sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mensagem natalina Juanews


O Juanews - Blog de comentários sobre o cotidiano de Juazeiro do Norte - deseja a todos os seus colaboradores e leitores os mais sinceros votos de paz, saúde, felicidades e prosperidade! Entraremos em recesso de publicação de nossas postagens (mantendo uma média mensal de 01 postagem/dia), mas não vamos parar nossa redação de modo a retornarmos em 2.010 sempre fiéis ao nosso verdadeiro e único propósito: fornecer subsídios para as mais diversas ações empreendedoras, quer no setor público, quer no setor privado. Não possuímos patrocinadores, pois sempre os anunciantes podem influenciar as matérias, promovendo mudanças tendenciosas de modo a valorizar nomes e marcas. Temos colaboradores sem interesse político e apenas voltados em contribuir com a cidade e vê-la crescer com qualidade e dignidade. Ás vezes, elogiamos e criticamos as mesmas instituições, abominando críticas pessoais, numa prova de imparcialidade total. Feliz Natal, próspero 2.100! E até o próximo ano...

Balanço 2.009 - Setor Público


Empresários audaciosos investem e tomam iniciativas inerentes ao setor público, foi assim com o Atacadão que fez uma obra de drenagem de águas pluviais numa extensão de 1.500 metros, obrigação da municipalidade. Outros aguardam melhorias na infraestrutura para planejar sua implantação, o quê, por exemplo foi retratado pela empresa aérea TAM sobre as condições do nosso aeroporto. Esta sendo aguardado iniciativas do setor público que contemplem os anseios da sociedade ávida por melhorias através do incremento da economia gerando empregos e riquezas. São grandes necessidades que devem está na lista de prioridades: gasoduto barateando matriz energética, logística ferroviária e aeroportuária, evolução no transporte coletivo, avanços na saúde pública, aumento da oferta de recursos hídricos. Os bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa) estão com os planos de expansão com a abertura de novas agências em atraso. Algumas vitórias podem ser comemoradas: consolidação do pólo universitário, desenvolvimento do ensino tecnológico, esboço de organização do sistema de segurança pública, eliminação parcial de moradores em área de risco, urbanização. O maior problema é a infraestrutura de responsabilidade governamental que nem de longe acompanha com a mesma voracidade dos empreendedores da iniciativa privada.



Balanço 2.009 - Setor Privado

Juazeiro do Norte se diferencia da maioria dos municípios cearenses por não ser contemplado pelos mesmos incentivos fiscais concedidos a outras cidades para a atração de empresas, felizmente chama a atenção de grupos nacionais e internacionais ansiosos e dispostos a investir. Assim recebemos um incremento enorme em 2.009 no setor privado, destacamos: Atacadão, 5 vôos diários, Jacaúna, GD7 Distribuidora, Mega Zenir, Dellano, Todeschini, corrida imobiliária para verticalização, loteamentos, condomínios horizontais e salas em centros empresariais, TV Verdes Mares Cariri, Itaú, novo campus da Faculdade Leão Sampaio, dentre outros. É muito se considerarmos que o mundo globalizado viveu um ano de resseção econômica mundial. Já temos outras promessas para 2.010, como a Braspress (empresa de transporte de encomendas atraída pelo pólo calçadista), expansão do Cariri Shopping, lançamento do Juazeiro shopping, Bom Sinal no Bairro Pedrinhas, Dansul no Bairro Planalto, chances da Farmace se instalar, perspectivas de uma loja no formato de hipermercado, franquias como Bob's e Mc Donald's têm intensões de se instalar em Juazeiro em breve. Sabemos do fluxo de executivos para avaliações preliminares, outros em fases de projetos avançados, e um terceiro grupo executando instalaçoes em nossa cidade. A todos que impulsionam o desenvolvimento local desejamos garra e otimismo para podermos arrastar o setor público na mesma velocidade, fazendo a pressão necessária para a alocação de investimentos estruturais vitais e imprecindíveis.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Privatização poderá criar monopólio

Foi publicado no Diário oficial do estado lei que permite desde parcerias até concessões parcias e totais para a iniciativa privada operar no Metrô do Cariri - obra recém inaugurada, muito badalada, mas funcionar que é bom nada! Segundo informações colhidas sobre a mesma lei, as únicas empresas com prerrogativas para tal: são as empresas que já operam no transporte urbano na Região Metropolitana do cariri entre crato e Juazeiro do Norte. Sabemos que só existe uma empresa - A ViaMetro, versão urbana da Guanabara.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Término do prazo para retirada de placas

Sexta-feira, 10 de dezembro inspirou-se o prazo inicial dado pela Prefeitura de Juazeiro para retirada de placas de publicidade irregulares que caracterizam o maior exemplo de poluição visual em nossa cidade. Passados 60 dias, podemos observar sensíveis mudanças, mas muitos comerciantes e empresários ainda insistem na permanência destas placas. Fala-se num novo prazo até 31 de dezembro. Achamos que o prazo foi o suficiente, e quem insistiu na manutenção deste tipo de publicidade que enfeia a cidade deve ser punido por continuar prejudicando a coletiva para benefício próprio. Assim sugerimos que a prefeitura faça o serviço de remoção das placas, e cobre pelo mesmo adicionando multa. É a única forma de valorizar que cumpriu com seu papel no tempo certo. Existe uma cultura de privilegiar os errados, como; programas de refinanciamento de dívidas, que são fortes exemplos do desprezo dado ao cidadão correto com seus hábitos e atitudes.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Parabenizamos novos monsenhores

Quem tem um certo tempo em Juazeiro conhece as figuras dos Padres Onofre e José Alves, na paróquia do São Miguel e da Capela do Socorro para a Paróquia Menino Jesus de Praga, respectivamente. Lamentamos o estado de saúde de ambos, mas a idade trás limitações para todos nós. Ficamos  muito felizes com o anúncio da elevação concedida pelo Papa Bento XVI a dignidade de monsenhor ou capelões de sua santidade para estes notáveis religiosos de Juazeiro do Norte. Parabéns santos padres pelo justo reconhecimento de vidas dedicadas ao sacerdócio!

Gastronomia juazeirense

A gastronomia juazeirense precisa ampliar e acompanhar o crescimento ora vivido em nossa cidade. Já podemos nos deparar com pessoas das mais diversas etnias, que são provas cabais que a população local é formada por pessoas das mais variados locais, além da população flutuante que conta com a tradicional imagem dos humildes romeiros, hoje recebemos uma parcela considerável de universitários e executivos que desejam provar pratos das mais diversas cozinhas nacionais e internacionais. Contamos com um Restaurante chinês, cujo sucesso foi determinante na abertura de mais uma filial, provando a carência local neste segmento. Aguardamos franquias de fast-foods como Bob's e Mc Donald's. Grupos regionais, como a Pastos e Pizzas estão em fase de estudos para implantação de unidades por aqui. Receberemos em breve filiais cratenses: P&C no ramo de massas, e a Central da Picanha - provas de visão de empresários dispostos a se expandir em Juazeiro. Mas o cardápio ainda é restrito a pratos regionais ( o tradicional Baião de 2 com maminha, ou galinha caipira). Precisamos ainda, de qualidade nos serviços além de diversidade, pois os preços praticados por alguns estabelecimentos é caro, mas trás uma péssima relação custo benefício. São necessários investimentos em infraestrutura como estacionamentos próprios, salões para a colocação de mesas - pois achamos inadimicível a utilização do espaço público para esta finalidade, é algo deselegante, perigoso e triste para clientes que se submetem a ocupação irregular destes espaços. É preciso a conscientização dos consumidores para exigirem seus direitos e qualidade embutida no seu atendimento.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Av. Humberto Bezerra

Outra avenida que merece destaque em Juazeiro é a avenida Humberto Bezerra que liga os Bairros Novo Juazeiro e Tiradentes a partir da Rádio Tempo até a Av. virgílio Távora - principal acesso entre o centro da cidade e o aeroporto. Ao longo do leito da via e em suas adjascências, encontramos: postos de combustíveis, o Parque São Geraldo, galerias comercias, galpões, distribuidoras, cemitérios, terrenos ociosos aguardando grandes empreendimentos - com destaque para o Juazeiro Shopping. Achamos que esta avenida nos dará muitas boas surpresas e poderá ser outro corredor comercial dando resolutividade local para os moradores da Zona Leste de nossa cidade.

