segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sobral x Juazeiro

A princesinha do Norte é prepotente, em sites oficiais somamos informações contestáveis que merecem ser debatidos afim de fornecer subsídios para o meio empresarial que deseja investir com segurança em local de retorno certo. Sobral recebe ajudas generosas e desproporcionais do governo do estado, detém força política incontestável: único fato relevante de maior destaque que Juazeiro. Sobral concedeu benefícios fiscais para grandes empresas que empregam grande parte da população com qualificação mínima e salários baixos gerando muitas riquezas e PIB elevado, sendo que a grande fatia é remetida para as sedes destas empresas fora do estado, portanto grande parte da riqueza gerada não é injetada em seu comércio bem menor que o de Juazeiro. Por outro lado a perseguição a Juazeiro determinou, salvo raras exceções, a falta de colonização pelas indústrias sobre rodas, que ao findarem as vantagens mudam-se de cidade e estado deixando levas de desempregados: o resultado foi o surgimento de grupos locais fortes e competitivos nos mais diversos setores, desde bebidas, passando pelo pólo calçadista, setor de jóias e semi-jóias, até a indústria do turismo. As consequências já são sentidas na elevação do PIB de Juazeiro e a diminuição do PIB de Sobral. Atualmente grupos se instalam em Juazeiro, onde o forte é o setor terciário: comercio e serviços, e podemos afirmar ser a cidade mais populosa, com maior concentração de cursos universitários, maior valorização imobiliária, detém aeroporto recordista em número de passageiros, possui duas emissoras de televisão, tem um Shopping Center em processo de expansão para se tornar o maior do interior nordestino e outro em projeto, tem projetos de construção cívil estando em construção o segundo maior edifício do estado, empresas estão dispostas a pagarem milhões para se instalarem em Juazeiro- a exemplo do Atacadão, que adquiriu imóvel para edificação de sua sede no valor de 5,2 milhões de reais. Como não se basta-se Juazeiro tem ainda uma economia informal forte através de artesãos e comércio popular, que não fazem parte do cálculo do PIB, e determinam sempre boas surpresas nos estudos dos que aqui se instalam superando suas expectativas iniciais, foi assim com as Lojas Americanas (com duas lojas instaladas) e o Atacadão. Assim sendo temos a dizer aos que desejam investir em Sobral: peçam terreno, benefícios fiscais, calculem o tempo de governo restante dos Ferreira Gomes e planejem tirar seus lucros a curto prazo. Depois se quiserem venham para Juazeiro e o Padre Cícero abençoará a todos que tem fé e trabalham. Observação final: Sobral não têm aeroporto com vôos comercias, não têm Shopping Center, falam em instalar algum dia uma emissora de televisão (provavelmente aguardam incentivos do governo do estado),e não têm lojas de grupos nacionais e internacionais. Têm uma indústria de calçados em decadência e uma fábrica de cimento poluindo a cidade.

25 comentários:

  1. O que muitos não sabem, é que Sobral arrecada muito imposto, o governo só está dando a Sobral o que lhe é de direito, e apesar de não ser uma cidade muito grande, tem um intenso movimento urbano. Só para se ter uma idéia, o ICMS de Sobral, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é muito maior do que o ICMS do triangulo CRAJUBAR, Crato, Juazeiro e Barbalha juntos, praticamente o dobro, ou seja, o ICMS de Sobral é maior do que toda a região metropolitana do Cariri. E lá também terá um trem urbano,hospital regional
    Portanto critica de pessoas que não conhecem a realidade como você.
    Sobral não tem o título de princesa a toa nao amigo, é uma cidade histórica com quase todo o seu centro tombado, é uma cidade muito agradável com ruas largas e infraestrutura mais do que necessária pra continuar crescendo, aliás é a cidade do interior que mais cresce.A Grendene tem sua sede nacional aqui com 7 fábricas trabalhando com 23 mil funionários 24 horas por dia , sete dias por semana e ainda em expansão, e a Votorantim também so traz tecnologia e desenvolvimento a cidade. Isso sem contar as inúmeras outras industrias do município.
    Ja tive oportunidade de estar em Juazeiro. A cidade se fundamenta nos preceitos arcaicos deixados pelo coronelismo do padre Cícero, com um atraso secular.
    Bom meu amigo se quiser continuar postando mais sobre o assunto, pesquise antes o que realmente acontece hoje no cenário cearense e fuja desse mundinho chamado cariri.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma coisa:

