quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mais espaço na TV para a segunda força do futebol cearense

Com a ascensão do Ceará Sporting Club à elite do futebol nacional e o rebaixamento do Fortaleza Esporte Clube para as pronfundezas da série C, a Associação Recreativa Desportiva e Cultural Icasa -único representante cearense na Segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2.010- será próximo ano a segunda força do futebol cearense. Mas o espaço na mídia é muito pequeno e não podemos acompanhar com destaque os bastidores do Icasa, Guarani e Crato na TV Verdes Mares Cariri, que se limita a retransmitir a cobertura dos times da capital na programação gerada em Fortaleza na parte local do Globo Esporte. Aprendemos que tem sempre alguém acima e se a emissora continuar insistindo neste tratamento provinciano devemos nos dirigir a toda e poderosa Rede Globo para prestar reclamação contra sua filiada no Cariri. É por estas e outras razões que a TV Verde Vale têm seu nicho de mercado intocável. E pensar que nos sensibilizamos com a postura adotada com a TV Diário em defesa de seu espaço, se agora eles mesmos não dão espaço a TV Cariri para cobertura esportiva local.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Inovações do Novo Sistema de Transporte intermunicipal

A maior inovação do novo sistema é a substituição das atuais concessões de linhas de ônibus por áreas de concessão. Na prática, exemplificaremos a importância desta medida com nossa realidade local - a área de operação número 8, que atende ao conglomerado urbano do Crajubar (constituído pelos municípios de Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha, com linhas regionais operadas pela Auto Viação Metropolitana Ltda). Apesar de excluir outros municípios integrantes da RMC, o novo modelo aplicado aos municípios beneficiados permite a exploração desta empresa por itinerários diferentes, o quê proporcionará a abertura de linhas entre pontos diferentes ligando os municípios da citada área de operação. Exemplo: Aeroporto-Batateiras, Novo Juazeiro-Pimenta, Palmeirinha-Malvinas, Missão velha-São José (Via Aeroporto), etc... Esta abertura poderá acirrar a concorrência com as empresas de ônibus locais: Lobo e São Francisco, que devem procurar se restruturar para enfrentar exigências semelhantes em processos licitatórios posteriores, como: climatização e tempo de uso de suas respectivas frotas.

Complexo Juazeiro Shopping

O segundo shopping Center juazeirense será lançado oficialmente no início de 2.010, fomos surpreendidos com outros detalhes do projeto, que inclui serviços de hotelaria com mais de 1oo leitos, e ainda espaço para sediar grupos empresariais e profissionais liberais. Expecula-se a entrega do empreendimento para os seus investidores já para 2011 com a denominação de Juazeiro Shopping Center. Diversas marcas estão sendo aguardadas, algumas com negociações avançadas, como a rede de Fast-food's Bob's, que deverá ter uma loja através de uma franquia local.

Zenir Móveis incrementa corredor comercial na Av. Padre Cícero

Ao lado do edifício Santiago Residence, onde funcionou o Kart do Cariri, será inaugurada em breve mais um filial da Zenir em Juazeiro. A loja ampla e dotada de estacionamento corre atrás do diferencial já encontrado pela Macavi, Atacadão, Detran, TV Verdes Mares Cariri, Restaurante Bom Paladar, e diversas concessionárias de veículos. Isto confirma a tendência de formação de um corredor de serviços ao longo da Avenida padre Cícero. As vantagens são várias, podemos destacar: acessibilidade, cobertura de linhas de ônibus e transporte alternativo, possibilidade de aquisição de imóveis de maiores dimensões, maior infra-estrutura que o tradicional centro comercial por ter como localização uma avenida mais larga que a rua São pedro e ainda dotada de fluxo nos dois sentidos, recuo nas laterais da avenida propício a utilização como estacionamento também escasso no centro. Achamos que o centro comercial tradicional de Juazeiro não têm muitas possibilidades de ampliação, e também não foi preparado para tal finalidade. Novos locais de acordo com suas respectivas peculiaridades se tornarão dententores de seguimentos promissores.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Complexo Conviver em Juazeiro