Futuros hipermercados

O grupo Wal Mart manteve negociações com o setor imobiliário para a edificação de uma loja no formato de hipermercado em vasto terreno defronte ao recém inaugurado Depósito de Zenir na Av. Padre Cícero. Ainda não temos o resultado final desta negociação, mas este não é o único hipermercado planejado para Juazeiro do Norte, a expansão do Cariri Shopping deverá contemplar nossa cidade com mais um outro hipermercado, ainda sem definição. Façam suas apostas: O Carrefour saiu na frente com o Atacadão, O Wal MArt corre atrás de lançar seu HiperBompreço. Imaginamos que o maior grupo varejista brasileiro - O Pão de Açucar, que têm bandeiras como: Ponto Frio, Extra Hipermercados, Assaí, e mais recentemente adquiriu as Casas Bahias, não quer ficar de fora desta disputa no mercado juazeirense. Assim fortes grupos poderão em breve dominar este setor na nossa cidade, tirando mais outra fatia do empresariado local, que não ousou em investir a altura.

Natal de Luz

Juazeiro do Norte foi uma das cidades cearenses contempladas com a campanha Natal de Luz. Uma série de ações conjuntas foram promovidas pela federação das câmaras de dirigentes lojistas em parceria com a prefeitura e governo do estado. Além de uma bela decoração, com destaque para a Praça Padre Cícero - deslumbrante como nunca antes havia sido vista, a campanha conta com vocal, figurantes e personagens como o bom velhinho. Outro destaque é a casa do Papai Noel iniciativa do Dr. Ivan Bezerra que cede o casarão de sua família como cenário. É com este clima que a cidade recebe seus visitantes dentro do maior espírito natalino.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

M. Dias Branco fechará o seu Deposito no Cariri

O grupo M. Dias Branco deverá encerrar suas atividades na região do Cariri através do seu depósito localizado na Av. Padre Cícero em Crato no início de 2.010. A empresa detém marcas importantes do mercado de alimentos regional, como: Biscoitos e Massas Fortaleza, Richester, Puro Sabor, Farinha de Trigo Fina... O grupo não manifestou nota oficial, mas aparentemente o fato se deve a concorrência criada por preços mais em conta praticados no mercado pernambucano, resultando na compra de mercadorias nesse estado por atacadistas que vêm revender a mercadoria aqui dentro do nosso estado a preços mais baratos que os praticados pela filial do Crato. Esta medida foi adotada durante vários anos para que a empresa pudesse ganhar o mercado pernambucano, mas o tiro saiu pela culatra. Fomos também informados que a empresa havia demitido no final do primeiro semestre um número significativo de funcionários mais antigos, uma manifestação de desrespeito aos seus mais fiéis colaboradores, data apontada como o fim da representação caririense como uma empresa de responsabilidade social. Para muitos, desde esta data, a empresa tenta desesperadamente reduzir custos operacionais, demitindo para contratar pagando menos, o que reduz o poder de consumo como um todo: Imaginem se todos fizessem isso, o quê será do nosso mercado consumidor? Seria mais prático demitir a diretoria do grupo, verdadeiros responsáveis pelo fechamento. Ainda não sabemos se o grupo irá tercerizar suas atividades comerciais na região ou remeterá pedidos diretamente de sua matriz.

Ampliaçao da urbanização da via férrea

O ex-prefeito Carlos Cruz foi muito feliz em promover uma verdadeira requalificação urbana na via férrea juazeirense entre a Av. Padre Cícero e breve prolongamento além da Av. Virgílio Távora. Mas, os anos se passaram, a cidade cresceu e o trecho cortado pelos trilhos além destes referenciais vivem verdadeiros problemas por falta de infra-estrutura urbana, como: falta de drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário, etc... Sugerimos ao poder público insistir nos acertos e esquecer os erros, como não valorizar e prosseguir as obras iniciadas no passado. Assim poderíamos contemplar a via férrea desde a divisa com o município do Crato ao oeste até o bairro Pedrinhas a leste com toda infraestrutura necessária diminuindo as diferenças urbanas.

Desafetividade - Consequências de um monopólio- II

Outro conjunto de linhas de ônibus que foram substituídas com a nova licitação do Transporte intermunicipal no Ceará, foram as linhas anteriormente operadas pela empresa TransCeará, que dava cobertura a municípios do Cariri Oeste e Região dos Inhamuns, promovendo o intercâmbio entre nossas regiões. A empresa vencedora foi a Guanabara que irresponsavelmente reduziu a oferta e modificou os horários em relação aos praticados antes, prejudicando assim, associado com atrasos, os interesses dos traseuntes. A sua versão de transporte de caráter urbano - a Via Metro - já avisou que não vai disponibilizar veículos climatizados entre as linhas entre Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão velha. Achamos que as mudanças trouxeram vários contratempos a nossa população e as esperanças de melhorias estão sendo uma a uma descartadas, uma vez que não registramos as prometidas tarifas mais baratas, entre outras promessas. Assim, sofre a população e os serviços disponibilizados pela RMC - Região Metropolitana do Cariri, que precisa de sua população flutuante para viabilizar seu progresso, estas pessoas precisam sair cedo de suas respectivas cidades, chegarem aqui no início do horário comercial e retornarem em horário compatível com suas necessidades, pois muitas vezes não têm leitos de apoio e passam o dia perambulando pela cidade. querer fazer diferente é dificultar a vida de todos!

HRC - Não será o primo pobre, mas o primo " tampinha" e o marketing embutido no cronograma de obras estaduais

O HRC - Hospital Regional do Cariri é induvidavelmente um grande investimento na saúde do povo do Cariri, mas ao ser comparado com o o HRN - Hospital Regional Norte a ser edificado em Sobral perde em todos os quesitos relacionados a suas dimensões: será menor em número de leitos, irá requerer menos recursos a serem investidos, terá um número menor de especialidades a serem ofertadas a população (não possuirá nenhuma especialidade da área materno-infantil: Ginecologia, Obstetrícia, Neonatologia, Pediatria e leitos de UTI para as últimas duas citadas). Sabidamente o Governo do estado adotou um plano de marketing e publicidade no cronograma de todas as obras ressaltando sempre está entregando primeiro as obras do Cariri para depois fazer na Região Norte. Foi assim com o Trem do Cariri (02 composições ferroviárias em uma única linha singela, inaugurada sem está concluída e atualmente com inoperancia atribuída a meteorologia, sendo que o trem de cargas - muito mais pesado - continua passando pelos supostos trilhos danificados para o Metrô do Cariri, o projeto de Sobral inclue 05 composições e dois ramais ferroviários), e será assim com o HRC, um " tampinha" para atender uma região mais populosa e distante da capital que a Região Norte. A única intensão ao nosso ver é se inspirar no período do Império Romano e difundir a política do pão e circo no Cariri, enquanto avança de forma consistente onde realmente deseja. Ou, o Cariri é um "boi de piranha" - aquele que chama a atenção da mídia enquanto o resto do rebanho passa com tranquilidade em outro ponto mais seguro. O povo do Cariri é suficientemente inteligente para detectar estas manobras e fazer seu verdadeiro juízo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CEO - Juazeiro do Norte concluirá ciclo de inaugurações em 2.009

Está previsto para o dia 21 de dezembro a inauguração do CEO - Centro de especialidades Odontológicas, situado nos cruzamentos da Avenida Castelo Branco com Rua José Marrocos. Já foram selecionados 32 profissionais de saúde bucal pelo SINE/DT e Universidade Federal do Ceará. Foi criado o consórcio gestor responsável por custeio, auxílio e gerenciamento com a participação dos municípios de Barbalha, Caririaçu, Grangeiro, Jardim, Missão velha e Juazeiro do Norte. O CEO de Juazeiro deverá contar com 11 cadeiras, sendo uma para cirurgia e outra para portadores de deficiência física. O governo será responsável por 40% do custeio do equipamento que será de cerca de R$ 2,3 milhões por ano. Já os municípios responderão por 52,27% do custeio e o governo federal por 7,73%. A previsão de atendimento é de 672 pessoas/mês e foram investidos R$ 1,8 milhões na obra. Mais uma medida importante, destacando a Saúde Bucal, que é muitas vezes esquecida e negligenciada.

