando a assistência materno-infantil privilegiada em Juazeiro. Falta ainda resolver em caratér definitivo a situação do Santo Inácio para a assiStência a adultos (a intervenção é provisória). Mesmo com a chegada do Hospital Regional, Juazeiro precisa ter uma boa rede de assistências primárias e secundárias para que o HRC seja um local de excelência em atendimento terciário, e possa ser triado apenas para a resolução de problemas de maior complexidade.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Shows religiosos
O show do Padre Reginaldo Manzotti foi um sucesso de público e organização, sem tumultos e em brigas podemos apreciar momentos de louvores de forma civilizada e humana. Com base neste sucesso sugerimos novos espetáculos, e quem sabe um Festival com outros artistas, como Padre Zezinho, Marcelo Rossi, e o Padre Fábio de Melo. Tanto tempo para tantos shows? Temos o feriado de carnaval. Juazeiro não pode fazer um canaval e competir com Rio, Salvador, Recife, Aracati, etc... Mas pode ser uma alternativa aos que procuram melhores opções, a exemplo do Festival de Jazz e Bluzz de Guaramiranga!
domingo, 19 de julho de 2009
Local de feiras de hortifrutigranjeiros
Os equipamentos do centro de uma cidade dependem do porte da cidade, e da capacidade de resolução nos bairros. Juazeiro possui alguns mercados públicos e tem algums bairros ainda carentes deste serviço, mas a medida que estas carências forem supridas, o centro tende a eliminar estas atividades. Um plano diretor audacioso, quem contenha planos de mudanças com equipamentos nos bairros, poderá no futuro requalificar o centro de Juazeiro, tirando a venda de hortifrutigrangeiros, o que melhoraria bastante a higiene, limpeza e ocupação.
sábado, 18 de julho de 2009
Ir para URCA de trem
O Metrô do Cariri terá sua estação terminal nas proximidades da antiga estação, hoje centro cultural, se os trilhos seguissem em frente chegariam ao atual parque de exposições, se contornassem o parque estariam na URCA. Os estudantes de Juazeiro e de áreas proximas aos trilhos no próprio Crato se beneficiariam, o trânsito diminuiria por conta. Bom, não?!
Local da Expocrato
A permanência do atual Parque de Exposições ou a construção de outro em local a ser definido deixou de ser um assunto doméstico (local) e precisa ser colocado em âmbito metropolitano, pois por definição uma metrópole deve ter integração e compartilhação, caso fosse diferente cada qual que fizesse sua exposição, ao invés disso devemos fortalecer eventos já consagrados. Cabe aos cratenses pensarem grande, numa nossa dimensão ao maior sucesso cratense, sua exposição. A transferência vai permitir além de um novo potencial de crescimento no ramo agro-pecuário um crescimento urbano em direção ao novo local escolhido. Bom para quem quer crescer! De quebra a Urca se fortalecerá de forma centralizada nos seus 36 hectares do atual parque. Em nome do tradicionalismo o Crato pode por tudo a perder. Acorda Crato! E olha que pra Juazeiro melhor seria se eles não quisessem o investimento e estes fossem atraídos para cá.
Site da Metrólope
www.rmc.ce.gov.br? Uma vez criada a nossa região metropolitana falta um órgão gerenciador, o esperado conselho deliberativo, as mais diversas ações referentes ao assunto precisam ser informadas a sociedade local através de um órgão oficial, sugerimos e aguardamos um site para podermos nos mantermos informados pelas autoridades responsáveis. Falta de idéia é que não foi!
domingo, 12 de julho de 2009
Plano Diretor da RMC
No próximo dia 27 de Julho acontecerá a primeira reunião deliberativa sobre a RMC, nesta data deverá ser apresentado um esboço de plano diretor, responsável pela requalificação de todas as areas e que provavelmente apontará onde se localizaram novos equipamentos de desenvolvimento, como: Distrito Industrial, Aterro Sanitário consorciado, Campus universitários, etc... É importante marcar presença, os presentes poderam tomar as primeiras decisões, que podem ser cruciais.
Integração entre coletivos
Esperamos que em breve o metrô do Cariri (ex-Trem do Cariri) seja lançado oficialmente. Provalvemente será expandido antes de sua inauguração até as Pedrinhas. Percorrer trechos em veículos diferentes é algo comum nas metrópoles, portanto sugerimos projeto de integração entre ônibus e trens facilitando a vida da população. Uma companhia de Transportes metropolitanos ajudariam nossa RMC a criar maior integração entre os municipios constituintes. Se antes existiam linhas Crato-Juazeiro, Juazeiro Barbalha, que tal agora: Pimenta-Aeroporto, Alto do Seminário-Novo Juazeiro, Palmerinha-Caldas, Pedrinhas-Missão Velha, e outros... Cada estação deveria contar com um terminal de integração de ônibus a exemplo das capitais.
Reconstrução da Avenida Padre Nestor
Segue em ritmo acelerado a reconstrução da avenida Padre Nestor, que liga a AABB até a entrada principal do Parque Ecológico. Esperamos que outras vias como: Av. José Bezerra, Av. Maria Lindalva Rodrigues, e Av. Duarte Júnior, não continuem esquecidas pelos nossos governantes. Particularmente acho que todas estas devem ser beneficiadas com camada asfáltica proporcionando conforto aos que por ali trafegam.