Será lançado em dezembro no Bairro Aeroporto, totalizando 1.097 lotes, com arborização, avenidas, calçadas, energia, água, área verde , e espaço destinado a condôminio fechado o Complexo Conviver. Trás como diferencial além de grandes dimensões, acabamento e estrutura empresarial. O empreendimento também ajudou na abertura do trecho entre as avenidas Vírgilio Távora e via férrea que faz parte do Anel Viário no local. A oferta de lotes para construir em Juazeiro somando-se todos os loteamentos é enorme, mas, em contrapartida, há um grande número de interessados, inclusive expeculadores. A medida que a área urbana aumenta precisamos desenhar uma cidade cada vez maior e organizada: residências populares deverão ser organizadas em conjuntos habitacionais, loteamentos necessitam ter projetos arquitetônicos aprovados pela prefeitura, e esta última por sua vez precisa de um Plano Diretor dinâmico orientando o crescimento de modo a valorizar de forma mais homogênea o território como um todo. Mas infelizmente desconhecemos o nosso Plano Diretor. Se alguém conhecer, por favor, nos comunique.

Presença maciça da Via Mêtro nas linhas intermunicipais

Processo licitatório aplicado pelo governo do estado para concessão de transporte de passageiros intermumicipal foi vencido na região do Cariri pela empresa Via Mêtro que conta desde hoje com a ampliação de suas linhas além de Crato via Rua São Benedito para Barbalha e Missão Velha. A empresa terá de cumprir algumas exigências como idade máxima dos ônibus integrantes da frota de 5 anos e climatização em todos os seus coletivos. Foram investidos pela mesma recursos para a aquisição de 100 novos veículos. Lamentamos a perda de espaço pela tradicional Viação Brasília, empresa genuinamente caririense que sabidamente terá grandes dificuldades para sua manutenção no mercado, mas concordamos que os serviços públicos devem ser concedidos por quem oferecer mais conforto e segurança aos seus usuários. A prefeitura de Juazeiro poderia copiar a idéia para suas linhas entre os mais diversos bairros.

Benfeitorias públicas na usina Zé bezerra

Algum tempo comentávamos a iniciativa de imobiliárias em alugar imóveis para construção pelos inquilinos. Condenávamos por considerar que enquanto mais se investe mais se valoriza o imóvel tornando consequentemente mais díficil a aquisição por conta da valorização crescente. Alheio a isso a municipalidade investe no imóvel da antiga Usina Zé Bezerra que deverá abrigar feirantes em seu interior dentro em breve. A recusa dos feirantes está fundamentada pelo ponto considerável menos central em relação que as imediações do mercado na Rua São Paulo. Defendemos pátios para feiras livres e a completa desobstrução de ruas, calçadas, canteiros centrais, dentre outros logradouros públicos. No entanto, investir em local muito valorizado, alugado, pode no futuro dificultar a instalação destes comerciantes informais em caráter definitivo.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

E-mails recebidos

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CARIRI

Estão abertas as inscrições para o II Congresso de Educação do Cariri, que será realizado de 3 a 5 de dezembro na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. O evento tem como proposta compartilhar experiências na área de ensino, contribuindo para a formação continuada de professores da região, além de promover momentos de reflexão e a troca de experiências entre os participantes. O congresso é voltado para profissionais da área de educação, bem como para pais, estudantes, psicólogos, psicanalistas e interessados no tema. Entre os participantes, especialistas de todo o país. Entre eles, o médico e escritor Augusto Cury, cujos livros já venderam mais de 15 milhões de exemplares no país. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 0800.702.7585 e (87) 3863.4676. Tem ainda o e-mail contato@congressojuazeiro.com.br e o site www.congressojuazeiro.com.br.

Atenciosamente,

Anderson Lima

Brava Comunicação & Marketing

+ 55 81 3269.0005

+ 55 81 9944.9858

andersonlima@bravacomunicacao.com

www.bravacomunicacao.com



A arte abre as portas para o Cariri -

11ª Mostra SESC Cariri de Cultura será aberta hoje

Com a presença de mais de 600 artistas, 11 países e um público estimado em mais de 300 mil pessoas, durante uma semana, será aberta oficialmente hoje, em Crato, para todo o Cariri, a 11ª Edição da Mostra SESC Cariri de Cultura. A solenidade acontece no Centro Cultural do Araripe, a partir das 19 horas e toda a população é convidada a participar do evento. Na ocasião, o presidente da Fecomércio, Luís Gastão Bittencourt receberá o título de Cidadão Cratense, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal do Crato, em reconhecimento aos benefícios que o Sistema Fecomércio tem desenvolvido na região do Cariri. A entrega da homenagem acontece no auditório do Centro Cultural, onde, em seguida, será realizada uma coletiva com a imprensa, numa entrevista concedida por Luís Gastão.