CIOPS - Juazeiro do Norte

O governo do Estado do Ceará, prevê entregar em 18o dias, com investimentos da ordem de R$ 807 mil - O CIOPS - Coordenadoria integrada de Operações de segurança de Juazeiro do Norte. Serão fornecidos serviços de planejamento, coordenação, normatização, e controle de serviços de atendimento às chamadas de emergência e ocorrência, centralizando e integrando as operações de segurança das policias preventivas, repressivas e de socorro a população. A edificação deverá conter Recepção, circulação, auditório (com 80 lugares), ambiente de descompressão, pátio interno, jardim, copa, sala de manutenção, almoxerifado, sala de informática, sala do orientador, sala de video-monitoramento, sala de despachantes, sala de atendimento, estacionamento, guarita, banheiros, e vestiários. Totalizando, somente de área construída: 1.181 m2. Achamos a medida louvável e oportuna, será o verdadeiro "sistema nervoso" da segurança caririense, a partir deste centro, medidas serão adotadas de modo mais rápido e elaborado. Estamos esperançosos de poder obter resultados positivos e do sucesso desta iniciativa. Precisamos de outros serviços, a exemplo do SAMU - Serviço Móvel de Urgência, para se integrarem ao CIOPS aumentando a capacidade de resolução desta central.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Novos municípios a vista na RMC

Jamacaru - atual distrito de Missão Velha, e Ponta da Serra, no Crato despontam como futuras sedes municipais a serem criadas após trâmite necessário. Nada mais justo, que ver núcleos urbanos com controle descentralizado e independência, já não era mais hora de corrigir esta injustiça, pois há cidades aqui mesmo no Ceará de economia e população inferiores as alcançadas por estes distritos. Assim Crato e Missão Velha após esses respectivos desmembramentos diminuirão em área e população. Juazeiro do Norte é quem não tem nada a perder e só a ganhar, pois exerce influência incontestável em todos estes distritos e municípios vizinhos. Apesar de ter um território pequeno, possue o maior percentual de urbanização do interior de Ceará: 95,3%. No futuro queremos ver Arajara, Estrela, Dom Quintino, Ingazeiras (município de Aurora), Valença, Miragem, Missão Nova, como cidades promissoras da RMC - Região Metropolitana do Cariri.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Ronaldo Angelim e Nasa (dois juazerenses de coração)

Para sermos politicamente corretos e agradarmos vascaínos e flamenguistas, felicitamos o zagueiro flamenguista Ronaldo Angelim, pelo gol que garantiu o título do campeonato brasileiro de 2.009. Lembramos também, de outro esportista, o ex-jogador Nasa, volante vascaíno que atualmente mora em Juazeiro do Norte, sendo um empresário bem sucedido - o mesmo que desejamos ao nosso ídolo rubro-negro quando tiver que pendurar as chuteiras. Sentimos que Juazeiro está no seu coração ao ouvir suas palavras saudando "... todos os meus familiares que estão lá em Juazeiro...". Palavras dele ao vivo na Globo ao terminar o jogo que o consagrou campeão. Parabéns Angelim! Parabéns Nasa! Dois icasianos! Dois juazerenses de Coração! Que seus exemplos incentivem o mundo do futebol local a descobrir e revelar novos talentos

sábado, 5 de dezembro de 2009

BR-112 - Novo trecho

As emendas coletivas da bancada cearense destinadas ao governo do estado deverão em 2.010 destinar recursos para a construção do trecho rodoviário da BR-112 entre os municípios cearenses de Banabuiú e Quixelô. Com o elo rodoviário já existente entre Quixelô, Iguatu e Várzea alegre, faltará apenas o trecho entre este último município citado e Caririaçu. Já citamos por diversas vezes a importância de uma rodovia federal para Juazeiro do Norte, mas achamos que por conta da Região Metropolitana do Cariri e elevado nível de urbanização local esta poderia passar por fora da cidade, a oeste da Serra do Horto, cruzando a Avenida Padre Cícero (CE-292 trecho Crato-Juazeiro) e seguir cruzando a CE-293 trecho Barbalha-Arajara e constituir uma nova subida na Chapada do Araripe se ligando ao sul com a CE-060 trecho Barbalha-Jardim. Seria uma nova opção aos transeuntes oriundos de Salgueiro-PE via Cedro-PE para as mais diveras partes do nosso estado.

Generosidade de alguns parlamentares

Ações preliminares apontam no orçamento de 2.010 alocação de recursos para Juazeiro do Norte e sua região metropolitana: em âmbito coletivo destacamos duas emendas - 1) destinação de recursos para a estruturação dos campi da UFC no interior e 2) verbas para a construção de um novo Terminal de passageiros e nova pista de pousos e decolagens no Aeroporto Regional do Cariri; com relação às emendas individuais, destacamos: 1) 70 milhões para estruturação dos municípios integrantes da Região Metropolitana do Cariri - do Senador Inácio Arruda; 2) 1 milhão para os cofres da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte - do Deputado Eunício Oliveira; não obstante à estes emendas - Juazeiro também esta incluído no PAC - Programa de Aceleração de Crescimento- com 14 milhões destinados a Projeto de macrodrenagem envolvendo bairros adjascentes à Várzea das Timbaúbas. Contamos com a colaboração de todos para a divulgação de outras emendas apontadas por outros parlamentares, que interessem a Juazeiro do Norte.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Estudos sobre o Distrito Industrial do Cariri

Na década de 80 o então governador Virgílio Távora inaugurou três distritos industriais no estado: Paçujara em Maracanaú, o da zona norte em Sobral, e o do Cariri em Juazeiro do Norte, colocados em ordem decrescente de desenvolvimento e importância nos dias atuais. Recentemente foi realizado um estudo de localização e viabilidade do Distrito Industrial do Cariri, levando em conta a primeira área destinada como também outras localizações fundadas em aspectos urbanísticos, ambientais e logísticos. A area original necessita de acesso asfaltado contando com o projeto do Anel Viário a beneficiá-lo quando concretizado, um acesso ferroviário contribuiria para o escoamento da produção local e recebimentos de insumos. Achamos que a proximidade com um Terminal de cargas a ser construído no Aeroporto Regional do Cariri é outra medida primordial. Ao aglutinar todas estas necessidades julgamos que áreas entre os municípios de Juazeiro do Norte e Missão Velha seriam os lugares mais propícios a destinação de um Distrito Industrial, pois reunem Ferrovia Transnordestina, possibilidade de extensão do Metrô do Cariri, linha de tranmissão de energia elétrica, proximidade da bacia hidrográfica a conduzir a Transposição das Águas do Rio São Francisco, áreas ociosas ainda sem tanta expeculação imobiliária, proximidade com o Aeroporto, necessitando apenas do tão falado acesso asfaltado de pouca extensão entre o aeroporto e a Ce-293. Um pontapé inicial seria destinar nesta área terrenos para as empresas Bom Sinal e Farmace, mediante celebração de protocolo de intensões de instalação.

Duas idéias apresentadas no Juanews poderão ser concretizadas

No dia 3 de outubro publicamos sugestão de mudanças no cruzamento da Avenida Leão Sampaio e Plácido Castelo, a idéia foi parcialmente aceita e a partir de 07 de dezembro o referido cruzamento terá sentido único Ailton Gomes-Fórum, para os que desejam percorrer em sentido contrário terão como opção o retorno localizado defronte ao Hospital Santo Inácio. No dia 06 de outubro fizemos outra postagem falando sobre a obsessão pela velha usina Zé Bezerra, onde colocamos várias opções para substituí-la, relembremos: " ... do outro lado da rua, por exemplo têm uma garagem de uma empresa de ônibus muito maior que poderia ser negociada...". Isto é motivo de orgulho para toda nossa equipe que tem um sentimento de amor sincero por esta terra, sem ostentar estrelismo, sem motivação política como outros sites que possuem pre-candidatos que fazem enquetes envolvendo seus próprios nomes. O Juanews aproveita o ensejo para reafirma seu maior compromisso contido na sua primeira postagem: "...comentar fatos e inserir idéias positivas para o crescimento de nossa cidade. Com o tempo muita coisa vai ser exposta e debatida de modo a fornecer subsídios para as mais diversas iniciativas, quer privadas ou públicas. Contamos com a colaboração de todos..." Assim não fugimos desta meta e deixamos para nossos representantes públicos o mérito e os agradecimentos pelas melhorias a serem concretizadas!