    A Universidade Estaduual Vale do Acaraú- UVA é a maior e mais antiga instituição de ensino superior do interior cearense, seus cursos de graduação sao em número suuperior aos da urca e diferente de juazeiro que disputa o "título" de cidadezinha grande por aí,como a bela Crato aí do lado e Barbalha além de outras, Sobral não tem nenhuma cidade grande para competir, a sede da UVA se concentra unicamente aqui com seus 12 mil estudantes além da Universidade Federal do Ceará, IFC recentemente inaugurado pelo presidente LULA pessoalmente aqui, além de tantas outras universidades privadas que funcionam aqui, portanto como disse pesquise antes e reveja o que disse.

    ResponderExcluir
  3. Algumas das informações do sr.Luis Fernando são antigas e contestáveis. O wikipédia, importante fonte de pesquisa desmente estas afirmações. Mantenho palavras: a fábrica de cimento polui, não tem Shopping, não tem aeroporto com vôos comerciais, não tem TV instalada, e o lucro das industrias são remetidos para matrizes fora do estado, sendo o setor terciário ( comercio) acanhado.

    ResponderExcluir
  4. Aula de economia para o Sr. Luis Fernando: denomina-se PIB a soma de todas as riquezas de um local. PIB de Juazeiro: 1.098.232 mil, PIB de Crato: 500.444 mil, PIB de Barbalha: 204.980 mil. PIB de Sobral: 1.442.960 mil. Aula de matemática para o Sr. Luis Fernando: soma do PIB Crajubar: 1.803.656, PIB de Sobral 1.442.960. Comentário: se o senhor continuar insistindo nas suas afirmações vou concluir que a educação de Sobral vai mal, e não consegue ensinar aos seus cidadãos a tabuada de somar.

    ResponderExcluir
  5. considero a UVa uma fábrica de diplomas, chegamos em vários locais e dizem: não aceitamos graduados na UVA

    ResponderExcluir
  6. Bom ter da sua pessoa a informação que Sobral não tem cidade grande para competir. Aqui nós temos cidades grandes para somar-se ao nosso crescimento, cornubação, coisa que ai não tem. Portanto não tem sentido a criação de uma região metropolitana, se for criada será só politicagem barata.

    ResponderExcluir
  7. Sobral é quente, tem um calor desumano, não consigo ver nada agradavel nisso. Quando fomos ai, fomos pra Meruoca, pra fugir do calor escaldante, lá sim é legal!

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, como disse sua fonte ainda carece de pesquisas confiáveis...
    Nossa Universidade hoje é a mais conceituada e antiga do interior cearense e concentra suas atividades no município de Sobral com seus 6 campi espalhados pela cidade tornando Sobral uma cidade universitária,socialmente desenvolvida com requintes de metrópole diferente do que acontece por aí onde todos os cursos da URCA são divididos entre várias cidades carecendo sua infraestrutura.
    Sobre o PIB meu amigo, a riqueza aqui deixada pelas industrias desenvolve economicamente a cidade e é a cidade do Ceará que junto com fortaleza está na lista das que mais geram empregos formais no Brasil. Veja: eu disse que o icms que é essa riqueza do município que é maior que a do triangulo Crajubar.
    Contamos com uma das melhores em educação no Brasil com 98% de taxa de alfabetização.
    Portanto pesquise e confirme o que diz...
    Talvez queira dar uma olhada nesse link da prefeitura de Sobral e acompanhar ao vivo o que se passa na cidade pelas cameras espalhadas pela cidade.
    http://www.sobral.ce.gov.br/comunicacao/novo2/index.php