Cadê os hipermercados?
Após a chegada do Atacadão, foi anunciada a vinda de outras bandeiras e grupos varejistas: Pão de Açucar (extra), Wall Mart (Bompreço) e Carrefour (dono do Atacadão). Mas as coisas esfriaram. Será que está faltando convite?
Placas - sinônimo de poluição visual
A publicidade em Juazeiro não tem limites e danifica o meu ambiente num forte exemplo de poluição visual, além de constituirem em risco para os que transitam. Gosto não se discute, mas o espaço público deve ser seguro tanto por baixo, como por cima. Que tal se as placas se limitassem ao meio-fio das calçadas? A disciplina deve ser proporcionada através de regulamentação e fiscalização específica.
sábado, 11 de julho de 2009
Metrô de Sobral
Esta semana foi noticiado a licitação do metrô de Sobral, com 11 quilometros, 11 estações, e gastos superiores a R$ 50 mi, para beneficiar pouco mais de 150 mil habitantes com 02 ramais ferroviários. O metrô do Cariri é uma idéia do governo estadual passado que ainda não se concretizou, com um orçamento mais modesto (R$ 10 mi), foi idealizado com dois ramais ferroviários: Crato e Barbalha, proporcionando cobertura a quase 500 mil habitantes. Quem saíra primeiro? Alguém já viu os trilhos para Barbalha?
Asfaltamento da zona rural
O senhor prefeito de Juazeiro propôs ao comando do Batalhão de Engenharia do Exército asfaltar as vias de acesso a zona rural do nosso município. Esta medida é importante, pois inicia a valorização de um território municipal até pouco tempo esquecido, que é potencialmente viável a muitos projetos de desenvolvimento. É sabido que nossa área territorial é pequena, mas ainda não é motivo para perda de investimentos para outros municípios vizinhos. Se não der certo com o Exército precisaremos de outros parceiros, mas a idéia não pode ser engavetada.
Acesso a Missão Velha
Poucos quilometros além do aeroporto de Juazeiro fica Missão Velha, que detém importantes projetos estruturantes, como Ferrovia Transnordestina e Transposição das Aguas do Rio São Francisco, Juazeiro dispensa comentários. Por que até hoje ninguém propôs este acesso. Não são apenas os quase 300 mil habitantes dos dois municipios que iriam se beneficiar. A infra-estrutura de acesso ao Aeroporto permite a comodidade dos mais de 200 mil passageiros que transitam naquele terminal. Muitos que vão para Brejo Santo , Cajazeiras-PB, Salgueiro-PE, enfim vários destinos finais via Missão Velha. Quem é contra?
Distritos policiais
A idéia de Delegacia Regional faz parte de um passado retrógrado, hoje cada cidade deve cuidar da sua segurança e as maiores devem ser policiadas em zonas como é a proposta do Ronda do Quarteirão. A polícia civil precisa acompanhar esta idéia com a criação de distritos policiais nos principais bairros.
Bombeiros - primos pobres
Com a chegada do Ronda do Quarteirão em nossa cidade, a Polícia Militar virou a prima rica da segurança pública. Já os Bombeiros encontram-se com baixo efetivo e poucos equipamentos, o que faz amargar um déficit operacional importante. A esperança é saber que até pouco tempo atrás a Polícia também era assim. Esperamos que ambas Forças auxiliares se nivelem por cima o mais rápido possível.
Fim da avenida Ailton Gomes
Aonde a avenida Ailton Gomes começa todo mundo sabe, no entanto seu fim fica além do Atacadão Rio do Peixe, após breve calçamento em pedra tosca, segue em estrada carroçavel e tem seu fim na Rua Manoel Balbino a poucos metros da divisa com o município de Barbalha. Um final melancólico para uma artéria tão importante para nossa cidade. Ainda há tempo de rever isto, merecia-se uma extensão intermunicipal ou o seu término numa bifurcação da Avenida Leão Sampaio (a exemplo do inicio das avenidas marginais do Parque Ecológico na mesma Ailton Gomes).
BB no Pirajá
O Banco do Brasil mais uma vez se destaca com a iniciativa de se inserir em praças comerciais ainda não exploradas em Juazeiro, a exemplo do bairro Pirajá, que dentro em breve será contemplado com a mais nova agência da instituição em nossa cidade. Ainda existe muitos locais que podem ter agências fora do Centro: Rua São Pedro - próximo ao Mercado Theóphilo Machado, Av Carlos Cruz - nas imediações do cruzamento com a Avenida Virgílio Távora, nos Bairros São José e Novo Juazeiro, e muito mais... Por que apenas o BB enxerga isso?
Estréia
Após participações bem sucedidas em outros sites que primam pela história e o desenvolvimento de Juazeiro do Norte, resolvi apartir desta data comentar fatos e inserir algumas idéias positivas para o crescimento de nossa cidade. Com o tempo muita coisa deverá ser exposta e debatida de modo a fornecer subsídios para as mais diversas iniciativas, quer privadas ou públicas. Conto com a colaboração de todos!
Assinar:
Postagens (Atom)