As duas secções de Bombeiros de Juazeiro e nossas escolas

Enquanto merecidamente a Secção contra incêndios do Aeroporto Regional do Cariri recebe melhorias com aumento do efetivo para dois grupos em dois caminhões tanque e um reserva totalizando um contigente militar de 27 homens. A outra Secção sediada em área a ser ocupada pela ampliação do Estádio " O Romeirão", vive momentos de incerteza, expecula-se a ocupação do imóvel onde hoje situa-se a Escola de Nível Médio Governador Adauto Bezerra, "o 2º Grau". Achamos que realmente o local é excelente e abriga amplas condições de receber a corporação digninamente com rápidas adaptações. Mas fica a pergunta: Por que estão acabando com várias unidades tradicionais de ensino em nossa cidade? Temos como exemplos: O municipal, o Virgílio Távora, o Isabel da Luz, e futuramente o João de Alencar. Outras escolas estão surgindo com mesma velocidade? Ou trata-se de um processo de relocação baseado na explosão demográfica das periférias e a ocupação de áreas centrais com diversas atividades em detrimento das zonas residenciais? Por outro lado, Juazeiro já poderia ter escolas militares, e os Bombeiros são capazes de tão nobre missão!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Juazeiro do Norte-CE é um Tigre nordestino

Todas as cidades anteriormente citadas possuem áreas de atuação consolidadas e tradicionais: o maior entroncamento rodoviário nordestino em Feira de Santana, o pólo tecnológico de Campina Grande, o entreposto comercial de Caruaru, o agronegócio de Petrolina, o Petróleo de Mossoró, e a posição estratégica e exploração das riquezas naturais em Imperatriz. Juazeiro do Norte mesmo sem representatividade política expressiva, sem um tronco rodoviário importante e órfã de rodovias federais, possui como sua maior riqueza um povo trabalhador e empreendedor, que batalhou durante muitos anos contra várias forças adversárias e vive com certo atraso em relação ás demais cidades citadas um período de explosão - um boom econômico já vivenciado pelos outros Tigres nordestinos. Atualmente o maior fator incentivador deste progresso é o interesse despertado por grandes grupos nacionais e internacionais, dispostos a investir pesado na cidade. Assim, a consolidação do pólo universitário garante mão-de-obra qualificada, e cria uma população flutuante em torno de seus 50 cursos de graduação capazes de formar um mercado consumidor permanente e com alto poder aquisitivo. Isto tornou a cidade menos vulnerável às tradicionais romarias onde pessoas humildes movimentavam a economia local principalmente através do mercado informal. Hoje o principal Shopping encontra-se em expansão caminhando para se tornar o maior do interior nordestino, e ainda há um projeto de um novo shopping concomitante. O aeroporto bate recórdes sucessivos de fluxo de passageiros, mas é o maior exemplo dos gargalos de infraestrutura configurando a omissão do estado diante de tanto progresso e ávidez por investimentos privados, que nem de longe acompanha este ritmo, deste modo a TAM ainda não pode se instalar neste aparelho operado por Gol e Oceanair. Junto com Arapiraca-AL são as únicas cidades do interior nordestino com times na Série B do campeonato brasileiro, o que determinou a necessidade de investimentos na ampliação do estádio "O Romeirão", outro exemplo do investimento público não acompanhando o privado. Apesar da cidade residir o maior número de médicos do interior do estado, com várias clínicas privadas, a saúde pública vive de esperança para a inauguração do HRC -Hospital Regional do Cariri para dar resolutividade principalmente a alta complexidade. O transporte público ganhou recentemente um trem de superfície em linha singela que limita operacionalmente o sistema a alternância de duas composições sem possibilidade de expansão, um investimento aquém das necessidades locais, visto que outra cidade do estado recebeu o dobro do valor investido (52 milhões) para seu trem beneficiar seus 180 mil habitantes em duas linhas, enquanto o projeto envolvendo Crato e Juazeiro envolve 365 mil habitantes e metade (25 milhões) destes recursos. Mesmo com todas as dificuldades a economia local cresce: a expeculação imobiliária impulsiona a construção civil, o setor de serviços forma verdadeiros corredores comerciais ao longo das principais avenidas, grupos fazem projetos a curto prazo para se instalar na cidade, outros aguardam algumas melhorias na infraestrutura para o mesmo, empresas nos mais diversos setores abrem as portas quase todos os dias. Por tudo isto, Juazeiro do Norte faz parte da elite nordestina e por isto deve ter um tratamento diferenciado, pois é a locomotiva que impulsiona o Cariri e todo sul do estado, sendo seu sucesso a redenção das cidades circo-vizinhas que se aproveitam de seu pequeno espaço territorial para crescerem por contiguidade.

Imperatriz-MA

Sede da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense que foi criada em 2.005 e é constituída por 9 municípios, Imperatriz é uma cidade cortada pela rodovia federal Belém-Brasília e encontra-se às margens do Rio Tocantins, importante rota de escoamento por via hidroviária. Possui aeroporto com vôos diários (170.206 passageiros/ano tendo um Terminal de Passageiros com capacidade para 170.000 passageiros/an0 - quase nada saturado quando comparado ao Aeroporto Regional do Cariri com 170.803 passageiros/ano em 2.008 numa capacidade instalada de 100.000 passageiros/ano). O transporte ferroviário é realizado pelas Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro de Carajás. Ocupa posição estratégica tendo como área de influência de seus serviços: o sudoeste do Maranhão, Sul do Pará e Norte de Tocantins. A cidade é considerada o maior entroncamento energético, econômico e rodoviário do estado. Por Imperatriz circula a soja de Balsas-MA, a madeira do Pará, a siderurgia de Açailândia-MA, a energia da hidroelétrica de Estreito-MA, e o papel da fábrica de celulose de Imperatriz. Trata-se de um município que soube aproveitar a riqueza de seus recursos naturais e a força de um povo ao empreender e reinvindicar aos seus governantes dias melhores.

Mossoró-RN

Sal (90% de todo cloreto de sódio consumido no mercado nacional), petróleo (com 3.500 poços em funcionamento), e o agronegócio são os principais destaques da economia deste município que configura no Rio Grande do Norte como a cidade com maior PIB - Produto Interno Bruto per capita do estado - R$ 9.257,00 (contra R$ 4.554,00 de Juazeiro do Norte - 2 x's mais). Localiza-se entre Natal e Fortaleza, também se apresentando como um grande entroncamento rodoviário, como todas as cidades destacadas nesta série de postagens a exceção de Juazeiro do Norte. Possui o Mossoró Cidade Junina - uma das maiores festas juninas do país; ainda é detentora de elevado IDH - Índice de desenvolvimento humano: 0,735 (contra 0,697 de Juazeiro do Norte). A cidade conta com o Mossoró West Shopping, um hotel executivo da rede francesa Ibis, dois outros setores da economia merecem destaque: a construção civil e a atividade industrial - a cidade detém ainda ampla rede de ensino superior. O aeroporto local encontra-se desativado por falta de segurança e iluminação - maior decepção na coleta de dados sobre os Tigres Nordestinos, mas os empresários locais lutam pela reativação e se comprometem a desembolsar quantias para assegurar lucro de empresas áereas que exigem número mínimo de embarques.