A Mostra SESC Cariri de Cultura a cada ano vem tendo crescimento na região, envolvendo mais artistas e a sociedade, num grande congraçamento da cultura. Vários setores são beneficiados com o evento. Os hotéis, principalmente das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha ficam lotados, restaurantes, as noites caririenses ficam mais movimentadas, proporcionando também aquecimento da economia regional. O resultado de uma grande mobilização que acontece durante o ano todo, por vários profissionais, fará parte de apresentações artísticas em seus mais diversos contextos, de 13 a 26 de novembro, no Cariri e em Fortaleza, promovendo a integração cultural e a troca de experiências em seus mais diversos níveis.

A solenidade contará com a presença de diversas autoridades convidadas, a exemplo dos vereadores, o prefeito da cidade, Samuel Araripe e secretários. A abertura será feita por Luís Gastão. Em seguida serão realizadas apresentações culturais. O Centro Cultural do Araripe é um dos palcos do Cariri onde serão apresentados espetáculos artísticos, que durante a mostra se revelam nas artes cênicas, visuais, literatura, música, audiovisual e até excursões gastronômicas, além de passeios, debates e oficinas. Entre os artistas internacionais que desembarcam no Cariri estão representantes de Cuba e da Finlândia.

Todo esse público acompanha os espetáculos nos espaços localizados em quatro pólos; nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda. Durante a mostra, o Circuito Patativa do Assaré vai levar apresentações itinerantes para outros 11 municípios. E, a partir do dia 21 de novembro, o Cariri chega em Fortaleza, onde ocorrem espetáculos para todos os públicos. Enquanto a mostra estiver no Cariri, as apresentações vão se concentrar em locais como o SESC Crato; o Centro Cultural Araripe; a Praça da Sé; o Teatro Municipal de Crato; o SENAC Crato; o Crato Tênis Clube; o Memorial Padre Cícero, o Largo do Memorial, a Praça Padre Cícero; a Praça Central de Barbalha; o Teatro Neroly; a Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau e o Teatro Violeta Arraes. Os artistas que participam da mostra, entretanto, também descem do palco, transformando o público em parte do espetáculo.

AC COMUNICAÇÃO


ELIZANGELA SANTOS (elizangelacariri@gmail.com)




Campus Juazeiro do Norte tem projeto de divulgação de Astronomia aprovado pelo MEC

O ano de 2009 foi proclamado na 62a Assembléia da ONU, como o Ano Internacional da Astronomia. No Brasil, como uma das ações para comemorar o evento, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) lançou dia 12 de agosto de 2009 um convite às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para aquisição de telescópios computadorizados. Na ocasião, as instituições interessadas enviaram projetos com planos de uso do telescópio.

No Ceará, os projetos de três campi foram aprovados; Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. No Campus Juazeiro do Norte os responsáveis pelo projeto aprovado foram os professores Wilami Teixeira da Cruz, Jefferson Queiroz Lima, Glauco Demóclito Tavares de Barros e Zelálber Gondim Guimarães,.

Como descrito no projeto apresentado pelos professores do campus Juazeiro do Norte, o telescópio deverá ser utilizado como ferramenta de divulgação de Física e Astronomia dentro da comunidade caririense. Como principais objetivos do projeto estão; a criação de um núcleo de divulgação de Física e Astronomia e a promoção de eventos relacionados a Física e Astronomia. Essas ações visam despertar na comunidade o interesse por ciências.

Os recursos para a aquisição do telescópio foram repassados pela SETEC e a administração do IFCE está providenciando a compra do equipamento, que deverá chegar aos campi em meados de dezembro.

“O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 400 anos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta é uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Está sendo dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais. ” (Trecho retirado da carta convite da SETEC.)

Enviado por Wilami Teixeira da Cruz


Campus Juazeiro do Norte do IF-CE tem projeto de divulgação de Astronomia aprovado pelo MEC

O ano de 2009 foi proclamado na 62a Assembléia da ONU, como o Ano Internacional da Astronomia. No Brasil, como uma das ações para comemorar o evento, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) lançou dia 12 de agosto de 2009 um convite às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para aquisição de telescópios computadorizados. Na ocasião, as instituições interessadas enviaram projetos com planos de uso do telescópio.