    ResponderExcluir
  9. O município vendeu para o mercado externo US$ 20,5 milhões no mês de agosto de 2009, contra US$ 9,6 milhões de janeiro de 2008. Diferente de outras localidades cearenses, as importações retrocederam em 15,7%.
    A nova performance de Sobral é justificada pelo empenho da Prefeitura em oferecer condições para que as empresas do município possam ter melhor desempenho, a partir dos incentivos ficais que são oferecidos como atrativos para a instalação e expansão de projetos, que possam concorrer com o aumento significativo da produção, do número de empregos e elevação das receitas, aspectos que colocam Sobral em posição de destaque como principal centro econômico do interior do Ceará. Também justificado o atrativo pela proximidade dos portos de Camocim e do Pecém e da malha rodoviaria que esta sendo aumentada, visto que a malha ferroviaria que corta a cidade esta sendo reformulada para a implantação do Metrô de Sobral, diferente do trem do cariri que liga apenas as cidades de crato e juazeiro, o Metrô de Sobral vai funcionar dentro da cidade no transporte de passageiros em duas linhas.Será incrementado com o projeto futuro do trem que ligara esse sistema a Fortaleza.

    ResponderExcluir
  10. Nunca nos referimos a ICMS, reconhecemos que Sobral tem mais ICMS, mas afirmamos que grande parte dos lucros é remetida para matrizes de empresas fora do estado. A riqueza criada sustenta chimarrão e churrasco para os gaúchos em Farropilha-RS. Sobre o Trem daí, uma cidade de 180 mil habitantes com um investimento com valores em dobro ao aplicado aqui, isso se deve aos Ferreira Gomes, façam uma estatua de ouro pra eles, pois qdo vcs perderem a força política, vão arruimar. A UVA adentrou pelo resto do estado de forma mercenaria perdendo seus antigos conceitos e prestigio. Nosso Blog se direcia para Juazeiro e Região, muitos adoram o que publico, razão para manter linha editorial. Cria um blog e faz seus comentários que não tomaremso nem conhecimento. Já que vc se mostra um desocupado vai criticar a Veja, esse veículo de dimensão nacional não anda falando bem daí.

    ResponderExcluir
  11. Se quiser fazer mais comentários: diga-nos quantos canais de TV sobral tem(juazeiro tem 2)? qtos shopping's( aqui 01 em expansão, e outro em construção)? qtos vôos( aqui 4 diarios)? qtas empresas aereas( aqui 2)? qtas lojas de redes nacionais e internacionais( Atacadão - carrefour, e 02 americanas)? qtos cursos superiores( aqui 50 cursos de graduação, sem contar crato e barbalha, lógico)?

    ResponderExcluir
  12. Tem mais: a Fábrica de cimento, polui ou não polui?

    ResponderExcluir
  13. cara esa briga é ridicula, vc questiona coisas q nao tem nanda a ver. o fato é q as cidades sao completamente diferentes. sao de regiões diferentes e culturas diferentes.so q nao cabe a os ficarmos brigando pelo melhor. sao duas cidades de medio porte e bem estruturadas.

    ResponderExcluir
  14. O QUE FAZ UAM CIDADE SER DESENVOLVIDA É A SUA FORÇA POLITICA E ECONOMICA, ACEITA AS CRITICAS E APRENDA A CRESCER COM ELAS, VC FALA DE SOBRAL DE UMA MANEIRA PEJORATIVA E NAO SE CONFORMA COM UMA CIDADE MENOR Q A DE VCS SER MAIS DESENVOLVIDA. SOBRAL ESTÁ A MENOS DE 4 HORAS DE FORTALZA E JUAZ? É MAIS Q JUSTO UM AEROPORTO PRA QUEM ESTÁ NO CENTRO DAS BRENHAS.

