sábado, 3 de outubro de 2009

Estado do Cariri- Plebiscito e Lei complementar

Após recebermos e-mail (juanews@hotmail.com), com a afirmativa que não é legalmente possível a criação de um novo estado, resolvemos pesquisar a Constituição de 1988 e prestar alguns esclarecimentos: " os estados podem incorpora-se entre si, subdivir-se ou desmembra-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territóriso Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar", e ainda " os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar". Portanto, concluímos: Para se concretizar a idéia de criarmos um novo Estado é preciso estabelecer um plebiscito para verificar a aprovação da população interessada. Achamos que um projeto bem feito e ampla campanha poderia mobilizar a população e poderíamos mandar um requerimento para o TRE afim de agendar consulta popular sobre o tema, sugerimos votação nas próximas eleições para baratear custos. Com o importante subsídio do plesbicito precisamos de um deputado interlocutor que apresente lei complementar na Câmara dos Deputados e intensa mobilização política para sua aprovação. Este direito do "divórcio" entre regiões do seu comando político, deve ser utilizado com muita sabedoria, pois quem é mal tratado vai atrás da separação, e quem vive bem quer continuar vivendo feliz. Também é possível viver sobre um novo comando.

4 comentários:

  1. POR FALAR EM PROGRESSO REGIONAL, QUERO SOMAR AS MUITAS SUGESTOES LEVANTADAS.FALA-SE EM METRO DO CARIRI. ERA BOM LEVAR O METRO DO CARIRI DA ESTAÇÃO DE JUAZEIRO ATÉ AO AEROPORTO.É BOM CUIDAR DOS TURISTAS, E NÃO SÓ DO TURISMO.UM TAXISTA, COBRA DO AEROPORTO REGIONAL ATÉ CRATO, QUASE O PREÇO DA PASSAGEM DE FORTALEZA-JUAZEIRO.

    ResponderExcluir
  2. Para que o progresso, propriamente dito, se instale na nossa região, mais precisamente, em Juazeiro muito tem que ser feito, principalmente no que se refere a vida da população mais carentes. Qual a política, que não a assistencialista, está sendo direcionada para essa classe tão sofrida? Importante se falar em táxi, porém gostaria de compatilhar o descaso que tenho visto aqui na cidade com relação aos transportes coletivos (ônibus). Os veículos que circulam pela cidade estão sucateados, é um descaso só. Uma determinada empresa que faz linha para o bairro Frei Damião a cada dia se supera mais em relação a precariedade dos serviços prestados, superlotação, sujeira, atrasos sistemáticos, desrespeito com os idosos, entre tantos outros problemas. Gostaria de convidar o senhor prefeito e vereadores para qualquer dia desses dar uma passeada de "busão" pela cidade. Ah, mais precisamente pelo bairro Frei Damião.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos colaboração e concordamos com aa colocaçóes e comprometemos em breve fazer postagem sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Criar um espaço com amplas sugestões tira esta obrigação dos políticos, e deixa apenas a necessidade de execução e emprendedorismo, afinal nós da sociedade é quem sabemos das nossas dificuldades e necessidades, continuem colaborando, este espaço é nosso!

    ResponderExcluir