No Ceará, os projetos de três campi foram aprovados; Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. No Campus Juazeiro do Norte os responsáveis pelo projeto aprovado foram os professores Wilami Teixeira da Cruz, Jefferson Queiroz Lima, Glauco Demóclito Tavares de Barros e Zelálber Gondim Guimarães,.

Como descrito no projeto apresentado pelos professores do campus Juazeiro do Norte, o telescópio deverá ser utilizado como ferramenta de divulgação de Física e Astronomia dentro da comunidade caririense. Como principais objetivos do projeto estão; a criação de um núcleo de divulgação de Física e Astronomia e a promoção de eventos relacionados a Física e Astronomia. Essas ações visam despertar na comunidade o interesse por ciências.

Os recursos para a aquisição do telescópio foram repassados pela SETEC e a administração do IFCE está providenciando a compra do equipamento, que deverá chegar aos campi em meados de dezembro.

“O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 400 anos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta é uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Está sendo dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais. ” (Trecho retirado da carta convite da SETEC.)

Notícia enviada por Wilami Teixeira da Cruz

Campus Juazeiro do Norte

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ceará

Link para a notícia original: http://cariri.cefetce.br/


Valmir Martins de Morais

Estação Astronômica PieGise
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil






quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Aeroporto converge encruzilhada de vias

Flagamos há alguns dias mais um novo loteamento em Juazeiro, este localizado no Bairro Aeroporto à margem esquerda da Avenida Vírgilio Távora, poucos metros antes do cruzamento desta com a Avenida Manoel Coelho de Alencar. Além das dimensões do empreendimento chama as nossas atenções a abertura de nova avenida a partir deste ponto em direção a Via Férrea - sendo parte integrante do Anel Rodoviário ou Avenida de Contorno. Esta nova avenida permitirá quando integrada a Vila 3 Marias um rápido escoamento aos procedentes da Rodovia Padre Cícero. A urbanização da via férrea com vias de tráfego marginais em direção ao centro seria uma alternativa ao fluxo na estrangulada avenida Vírgilio Távora. Avaliamos como positivo conceber plano diretor com o planejamento de novas ruas e avenidas, permitindo a iniciativa privada projetar loteamentos com o conhecimento de vias a serem abertas. Mas também não podemos esperar que estas novas vias somente sejam concretizadas após o interesse destes. Para melhor exemplificar: entre a via férrea e vila 3 Marias há a varzéa do Rio Salgado que deve ser uma área de preservação permanente não podendo ser loteada, devendo o poder público abrir este trecho o mais breve possível. Mais uma vez lembramos que diante de uma encruzilhada de tantas vias, poderia surgir um excelente acesso ao município de Missão Velha.

domingo, 8 de novembro de 2009

Monitorização por Câmeras

Medidas adicionais devem ser adotadas conjuntamente com políticas de segurança pública, dentre elas a instalação de uma rede de monitoração por câmeras de vídeo em Juazeiro, que poderia ajudar a polícia, antes mesmo de ser acionada pela população, aumentando agilidade, proporcionando, também provas acima de quaisquer suspeitas. O sucesso de todo tipo de atividade profissional é baseado no ser humano, que com dignidade de salários, equipamentos, e demais condições de trabalho podem prestar serviços imensuráveis a população.

Rodoviária: um ano de tercerização

Em 28 de Outubro de 2008, ainda na administração municipal anterior a empresa SR Empreedimento ganhou a concessão para administrar o Terminal Rodoviário de Juazeiro do Norte, foi alegado na época problemas de insegurança, má higiene dos banheiros, e maior agilidade da inciativa privada para reparos imediatos. Pouco mais de um ano se passou e a rodoviária hoje encontra-se pouco diferente, além de exigir novos ônus para os usuários com o pagamento de taxas para uso dos sanitários e estacionamento. Carecemos de detalhes sobre esta operação, para podermos julgar benéfica ou maléfica. E assim opinar se esta medida poderia ser extendida a outros prédios públicos, como os mercados e açougues municipais.