Petrolina-PE

Conjuntamente com Juazeiro-BA formam o maior conglomerado urbano do semi-árido nordestino. Petrolina abre o segundo grupo de "Tigres Nordestinos" caracterizados por maior distância a sua respectiva capital, destacamos ainda neste grupo: Mossoró-RN e Imperatriz-MA. Em comum todas cidades desta série de postagens possuem rodovias federais de grande movimentação e detentoras de ampla rede de serviços voltados ao apoio dos mais diversos trauseuntes, que vão desde ônibus e carretas a motos e carros de passeio. A cidade possui desde 2.004 um aeroporto que detém a segunda maior pista de arrissagem do nordeste com 3.250 metros, um terminal de passageiros com 18.212 metros quadrados, com cinco posições de estacionamento para aviões de grande porte, um aeroshopping com 18 estabelecimentos comerciais, e um terminal de cargas com 2.000 metros quadrados contendo seis câmeras frigoríficas. O movimento de passageiros foi de 157 mil passageiros/ano em 2.008 (contra 170.853 passageiros/ano registrados no Aeroporto Regional do Cariri em igual período, que infelizmente possui uma infraestrutura acanhada e incomparadamente inferior). É considerado um celeiro de frutas tropicais, utiliza-se de projetos de irrigação com as águas do Rio São Francisco e apoio tecnológico da EMPRAPA para um substancial incremento de sua economia.



Caruaru-PE

Importante entreposto comercial entre o litoral e o sertão, Caruaru é a cidade progressista nordestina mais parecida com Juazeiro do Norte (69,6% da economia no setor de serviços, contra 76,9% de Caruaru). Esta semelhança é atribuída a natureza empreendedora desses dois povos, e ao desenvolvimento inicial oriundo de atividades informais, como feiras livres, com destaque para Feira da Sulanca, vitrine e espaço de comercialização para confecções de fabricação local. A diversificação econômica e a rápida industrialização potencializaram outros setores como a industria farmacêutica, representada pelo laboratório Hebron. Caruaru possui dois shopping Center's. A exemplo de Feira de Santana e Campina Grande possui acesso em pista dupla até a capital de seu respectivo estado (numa distância média menor de 14o quilomêtros) que permite um estreito e farto intercâmbio. No entanto possui emissoras próprias de televisão com sinais cobrindo várias cidades polarizando a cidade como principal centro da região do agreste pernambucano; sendo também, passagem obrigatória para o sertão do estado através da BR-232, assim como em Campina Grande que possui a BR-230 - a Transamazônica. Também achamos que a Capital do Forró, principal alusão turística local, encontra-se num nível de desenvolvimento superior ao de Juazeiro do Norte. Possui atividades que podem ser copiadas com sucesso, como grandes feiras para sacoleiros comprarem e revenderem artigos de produção local, ao invés da nossa realidade: a comercialização de produtos importados ou pirateados. Caruaru possui o maior autodrómo de pernambuco, e todos os governadores se preocupam de forma especial com a cidade que recebe constantemente novos investimentos.



Campina Grande-PB

Principal cidade do interior paraibano, e a segunda mais populosa do nordeste, Campina Grande têm sozinha dimensões semelhantes ao Triângulo Crajubar. Esta cidade exerce forte influência política perante seu estado, sendo comum a expeculação sobre o nome de seus prefeitos a cargos relevantes, como governador e senadores, o que justifica destaque na alocação de investimentos públicos na cidade. Outro ponto crucial é a autonomia da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande: o estágio evolutivo avançado vivido nesta cidade é determinante para a exploração de seus respectivos potenciais de crescimento, tornando a cidade conhecida como Vale do silício brasileiro. O complexo aeroportuário de lá têm uma infraestrutura moderna, não faltaram ao longo dos anos generosos investimentos, até considerados aém das necessidades locais tornando-se sub-utilizado, por falta de movimentação determinada pela procura do mercado e consequente interesse de empresas aéreas. A cultura e o turismo têm como ponto forte a tradição junina. A segurança pública é deficitária e recentemente fora realizado enterro simbólico da polícia cívil, no entanto há monitoramento por câmeras no São João e nos coletivos. Facilmente identificamos as principais diferenças com Juazeiro do Norte: prestígio político, fartura de investimentos públicos, e a consolidação como pólo universitário (Campina Grande se encontra no mínimo 20 anos a nossa frente).

Feira de Santana-BA

Maior cidade do interior nordestino, Feira de Santana, está localizada no maior entroncamento rodoviário do Nordeste brasileiro, por onde passa a quase totalidade de nossas riquezas, sendo assim passagem obrigatória para quem vem da região centro-sul e se dirige para Salvador e maior parte das capitais da região. Graças a esta posição privilegiada e pequena distância da capital, ocorreu o interesse de grandes grupos nacionais e internacionais, como também o surgimento de um grande potencial a ser explorado por grupos locais. O resultado é um crescimento exuberante, mas vulnerável ao transporte rodoviário, que poderá ser substituído pelos transportes ferroviários e aéreo destinado predominantemente a cargas e passageiros, respectivamente. Paralelo a isso Juazeiro do Norte conta com a proximidade com a Ferrovia Transnordestina, e aeroporto em franca ascensão. Mas apesar de sua localização centro-nordestina equidistante das capitais desta região, Juazeiro não dispõe de grandes troncos rodoviários, se quer possui uma rodovia federal concretizada. Apenas um projeto, a BR-112, planejada entre Várzea Alegre e nossa cidade via Caririaçu, esta poderia interligar Salgueiro e Cedro-PE com Jardim, Barbalha, Juazeiro, Caririaçú, Várzea Alegre, Iguatu e daí por diante em direção ao litoral. Isto poderia incrementar a nossa cidade, lembremos o exemplo de Feira de Santana-BA.

Tigres Nordestinos

A expressão "tigres" em economia é atribuído a locais de pujante desenvolvimento econômico, tendo como exemplo clássico os Tigres Asiáticos - constituídos dos território de Hong Kong, Coréia do sul, cingapura e Taiwan, que apresentaram elevadas taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990. Pesquisamos por alguns dias e recebemos informações de colaboradores sobre as principais cidades do interior nordestino com enfoque para origem de seus respectivos índices de crescimento alargados e resolvemos fazer uma série de postagens sobre as mesmas. Não estamos considerando cidades de regiões metropolitanas por considerarmos meros caronistas do seu núcleo principal. Assim, destacamos: Feira de Santana-BA, Campina Grande-PB, Caruaru e Petrolina-PE, Mossoró-RN, e Imperatriz-MA, sempre com uma reflexão comparativa com Juazeiro do Norte-CE.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mais espaço na TV para a segunda força do futebol cearense

Com a ascensão do Ceará Sporting Club à elite do futebol nacional e o rebaixamento do Fortaleza Esporte Clube para as pronfundezas da série C, a Associação Recreativa Desportiva e Cultural Icasa -único representante cearense na Segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2.010- será próximo ano a segunda força do futebol cearense. Mas o espaço na mídia é muito pequeno e não podemos acompanhar com destaque os bastidores do Icasa, Guarani e Crato na TV Verdes Mares Cariri, que se limita a retransmitir a cobertura dos times da capital na programação gerada em Fortaleza na parte local do Globo Esporte. Aprendemos que tem sempre alguém acima e se a emissora continuar insistindo neste tratamento provinciano devemos nos dirigir a toda e poderosa Rede Globo para prestar reclamação contra sua filiada no Cariri. É por estas e outras razões que a TV Verde Vale têm seu nicho de mercado intocável. E pensar que nos sensibilizamos com a postura adotada com a TV Diário em defesa de seu espaço, se agora eles mesmos não dão espaço a TV Cariri para cobertura esportiva local.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Inovações do Novo Sistema de Transporte intermunicipal

A maior inovação do novo sistema é a substituição das atuais concessões de linhas de ônibus por áreas de concessão. Na prática, exemplificaremos a importância desta medida com nossa realidade local - a área de operação número 8, que atende ao conglomerado urbano do Crajubar (constituído pelos municípios de Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha, com linhas regionais operadas pela Auto Viação Metropolitana Ltda). Apesar de excluir outros municípios integrantes da RMC, o novo modelo aplicado aos municípios beneficiados permite a exploração desta empresa por itinerários diferentes, o quê proporcionará a abertura de linhas entre pontos diferentes ligando os municípios da citada área de operação. Exemplo: Aeroporto-Batateiras, Novo Juazeiro-Pimenta, Palmeirinha-Malvinas, Missão velha-São José (Via Aeroporto), etc... Esta abertura poderá acirrar a concorrência com as empresas de ônibus locais: Lobo e São Francisco, que devem procurar se restruturar para enfrentar exigências semelhantes em processos licitatórios posteriores, como: climatização e tempo de uso de suas respectivas frotas.