    ResponderExcluir
  15. Sou de Fortaleza e moro em Sobral devido a faculdade na UFC, esse texto é totalmente distorcido, o PIB da cidade de Sobral não está diminuindo, agora chegou uma Mineradora de Ferro da China, e está em construção o maior Hospital do interior do Estado, lembro bem que o SAMU (192 Emergência) chegou bem antes a Sobral que Juazeiro, visitei o Cariri Shopping, não existe UMA LOJA no Cariri Shopping que não tenha em Sobral, só não estão reunidas em 1 local só, aliás o Cariri Shopping fecha mais loja do que abre, tinha várias fechadas quando fui, e bem me lembro o Bebelu se instalou aq primeiro, e relutou muito até abrir uma loja em Juazeiro pelo perfil economico da cidade, aq tem uma Renda Percapita bem maior, O campus da UFC é bem maior e mais estruturado, a UVA é enorme ao contrário da URCA que morre a cada dia sem estrutura, aq tem Farias Brito e colégio afiliado ao Ari de Sá, já Juaziero..., Em Sobral tb possui Lojas Americanas, e aq tem a única loja da Todeschini no interior do Ceará, loja de móveis projetados que presta serviço a TV Globo, quanto a emissora de TV, realmente a TV Sobral ainda está sendo elaborada, mas será filial da Globo e INDEPENDENTE, não será ligada a TV Verdes Mares, tendo programação própria, e não um bloco como a ficticia TV Cariri(Não mudou nada, continua sendo TVM), que por sinal tem um sinal horrivel e um estúdio vagabundo onde se pode ouvir até o som do ar condicionado no pequeno bloco inserido no CETV. Quanto a agressão aos Ferreira Gomes, acho que a muito tempo nenhum governador fez tanto por Juazeiro como Cid, hospital, centro de convensões, abastecimento de frutas, etc... acho q vc foi injusto, deve ser despeito pq a muito tempo não surge nenhuma liderança politica no Cairi, somente deputados corruptos como o que é proprietário da TV Verdes Vales que usa torre pública para transmitir aquela tv tb vagabunda e amadora. Parabéns pelo aeroporto, realmente aq não tem, somente um de pequeno porte, mas a proximidade de Fortaleza nos desfavorece, já que tempo de voo entre Fortaleza e Sobral é em média 15 minutos, para voos comerciais levantar e pousar em cidades nesta distância não é viavel financeiramente. O que Juazeiro precisa é um choque cultural, educacional, sem falar que você cita a Votorantim, lembre-se q está em Barbalha a Nissau, bem menor e muito inferior a Votorantim que possui uma industria gigantesca em Sobral, a Grendene mudou-se pra Sobral desde de 2000, sendo a sede da fábrica aq, e administrativa no RS. Já a que tinha ou tem em Juazeiro realmente pode ir embora a qualquer hora, ao contrário daqui. Agora você dizer que a Grendene maior fábrica de calçados da América Latina está em decadência, putz, precisa realmente um choque educacional em Juazeiro, vejo que o pib menor que Sobral está afetando a inteligência, basta ir a Fortaleza e perguntar a qualquer pessoa, quem você acha mais rico, Sobral ou Juazeiro, todos vâo dizer Sobral, a maioria conhece o Cariri como terra de romeiro. Então desculpa por Sobral encomodar tanto o Cariri, basta vocês crescerem e mostrarem resultados, como Senador dai, já que a Senadora é daqui, um governador dai, e um PIB maior que de Sobral, uma renda percapita diferente do padrão nordestino, enquanto isso não ocorre santa pasciencia, não venha discutir sem resultados concretos, só com o que você acha que um dia irá ocorrer!

    ResponderExcluir
  16. DOUGLAS VC TEM RZAO! AS PESSOAS COFUNDEM NUMERO POPULACIONAL COM DESENVOLVIMENTO. SOBRAL É MENOR MAS ESTAÁ ANOS LUZ NA FRENTE DE JUAZEIRO, QUANTO AOS PREDIOS TORRES, AQUI NAO TEM PQ A CIDADE É TOMBADA E ESTA NO VALE DO ACARAÚ. e a uva é a primeira universidade do interior do nordeste, ligada a dom jose que ao contrario do padre cicero nao foi um sorro do sertao.

    ResponderExcluir
  17. Gente sou de Sobral e moro em Juazeiro. São Duas cidades maravilhosas. Agora vou ser bem sincera, em Sobral existe pessoas maravilhosas, aqui em Juazeiro, onde trabalhei só encontrei pessoas maldosas, que só pq não era da cidade tentam puxar o tapete dos que vem de fora. Na realidade se acham melhor que os outros. Tb encontrei pessoas maravilhosas e acolhedoras. Ai Sobral Saudades de ti...