Nova sede da Guanabara

A empresa de transporte rodoviário Expresso Guanabara, detentora da GB-EX (serviço de cargas e encomendas) e da empresa Via Metro, iniciou recentemente construção de sede própria em terreno de grandes dimensões próximo do Terminal Rodoviário de Juazeiro do Norte. A nova sede permitirá a empresa ampliar suas ações, como também dar mais qualidade aos seus serviços já implanatados na cidade e região. Diferente de projetos de gestores públicos, o meio privado investe de forma incisiva e cercado de garantias de suas consultorias, assim julgamos que a Guanabara acredita no nosso potencial e investirá para obter bons lucros, nos trazendo empregos, giro de capital, ocupação do nosso solo com princípios arquetetônicos e valorização imobiliária local. Falta só o retorno da mantas nos ônibus!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Exigências da Infraero

A infraero exigiu da municipalidade desistir de área adjascente ao aeroporto para a instalação do Projeto Social Minha Casa Minha Vida, que segundo o próprio prefeito: "o projeto deverá ser deslocado para outro local". Ao tomar conhecimento do Metrô do Cariri, nova exigência, desta vez para que seja instalada uma estação de trem no terminal de passageiros do nosso Aeroporto. Achamos exigências plausíveis e aprovamos a ambas. Gostariamos de sugerir um novo ramal ferroviário a partir da Vila Pedrinhas até o aeroporto e daí em diante sua continuidade através de túnel por baixo da pista de decolagem, extendendo-se pelo loteamento Califórnia, Brejo Seco, Betolândia, arredores da PIRC, Parque de Eventos Padre Cícero, Campus da UFC, Estrela (distrito de Barbalha) e finalmente ao centro da cidade na terra dos Verdes Canaviais. Gostaríamos de novas exigências, como: duplicação da avenida Virgilio Távora, e prolongamento da mesma do aeroporto até a cidade de Missão Velha.

Plano diretor para o Aeroporto

Três projetos distintos totalizam 50 milhõs em obras para o Aeroporto de Juazeiro: 1- Novo Terminal de Passageiros (semelhante ao de Santarém-PA), 2-Edificação de um Terminal de Cargas (já referimos necessidade de interligação deste com a Ferrovia Transnordestina), e 3- Reforço e ampliação da pista de pousos e decolagens. Mas, infelizmente, trâmites burocráticos como a não concluída transferência de todo o patrimônio do nosso sítio aeroportuário para posse da Infraero, dificultam ações imediatas, assim está previsto para o segundo semestre de 2010 o início das obras que resultaram nestas mudanças. A proposta de um Plano Diretor é essencial para o disciplinamento da ocupação do solo em terrenos adjascentes, sendo necessário desapropriações no seu entorno para acomodar estruturas correlatas.

Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra

O antigo PSIC foi devolvido a população juazerense com a reativação do serviço de emergência de acesso universal através do SUS. Com isso a população contará com duas emergências pediátricas em locais distintos. Bom se lembrarmos que o HRC, não terá serviços de pediatria, toco-ginecologia, e neonatologia. razão para a municipalidade priorizar estes serviços, uma vez que não terá para onde referenciar nas proximidades, e Fortaleza é distante, principalmente para resolução de casos de urgência e emergência.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Denominação de agências do BB

O Banco do Brasil promete apresentar nos próximos trinta dias projeto completo para a instalação de sua terceira agência em Juazeiro do Norte, com o nome de Padre Cícero, que consideramos uma justa homenagem, mas sem correlação com a geografia da nossa cidade. Afinal a agência será no bairro Pirajá, provavelmente na Av. Ailton Gomes. Melhor seria trocar o nome da agência central para fazer esta justa homenagem (que fica a poucos metros da praça Padre Cícero, no centro, que um dia também poderá se chamar Bairro padre Cícero, caso o centro da cidade seja transferido para outro local, ficando este local com características turísticas, culturais, e tradicionais).

Novo Corpo de Bombeiros

Com o projeto de ampliaçao do Romeirão a atual sede do Corpo de Bombeiros deverá ser transferida e edificada em outro local. Com isso precisamos planejar e encontrar um local acessível, estratégico e projetar sede capaz de abrigar com conforto e segurança estes soldados heróis. O Corpo de Bombeiros precisa aproveitar este momento e sair fortalecido, não podendo aceitar puxadinhos, com promessas de dias melhores.