Complexo Juazeiro Shopping

O segundo shopping Center juazeirense será lançado oficialmente no início de 2.010, fomos surpreendidos com outros detalhes do projeto, que inclui serviços de hotelaria com mais de 1oo leitos, e ainda espaço para sediar grupos empresariais e profissionais liberais. Expecula-se a entrega do empreendimento para os seus investidores já para 2011 com a denominação de Juazeiro Shopping Center. Diversas marcas estão sendo aguardadas, algumas com negociações avançadas, como a rede de Fast-food's Bob's, que deverá ter uma loja através de uma franquia local.

Zenir Móveis incrementa corredor comercial na Av. Padre Cícero

Ao lado do edifício Santiago Residence, onde funcionou o Kart do Cariri, será inaugurada em breve mais um filial da Zenir em Juazeiro. A loja ampla e dotada de estacionamento corre atrás do diferencial já encontrado pela Macavi, Atacadão, Detran, TV Verdes Mares Cariri, Restaurante Bom Paladar, e diversas concessionárias de veículos. Isto confirma a tendência de formação de um corredor de serviços ao longo da Avenida padre Cícero. As vantagens são várias, podemos destacar: acessibilidade, cobertura de linhas de ônibus e transporte alternativo, possibilidade de aquisição de imóveis de maiores dimensões, maior infra-estrutura que o tradicional centro comercial por ter como localização uma avenida mais larga que a rua São pedro e ainda dotada de fluxo nos dois sentidos, recuo nas laterais da avenida propício a utilização como estacionamento também escasso no centro. Achamos que o centro comercial tradicional de Juazeiro não têm muitas possibilidades de ampliação, e também não foi preparado para tal finalidade. Novos locais de acordo com suas respectivas peculiaridades se tornarão dententores de seguimentos promissores.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Complexo Conviver em Juazeiro

Será lançado em dezembro no Bairro Aeroporto, totalizando 1.097 lotes, com arborização, avenidas, calçadas, energia, água, área verde , e espaço destinado a condôminio fechado o Complexo Conviver. Trás como diferencial além de grandes dimensões, acabamento e estrutura empresarial. O empreendimento também ajudou na abertura do trecho entre as avenidas Vírgilio Távora e via férrea que faz parte do Anel Viário no local. A oferta de lotes para construir em Juazeiro somando-se todos os loteamentos é enorme, mas, em contrapartida, há um grande número de interessados, inclusive expeculadores. A medida que a área urbana aumenta precisamos desenhar uma cidade cada vez maior e organizada: residências populares deverão ser organizadas em conjuntos habitacionais, loteamentos necessitam ter projetos arquitetônicos aprovados pela prefeitura, e esta última por sua vez precisa de um Plano Diretor dinâmico orientando o crescimento de modo a valorizar de forma mais homogênea o território como um todo. Mas infelizmente desconhecemos o nosso Plano Diretor. Se alguém conhecer, por favor, nos comunique.

Presença maciça da Via Mêtro nas linhas intermunicipais

Processo licitatório aplicado pelo governo do estado para concessão de transporte de passageiros intermumicipal foi vencido na região do Cariri pela empresa Via Mêtro que conta desde hoje com a ampliação de suas linhas além de Crato via Rua São Benedito para Barbalha e Missão Velha. A empresa terá de cumprir algumas exigências como idade máxima dos ônibus integrantes da frota de 5 anos e climatização em todos os seus coletivos. Foram investidos pela mesma recursos para a aquisição de 100 novos veículos. Lamentamos a perda de espaço pela tradicional Viação Brasília, empresa genuinamente caririense que sabidamente terá grandes dificuldades para sua manutenção no mercado, mas concordamos que os serviços públicos devem ser concedidos por quem oferecer mais conforto e segurança aos seus usuários. A prefeitura de Juazeiro poderia copiar a idéia para suas linhas entre os mais diversos bairros.

Benfeitorias públicas na usina Zé bezerra

Algum tempo comentávamos a iniciativa de imobiliárias em alugar imóveis para construção pelos inquilinos. Condenávamos por considerar que enquanto mais se investe mais se valoriza o imóvel tornando consequentemente mais díficil a aquisição por conta da valorização crescente. Alheio a isso a municipalidade investe no imóvel da antiga Usina Zé Bezerra que deverá abrigar feirantes em seu interior dentro em breve. A recusa dos feirantes está fundamentada pelo ponto considerável menos central em relação que as imediações do mercado na Rua São Paulo. Defendemos pátios para feiras livres e a completa desobstrução de ruas, calçadas, canteiros centrais, dentre outros logradouros públicos. No entanto, investir em local muito valorizado, alugado, pode no futuro dificultar a instalação destes comerciantes informais em caráter definitivo.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

E-mails recebidos

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CARIRI

Estão abertas as inscrições para o II Congresso de Educação do Cariri, que será realizado de 3 a 5 de dezembro na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. O evento tem como proposta compartilhar experiências na área de ensino, contribuindo para a formação continuada de professores da região, além de promover momentos de reflexão e a troca de experiências entre os participantes. O congresso é voltado para profissionais da área de educação, bem como para pais, estudantes, psicólogos, psicanalistas e interessados no tema. Entre os participantes, especialistas de todo o país. Entre eles, o médico e escritor Augusto Cury, cujos livros já venderam mais de 15 milhões de exemplares no país. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 0800.702.7585 e (87) 3863.4676. Tem ainda o e-mail contato@congressojuazeiro.com.br e o site www.congressojuazeiro.com.br.

Atenciosamente,

Anderson Lima

Brava Comunicação & Marketing

+ 55 81 3269.0005

+ 55 81 9944.9858

andersonlima@bravacomunicacao.com

www.bravacomunicacao.com



A arte abre as portas para o Cariri -

11ª Mostra SESC Cariri de Cultura será aberta hoje

Com a presença de mais de 600 artistas, 11 países e um público estimado em mais de 300 mil pessoas, durante uma semana, será aberta oficialmente hoje, em Crato, para todo o Cariri, a 11ª Edição da Mostra SESC Cariri de Cultura. A solenidade acontece no Centro Cultural do Araripe, a partir das 19 horas e toda a população é convidada a participar do evento. Na ocasião, o presidente da Fecomércio, Luís Gastão Bittencourt receberá o título de Cidadão Cratense, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal do Crato, em reconhecimento aos benefícios que o Sistema Fecomércio tem desenvolvido na região do Cariri. A entrega da homenagem acontece no auditório do Centro Cultural, onde, em seguida, será realizada uma coletiva com a imprensa, numa entrevista concedida por Luís Gastão.

A Mostra SESC Cariri de Cultura a cada ano vem tendo crescimento na região, envolvendo mais artistas e a sociedade, num grande congraçamento da cultura. Vários setores são beneficiados com o evento. Os hotéis, principalmente das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha ficam lotados, restaurantes, as noites caririenses ficam mais movimentadas, proporcionando também aquecimento da economia regional. O resultado de uma grande mobilização que acontece durante o ano todo, por vários profissionais, fará parte de apresentações artísticas em seus mais diversos contextos, de 13 a 26 de novembro, no Cariri e em Fortaleza, promovendo a integração cultural e a troca de experiências em seus mais diversos níveis.

A solenidade contará com a presença de diversas autoridades convidadas, a exemplo dos vereadores, o prefeito da cidade, Samuel Araripe e secretários. A abertura será feita por Luís Gastão. Em seguida serão realizadas apresentações culturais. O Centro Cultural do Araripe é um dos palcos do Cariri onde serão apresentados espetáculos artísticos, que durante a mostra se revelam nas artes cênicas, visuais, literatura, música, audiovisual e até excursões gastronômicas, além de passeios, debates e oficinas. Entre os artistas internacionais que desembarcam no Cariri estão representantes de Cuba e da Finlândia.

Todo esse público acompanha os espetáculos nos espaços localizados em quatro pólos; nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda. Durante a mostra, o Circuito Patativa do Assaré vai levar apresentações itinerantes para outros 11 municípios. E, a partir do dia 21 de novembro, o Cariri chega em Fortaleza, onde ocorrem espetáculos para todos os públicos. Enquanto a mostra estiver no Cariri, as apresentações vão se concentrar em locais como o SESC Crato; o Centro Cultural Araripe; a Praça da Sé; o Teatro Municipal de Crato; o SENAC Crato; o Crato Tênis Clube; o Memorial Padre Cícero, o Largo do Memorial, a Praça Padre Cícero; a Praça Central de Barbalha; o Teatro Neroly; a Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau e o Teatro Violeta Arraes. Os artistas que participam da mostra, entretanto, também descem do palco, transformando o público em parte do espetáculo.