    ResponderExcluir
  18. sou de Quixadá e moro em Sobral. Aqui encontrei o perfil de cidade desenvolvimentista que sonho um dia encontrar na minha cidade natal! as políticas públicas desenvolvidas em Sobral são motivo de orgulho para todos, até paraos que não nasceram aqui;a educação é premiada,de qualidade e frequentemente reconhecida, seja em concursos vestibulares ou demais concursos escolares nacionais e regionais;asaúde é muito bem organizada, tendo como suporte maior a Santa Casa de Misericórdia de Sobral,instituição que há 85 anos se dedica a cuidar e a ensinar, brevemente somará ao Hospital Regional de Sobral, o maior do interior do Nordeste! temos diversos programas de residência médica,como a de Anestesiologia, a1ª instalada no interior do estado,clínica, cirurgia,GO, pediatria,medicina de família e comunidade,psiquiatria,e dentro de pouco tempo serão instaladas as residências em Urgência e Emergência e em Medicina Interna.temos uma Faculdade de medicina de qualidade,sediada em um umprédio próprio,totalmente preparado para o ensino e que abriga uma infinitude de pesquisas, que serão apresentadas até no exterior. Com relação à economia,está garantida a construção de um grande shopping center aqui, com várias lojas-âncoras,cinema 3D,torres comerciais, torre hoteleira, amplo estacionamento etc; a rede Habib's já confirmou que atéo final do ano construirá uma franquia em Sobral; o Pinheiro Supermercado anunciou que construirá um segundo supermercado na cidade; o Extra prepara-se para logo logo chegar a cidade;as Lojas Americanas jáchegaram com uma loja bonita,espaçosa e que contempla o arrojo da arquitetura antiga da cidade; a Mitsubish Motors recentemente inaugurou sua concessionária aqui;O aeroporto de Sobral está passando por melhorias e deverá abrir voos diários; o projeto do metrô de Sobral já está em andamento; a urbanização da margem direita do rio acaraú reforçará a beleza da cidade...enfim, eu não quero dizer que Sobral é melhor que Juazeiro ou vice-versa, mas aqui encontramos uma cidade bem cuidada, planejada, com perspactivas de crescimento, com ares de metrópole, cujo clima não afasta quem realmente quer estar aqui para crescer como cidadão e como profissional ou estudante.

    ResponderExcluir
  19. olha gente não quero causar polêmica,mais vou dizer alguns fatos que favoreçem minha cidade juazeiro do norte!Olha sobral pode até ter o maior pib do interior do estado com 1,5 bilhão de reais mais esse pib sera ultrapassado logo logo por juazeiro do norte que possui um pib de 1,1 bilhão pois juazeiro tem o maior desenvolvimento em comércio no interior do estado pois juazeiro do norte possui lojas americanas,atacadão(que sobral não tem),um shopping em expansão que será o maior do interior do nordeste com mais de 40 mil metros quadrados,e em breve teremos outro que sera um edificio com mais de 7 andares chamado shopping juazeiro,temos tambem o grupo walmart que ira trazer o hiper bom preço que ate o final do ano ja estara instalado na cidade,sem falar em outras lojas do ceará como a zenir que possuimos 2,rabelo 2,maia,insinuante(no brasil inteiro),shopping eletro,possuimos a segunda maior filial do banco do nordeste do estado com 8 andares,e outros edificios ja construidos e que estão sendo concluidos como o mirante da lagoa com 26 andares o segundo maior do estado coisa que na cidade de sobral não possui,pois pode-se dizer que seu processo de verticalização anda muito,muito lento com apenas dois edificios de 12 andares!E além disso juazeiro possui outros projetos de edificios e sem falar que juazeiro em 2011 é que ainda irá completar 100 anos ainda,e já pode-se dizer que é a maior do inteirior do ceará e a segunda maior do estado,onde sobral ja possui 238 anos e ainda não exerce a importância que juazeiro tem!possuimos 249,829 habitantes e a cada ano crescemos mais e mais tanto em população como economicamente deixando algumas cidades para tras com enorme desenvolvimento que juazeiro do norte conquista!!lebrando que juazeiro cresce com suas proprias forças e não apenas com investimento de governo do estado!

    ResponderExcluir
  20. Juazeiro é a cidade que mais cresce no Ceará, e isso nem se descute.