Ampliação do Romeirão

Após considerável período de silêncio a municipalidade local abre as portas do Memorial Padre Cícero para apresentar pré-lançamento do projeto de ampliação do nosso estádio municipal. Expeculam nova capacidade para 20 mil expectadores, 18 novas cabines de rádio e tv, e nova entrada pela Rua das Flores com expansão exigindo a ocupação das atuais sedes da Guarda Municipal, Demutran, Escola Municipal João Alencar e Corpo de Bombeiros. Há uma previsão de gastos em torno de 24 milhões de reais, mas o dinheiro ainda não está garantido, pretendem obtê-lo através de emendas parlamentares, recursos do estado e união.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Nova delegacia velhos problemas

Hoje às 19 horas será inagurada com nova sede em Juazeiro do Norte a 20ª Delegacia Regional de polícia Civil de Juazeiro do Norte no cruzamento das Av. Castelo Branco e Rua das Flores - um prédio muito bonito, muito vistoso - no entanto é a única delegacia da cidade com jurisdição adicional aos municipios de Caririaçu, Granjeiro, Barbalha e Jardim. Os recursos humanos são considerados escassos, real motivo pelo qual inquéritos policiais não andam. A aparelhagem é deficitária desde os veículos sucateados até aparelhos de informática. O valor gasto nesta bela delegacia daria pra construir em torno de três prédios mais simples: número que julgamos o mínimo necessário para nossa cidade, também considerando que cada uma dita coberta deveria ter sua própria delegacia. Portanto, concluímos que o modelo centralizado deveria ser abolido, e unidades simples, mais próximas da população devem ser criadas, além de centros especializados (narcóticos, defraudações, homicídios, etc...). Descentralização e profissionais efetivos devem substituir festas e bandas de música para a Delegacia Regional.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ramal pra Missão Velha

Por conta de grande prestígio e influência política do Padre Cícero a via férrea que originalmente se seguiria a partir de Missão Velha em direção ao Estado do Pernambuco sofreu um desvio para Juazeiro e posteriormente para Crato. Vários anos se passaram e com a retomada de grandes projetos ferroviários, como a Ferrovia Transnordestina, um novo desenho foi projetado ficando Juazeiro do Norte sem políticos influentes de fora deste novo traçado. Como consequência teremos em breve um ramal entre Missão Velha e Juazeiro com trilhos antigos em bitola métrica incompatíveis com o restante da malha que contará com bitola larga e diferente. Se nada for feito este ramal poderá deixar de existir assim como o ramal entre Juazeiro e Barbalha. Uma solução viável é seu uso para o transporte de passageiros de modo a beneficiar Pedrinhas, Sabiá, Grossos, Arraial, dentre outras localidades intermediárias até Missão Velha. Futuramente, quem sabe, o trecho seja reformado e adaptado para continuar fazendo parte da mesma malha ferroviária como um ramal importante da RMC.

Ramal para Barbalha

Inicialmente fora prometido o trecho Crato-Juazeiro, e foi estabelecido que num segundo momento seria implementado o ramal para Barbalha. Não sabemos se existe projeto, mas para quem não sabe anteriormente este acesso por via férrea se dava em grande parte pelo leito da atual avenida Ailton Gomes. Avaliações criteriosas poderiam fazer parte de estudo prévio sobre a viabilidade de outros itinerários, e um projeto definitivo poderia ser apresentado para a direção do Metrofor, para que possa ser aprovado e executado. Este projeto já existe? Se não, quem deve correr atrás?

Estação Fátima

Esta estação localizada no início da Av. Vírgilio Távora mais precisamente no seu cruzamento com a via férrea irá fortalecer a vocação daquela importante área de confluência, com destaque para seu centro comercial em torno do mercado do Bairro pio XII. Futuramente esperamos que esta área seja dotada de mais serviços atraídos pela facilidade do transporte ferrroviário.

Estação Pedrinhas

Grande esforço foi feito, mas não foi o suficiente para que o Metrô do Cariri se extende-se nesta primeira etapa até a vila Pedrinhas. Este lugarejo cortado pela via férrea sofreu nos últimos anos ocupação populacional rápida constituindo-se conjuntamente com o bairro Aeroporto na mais nova fronteira do povoamento de nossa cidade. Por conta da ocupação recente e rápida ainda carece de muitas melhorias em sua infraestrutura e uma estação de trem, poderia tornar esta vila num importante ponto de convergência de todas as arredondezas, fazendo do local uma área propicia para um novo centro comercial, que poderia ser impulsionado com um novo mercado público e um pátio para feiras livres.