AC COMUNICAÇÃO


ELIZANGELA SANTOS (elizangelacariri@gmail.com)




Campus Juazeiro do Norte tem projeto de divulgação de Astronomia aprovado pelo MEC

O ano de 2009 foi proclamado na 62a Assembléia da ONU, como o Ano Internacional da Astronomia. No Brasil, como uma das ações para comemorar o evento, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) lançou dia 12 de agosto de 2009 um convite às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para aquisição de telescópios computadorizados. Na ocasião, as instituições interessadas enviaram projetos com planos de uso do telescópio.

No Ceará, os projetos de três campi foram aprovados; Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. No Campus Juazeiro do Norte os responsáveis pelo projeto aprovado foram os professores Wilami Teixeira da Cruz, Jefferson Queiroz Lima, Glauco Demóclito Tavares de Barros e Zelálber Gondim Guimarães,.

Como descrito no projeto apresentado pelos professores do campus Juazeiro do Norte, o telescópio deverá ser utilizado como ferramenta de divulgação de Física e Astronomia dentro da comunidade caririense. Como principais objetivos do projeto estão; a criação de um núcleo de divulgação de Física e Astronomia e a promoção de eventos relacionados a Física e Astronomia. Essas ações visam despertar na comunidade o interesse por ciências.

Os recursos para a aquisição do telescópio foram repassados pela SETEC e a administração do IFCE está providenciando a compra do equipamento, que deverá chegar aos campi em meados de dezembro.

“O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 400 anos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta é uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Está sendo dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais. ” (Trecho retirado da carta convite da SETEC.)

Enviado por Wilami Teixeira da Cruz


Campus Juazeiro do Norte do IF-CE tem projeto de divulgação de Astronomia aprovado pelo MEC

O ano de 2009 foi proclamado na 62a Assembléia da ONU, como o Ano Internacional da Astronomia. No Brasil, como uma das ações para comemorar o evento, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) lançou dia 12 de agosto de 2009 um convite às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para aquisição de telescópios computadorizados. Na ocasião, as instituições interessadas enviaram projetos com planos de uso do telescópio.

No Ceará, os projetos de três campi foram aprovados; Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. No Campus Juazeiro do Norte os responsáveis pelo projeto aprovado foram os professores Wilami Teixeira da Cruz, Jefferson Queiroz Lima, Glauco Demóclito Tavares de Barros e Zelálber Gondim Guimarães,.

Como descrito no projeto apresentado pelos professores do campus Juazeiro do Norte, o telescópio deverá ser utilizado como ferramenta de divulgação de Física e Astronomia dentro da comunidade caririense. Como principais objetivos do projeto estão; a criação de um núcleo de divulgação de Física e Astronomia e a promoção de eventos relacionados a Física e Astronomia. Essas ações visam despertar na comunidade o interesse por ciências.

Os recursos para a aquisição do telescópio foram repassados pela SETEC e a administração do IFCE está providenciando a compra do equipamento, que deverá chegar aos campi em meados de dezembro.

“O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 400 anos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta é uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Está sendo dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais. ” (Trecho retirado da carta convite da SETEC.)

Notícia enviada por Wilami Teixeira da Cruz

Campus Juazeiro do Norte

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ceará

Link para a notícia original: http://cariri.cefetce.br/


Valmir Martins de Morais

Estação Astronômica PieGise
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil






quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Aeroporto converge encruzilhada de vias

Flagamos há alguns dias mais um novo loteamento em Juazeiro, este localizado no Bairro Aeroporto à margem esquerda da Avenida Vírgilio Távora, poucos metros antes do cruzamento desta com a Avenida Manoel Coelho de Alencar. Além das dimensões do empreendimento chama as nossas atenções a abertura de nova avenida a partir deste ponto em direção a Via Férrea - sendo parte integrante do Anel Rodoviário ou Avenida de Contorno. Esta nova avenida permitirá quando integrada a Vila 3 Marias um rápido escoamento aos procedentes da Rodovia Padre Cícero. A urbanização da via férrea com vias de tráfego marginais em direção ao centro seria uma alternativa ao fluxo na estrangulada avenida Vírgilio Távora. Avaliamos como positivo conceber plano diretor com o planejamento de novas ruas e avenidas, permitindo a iniciativa privada projetar loteamentos com o conhecimento de vias a serem abertas. Mas também não podemos esperar que estas novas vias somente sejam concretizadas após o interesse destes. Para melhor exemplificar: entre a via férrea e vila 3 Marias há a varzéa do Rio Salgado que deve ser uma área de preservação permanente não podendo ser loteada, devendo o poder público abrir este trecho o mais breve possível. Mais uma vez lembramos que diante de uma encruzilhada de tantas vias, poderia surgir um excelente acesso ao município de Missão Velha.

domingo, 8 de novembro de 2009

Monitorização por Câmeras

Medidas adicionais devem ser adotadas conjuntamente com políticas de segurança pública, dentre elas a instalação de uma rede de monitoração por câmeras de vídeo em Juazeiro, que poderia ajudar a polícia, antes mesmo de ser acionada pela população, aumentando agilidade, proporcionando, também provas acima de quaisquer suspeitas. O sucesso de todo tipo de atividade profissional é baseado no ser humano, que com dignidade de salários, equipamentos, e demais condições de trabalho podem prestar serviços imensuráveis a população.

Rodoviária: um ano de tercerização

Em 28 de Outubro de 2008, ainda na administração municipal anterior a empresa SR Empreedimento ganhou a concessão para administrar o Terminal Rodoviário de Juazeiro do Norte, foi alegado na época problemas de insegurança, má higiene dos banheiros, e maior agilidade da inciativa privada para reparos imediatos. Pouco mais de um ano se passou e a rodoviária hoje encontra-se pouco diferente, além de exigir novos ônus para os usuários com o pagamento de taxas para uso dos sanitários e estacionamento. Carecemos de detalhes sobre esta operação, para podermos julgar benéfica ou maléfica. E assim opinar se esta medida poderia ser extendida a outros prédios públicos, como os mercados e açougues municipais.

Nova sede da Guanabara

A empresa de transporte rodoviário Expresso Guanabara, detentora da GB-EX (serviço de cargas e encomendas) e da empresa Via Metro, iniciou recentemente construção de sede própria em terreno de grandes dimensões próximo do Terminal Rodoviário de Juazeiro do Norte. A nova sede permitirá a empresa ampliar suas ações, como também dar mais qualidade aos seus serviços já implanatados na cidade e região. Diferente de projetos de gestores públicos, o meio privado investe de forma incisiva e cercado de garantias de suas consultorias, assim julgamos que a Guanabara acredita no nosso potencial e investirá para obter bons lucros, nos trazendo empregos, giro de capital, ocupação do nosso solo com princípios arquetetônicos e valorização imobiliária local. Falta só o retorno da mantas nos ônibus!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Exigências da Infraero

A infraero exigiu da municipalidade desistir de área adjascente ao aeroporto para a instalação do Projeto Social Minha Casa Minha Vida, que segundo o próprio prefeito: "o projeto deverá ser deslocado para outro local". Ao tomar conhecimento do Metrô do Cariri, nova exigência, desta vez para que seja instalada uma estação de trem no terminal de passageiros do nosso Aeroporto. Achamos exigências plausíveis e aprovamos a ambas. Gostariamos de sugerir um novo ramal ferroviário a partir da Vila Pedrinhas até o aeroporto e daí em diante sua continuidade através de túnel por baixo da pista de decolagem, extendendo-se pelo loteamento Califórnia, Brejo Seco, Betolândia, arredores da PIRC, Parque de Eventos Padre Cícero, Campus da UFC, Estrela (distrito de Barbalha) e finalmente ao centro da cidade na terra dos Verdes Canaviais. Gostaríamos de novas exigências, como: duplicação da avenida Virgilio Távora, e prolongamento da mesma do aeroporto até a cidade de Missão Velha.