    ResponderExcluir
  21. Olá colegas,li os seus comentários.Eu acho o seguinte, como sobralense que sou mas residindo em juazeiro,todos os anos vou a minha querida princesinha do norte visitar familiares,esta discussão não leva a nada,não adianta nós ficar-mos dando uma de professor,economista enfim.quem ler e estuda sabe muito bem a realidade.o que devemos é nos juntar e pedir cada vêz mais melhorias para as duas cidades e para o estado.Vamos acabar com esta rivalidade,pois isto não é coisa de pessoa inteligente,cresça aquela que tiver mais capacidade e pessoas que administre com interesse de ajudar a sua população, e é isto que desejo para Juazeiro pois ultimamente a cidade vem sofrendo com adminitrações ruins e esta situação Sobral já passou,portanto estas situações é um atraso para a cidade.

    ResponderExcluir
  22. minha gente, parem de fzer comentarios sem noçao, vao lá no wikipedia e pesquisem, juazeiro é a cidade que mais se desenvolveu no interior do nordeste em 2009, em 2008 ficou atras de campina grande e só.. quem quiser é só dar uma voltinha nas duas cidades e ver que nao tem comparaçao..vejam o ibge juazeiro cresceu mais que sobral, quem precisa de incentivo é quem tem menor porte (sobral) nós nunca precisamos de governadores.. hospital, estradas é obrigaçao, e diga-se de passagem tinha q ser o dobro de sobral..em suma, devemos comparar juazeiro com caruaru, petrolina, campina grande,imperatriz...sobral é terceiro escalao, agente compara com arapiraca, crato, picos kkkkk, etc...abraço

    ResponderExcluir
  23. pronto, sobralenses, tai o q vcs queriam, o pib de juazeiro é maior q o de vcs, vejam no google e diario do nordeste de 11/12;2010 e o q é pior, juazeiro cresceu 157 por cento e sobral quase nada

    ResponderExcluir
  24. Há alguns dias atrás aconteceu o que já se esperava há muito tempo. Juazeiro ultrapassou o PIB, não só de Sobral, mas o de Caucaia também. Agora só falta o de Maracanaú para encostar em Fortaleza.
    Sobral teve foi redução do PIB.

    ResponderExcluir
  25. Em Sobral há uma lei que proíbe a construção de edifícios acima de 15 andares. Sou de Campina Grande, mas resido em Fortaleza onde trabalho como consultor de empresas na Wasgington Luís. Gente, Sobral e Juazeiro são duas belas cidades. No entanto, uma informação pra esquentar o debate: Sobral está recebendo até 2012, 1,2 bilhão em investimentos privados: dois grandes shoppings, uma montadora e um grande investimento imobiliário. O Atacadão Carrefour acertou a aquisição de um terreno pra construção de sua unidade em Sobral, com 30 mil metros quadrados. Rabelo, Macavi e Zenir abrirão a terceira unidade de suas lojas em Sobral. As Americanas abrirão sua segunda unidade em Sobral. Casas Bahia tambem inaugura sua loja em Sobral no mês de dezembro. Mas o mais importante: Sobral será sede da Faculdade do Petróleo - por que, não sei. Uma faculdade dessa atrai muito, mas muito dinheiro para qualquer cidade. Juazeiro tambem terá grandes investimentos, mas com o desenrolar da situação e nos cáculos do BHC, Sobral terá seu PIB triplicado nos próximos 2 anos. Ah, pra finalizar, o Financial Times classifica a cearense Sobral como uma das 10 cidades médias das Américas com a melhor relação custo-benefício para investidores estrangeiros. A MAXBus já acertou a instalação de uma montadora de onibus lá. A rede de Hotel Thuli Pinn também vai pra lá. Enquanto o prefeito de Sobral viaja acertando contratos, Santana fica dançando forró... Quanto a queda do PIB de Sobral em 2008, deveu-se ao fato de suas industrias principais terem perdidos exportaçãoes durante a crise mundial daquele ano, que perdurou até metade de 2009. Hoje, nós estimamos um PIB em Sobral próximo a 2 bilhões. Quem quiser nossos dados com intensa pesquisa sobre as cidades ( Sobral, Juazeiro, Maracanaú e Fortaleza), posso deixar o e-mail no próximo comentário, caso o moderador permita

    ResponderExcluir