Estação Franciscanos

Edificada ao lado da tradicional estação de trem de Juazeiro do Norte, que está prestes a se tornar um centro cultural, terá um grande significado por poder mostrar o novo ao lado do antigo. Para tanto esperamos contar com a restauração da nossa antiga estação, melhorando nosso acervo arquitetônico. No bairro do Recife, na capital pernambucana, temos um museu ferroviário com acesso direto para a nova estação de metrô com o mesmo nome, aqui também poderemos ter uma versão parecida. Ainda devemos registrar o interesse municipal em não adaptar a antiga estação conservando seus traços originais. Arcando com o ônus da construção do novo prédio.

Estação Teatro

A estação defronte ao Teatro Marquise Branca é um importante ponto de interseção entre o transporte ferroviário e as principais linhas de ônibus da cidade e região. Sua adaptação e missão em integrar estes dois meios de transporte é essencial para o sucesso deste projeto e esboço para a criação do Sistema Metropolitano de Transportes Coletivos.

Estação São Pedro

Consta no projeto inicial a edificação de uma estação de trem no cruzamento da via férrea com a nossa rua mais importante, a Rua São Pedro, até agora não visualizamos nenhuma movimentação neste sentido. Achamos que possivelmente atrasos possam ocorrer pela necessidade de desapropriações, uma vez que é impossível a obstrução do tráfego de veículos para tal propósito na Avenida Carlos Cruz.

Estação Antonio Vieira

O trajeto da via férrea ao longo do bairro Antonio Vieira é marcado por processos de erosão que sofreram processos de drenagem locais, mais precisamente nas mediações da estação de trem do bairro. Esta estação vai proporcionar a construção de um forte elo com outras partes da cidade visto tratar-se de um bairro populoso e com necessidades de maior integração.

Metrô do Cariri

Obra prevista para ser inaugurada em 24 de novembro segue em sua reta final com uma pressa que deveria ter acontecido desde o momento inicial. O projeto inicial consta de 9 estações: 04 em Crato (Crato, Padre Cícero, Muriti, São José) e 05 em Juazeiro (Antonio Vieira, Teatro, São Pedro, Franciscanos, e Fátima). Há ainda muito espaço ocioso entre as duas cidades sendo o aumento da densidade populacional determinante para a edificação de novas estações.

domingo, 1 de novembro de 2009

Ferrovia Transnordestina

A ferrovia transnordestina trata-se de um arrojado projeto estruturante no interior nordestino. É sabido que com a globalização bens de consumo podem ser produzidos em qualquer lugar do planeta e necessitam de infraestrutura necessária para seu escoamento de forma ágio e econômica. A navegação marítima e o transporte ferroviário são duas formas baratas e competitivas capazes de envolver grandes quantidades. Neste contexto a Região Metropolitana do Cariri(RMC) poderá ser um grande centro produtor e estará diretamente ligada aos portos do Pecém-CE e Suape-PE, além de potenciais ligações futuras com a Ferrovia Norte-Sul e outros que nos integrem com outras regiões economicamente importantes. Achamos que a Ferrovia Transnordestina passa muito próximo de Juazeiro do Norte e precisa ser destacada como uma fronteira de nosso desenvolvimento. A interligação entre os meios de transporte existentes e não existentes deve ocorrer, destacando a via área (defendemos um ramal da Transnordestina até o Aeroporto Regional do Cariri que poderá contar futuramente com um Terminal de Cargas) e rodoviária por acesso direto entre as cidades de Missão Velha e Juazeiro do Norte. Sua concretização também poderá viabilizar um centro logístico capaz de distribuir insumos e produção local para um grande raio de consumidores.

Infraestrutura Ferroviária no Cariri

Duas importantes obras ferroviárias estão em andamento em nossa Região Metropolitana: A Ferrovia Transnordestina com destaque para Missão Velha e o Metrô do Cariri constituído de linha singela entre os municípios de Crato e Juazeiro. São meios de transporte de carga e passageiros, respectivamente. Faremos a seguir uma série de postagens sobre o assunto promovendo o debate sobre o tema.