Não paramos ainda para imaginar o tamanho do nosso lutado novo Estado. Outras regiões poderiam se beneficiar desta idéia, até mesmo fora do atual Estado do Ceará, mas com forte influência da RMC. Inicialmente visualizamos 4 regiões: Cariri Oeste (tendo Campos Sales, como cidade pólo), Cariri Leste (com destaque para Brejo Santo), RMC - Região Metropolitana do Cariri, e Cariri Norte (nova denominação para a atual Região Centro-sul, liderada por Iguatu). Outras regiões como Inhamúns (Tauá e demais municípios), e áreas fronteriças com Pernambuco, Piauí e Paraíba poderiam mediante novos estudos também somar forças ao nosso desejado Estado do Cariri. As três cidades citadas: Campos Sales, Brejo Santo e Iguatu -esta última com status de futura cidade mais importante do interior, abrigariam obrigatorialmente sede de repartições estaduais, como: Sefaz, Detran, Batalhões militares, universidades estaduais, serviços de saúde com ampla resolutividade, e outras mais diversas repartições. Características que impulsionariam a economia sub-regional em torno destes centros, configurando a hierarquização urbana do Estado do Cariri.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou de Iguatu, sou a favor desta idéia. Eu não concordava com alguns projetos pela emancipação do Cariri, porque a área a se separar seria apenas a micorregião do Cariri, deixando de fora o Centro-Sul e o Ihnhamuns, ou então, esta e mais algumas regiões de estados vizinhos como Pernambuco e Paraíba.
ResponderExcluirAcho que falta um entendimento entre todos aqueles que deseja o novo estado. Outro ponto seria a divulgação da idéia em outras cidades além de Juazeiro e Crato, deveria haver uma disseminação entre os políticos locais e universitários de cidades como Iguatu, Icó, Cedro, Tauá e Mombaça.