Plano diretor para o Aeroporto

Três projetos distintos totalizam 50 milhõs em obras para o Aeroporto de Juazeiro: 1- Novo Terminal de Passageiros (semelhante ao de Santarém-PA), 2-Edificação de um Terminal de Cargas (já referimos necessidade de interligação deste com a Ferrovia Transnordestina), e 3- Reforço e ampliação da pista de pousos e decolagens. Mas, infelizmente, trâmites burocráticos como a não concluída transferência de todo o patrimônio do nosso sítio aeroportuário para posse da Infraero, dificultam ações imediatas, assim está previsto para o segundo semestre de 2010 o início das obras que resultaram nestas mudanças. A proposta de um Plano Diretor é essencial para o disciplinamento da ocupação do solo em terrenos adjascentes, sendo necessário desapropriações no seu entorno para acomodar estruturas correlatas.

Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra

O antigo PSIC foi devolvido a população juazerense com a reativação do serviço de emergência de acesso universal através do SUS. Com isso a população contará com duas emergências pediátricas em locais distintos. Bom se lembrarmos que o HRC, não terá serviços de pediatria, toco-ginecologia, e neonatologia. razão para a municipalidade priorizar estes serviços, uma vez que não terá para onde referenciar nas proximidades, e Fortaleza é distante, principalmente para resolução de casos de urgência e emergência.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Denominação de agências do BB

O Banco do Brasil promete apresentar nos próximos trinta dias projeto completo para a instalação de sua terceira agência em Juazeiro do Norte, com o nome de Padre Cícero, que consideramos uma justa homenagem, mas sem correlação com a geografia da nossa cidade. Afinal a agência será no bairro Pirajá, provavelmente na Av. Ailton Gomes. Melhor seria trocar o nome da agência central para fazer esta justa homenagem (que fica a poucos metros da praça Padre Cícero, no centro, que um dia também poderá se chamar Bairro padre Cícero, caso o centro da cidade seja transferido para outro local, ficando este local com características turísticas, culturais, e tradicionais).

Novo Corpo de Bombeiros

Com o projeto de ampliaçao do Romeirão a atual sede do Corpo de Bombeiros deverá ser transferida e edificada em outro local. Com isso precisamos planejar e encontrar um local acessível, estratégico e projetar sede capaz de abrigar com conforto e segurança estes soldados heróis. O Corpo de Bombeiros precisa aproveitar este momento e sair fortalecido, não podendo aceitar puxadinhos, com promessas de dias melhores.

Ampliação do Romeirão

Após considerável período de silêncio a municipalidade local abre as portas do Memorial Padre Cícero para apresentar pré-lançamento do projeto de ampliação do nosso estádio municipal. Expeculam nova capacidade para 20 mil expectadores, 18 novas cabines de rádio e tv, e nova entrada pela Rua das Flores com expansão exigindo a ocupação das atuais sedes da Guarda Municipal, Demutran, Escola Municipal João Alencar e Corpo de Bombeiros. Há uma previsão de gastos em torno de 24 milhões de reais, mas o dinheiro ainda não está garantido, pretendem obtê-lo através de emendas parlamentares, recursos do estado e união.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Nova delegacia velhos problemas

Hoje às 19 horas será inagurada com nova sede em Juazeiro do Norte a 20ª Delegacia Regional de polícia Civil de Juazeiro do Norte no cruzamento das Av. Castelo Branco e Rua das Flores - um prédio muito bonito, muito vistoso - no entanto é a única delegacia da cidade com jurisdição adicional aos municipios de Caririaçu, Granjeiro, Barbalha e Jardim. Os recursos humanos são considerados escassos, real motivo pelo qual inquéritos policiais não andam. A aparelhagem é deficitária desde os veículos sucateados até aparelhos de informática. O valor gasto nesta bela delegacia daria pra construir em torno de três prédios mais simples: número que julgamos o mínimo necessário para nossa cidade, também considerando que cada uma dita coberta deveria ter sua própria delegacia. Portanto, concluímos que o modelo centralizado deveria ser abolido, e unidades simples, mais próximas da população devem ser criadas, além de centros especializados (narcóticos, defraudações, homicídios, etc...). Descentralização e profissionais efetivos devem substituir festas e bandas de música para a Delegacia Regional.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ramal pra Missão Velha

Por conta de grande prestígio e influência política do Padre Cícero a via férrea que originalmente se seguiria a partir de Missão Velha em direção ao Estado do Pernambuco sofreu um desvio para Juazeiro e posteriormente para Crato. Vários anos se passaram e com a retomada de grandes projetos ferroviários, como a Ferrovia Transnordestina, um novo desenho foi projetado ficando Juazeiro do Norte sem políticos influentes de fora deste novo traçado. Como consequência teremos em breve um ramal entre Missão Velha e Juazeiro com trilhos antigos em bitola métrica incompatíveis com o restante da malha que contará com bitola larga e diferente. Se nada for feito este ramal poderá deixar de existir assim como o ramal entre Juazeiro e Barbalha. Uma solução viável é seu uso para o transporte de passageiros de modo a beneficiar Pedrinhas, Sabiá, Grossos, Arraial, dentre outras localidades intermediárias até Missão Velha. Futuramente, quem sabe, o trecho seja reformado e adaptado para continuar fazendo parte da mesma malha ferroviária como um ramal importante da RMC.

Ramal para Barbalha

Inicialmente fora prometido o trecho Crato-Juazeiro, e foi estabelecido que num segundo momento seria implementado o ramal para Barbalha. Não sabemos se existe projeto, mas para quem não sabe anteriormente este acesso por via férrea se dava em grande parte pelo leito da atual avenida Ailton Gomes. Avaliações criteriosas poderiam fazer parte de estudo prévio sobre a viabilidade de outros itinerários, e um projeto definitivo poderia ser apresentado para a direção do Metrofor, para que possa ser aprovado e executado. Este projeto já existe? Se não, quem deve correr atrás?

Estação Fátima

Esta estação localizada no início da Av. Vírgilio Távora mais precisamente no seu cruzamento com a via férrea irá fortalecer a vocação daquela importante área de confluência, com destaque para seu centro comercial em torno do mercado do Bairro pio XII. Futuramente esperamos que esta área seja dotada de mais serviços atraídos pela facilidade do transporte ferrroviário.

Estação Pedrinhas

Grande esforço foi feito, mas não foi o suficiente para que o Metrô do Cariri se extende-se nesta primeira etapa até a vila Pedrinhas. Este lugarejo cortado pela via férrea sofreu nos últimos anos ocupação populacional rápida constituindo-se conjuntamente com o bairro Aeroporto na mais nova fronteira do povoamento de nossa cidade. Por conta da ocupação recente e rápida ainda carece de muitas melhorias em sua infraestrutura e uma estação de trem, poderia tornar esta vila num importante ponto de convergência de todas as arredondezas, fazendo do local uma área propicia para um novo centro comercial, que poderia ser impulsionado com um novo mercado público e um pátio para feiras livres.

Estação Franciscanos

Edificada ao lado da tradicional estação de trem de Juazeiro do Norte, que está prestes a se tornar um centro cultural, terá um grande significado por poder mostrar o novo ao lado do antigo. Para tanto esperamos contar com a restauração da nossa antiga estação, melhorando nosso acervo arquitetônico. No bairro do Recife, na capital pernambucana, temos um museu ferroviário com acesso direto para a nova estação de metrô com o mesmo nome, aqui também poderemos ter uma versão parecida. Ainda devemos registrar o interesse municipal em não adaptar a antiga estação conservando seus traços originais. Arcando com o ônus da construção do novo prédio.

Estação Teatro

A estação defronte ao Teatro Marquise Branca é um importante ponto de interseção entre o transporte ferroviário e as principais linhas de ônibus da cidade e região. Sua adaptação e missão em integrar estes dois meios de transporte é essencial para o sucesso deste projeto e esboço para a criação do Sistema Metropolitano de Transportes Coletivos.

Estação São Pedro

Consta no projeto inicial a edificação de uma estação de trem no cruzamento da via férrea com a nossa rua mais importante, a Rua São Pedro, até agora não visualizamos nenhuma movimentação neste sentido. Achamos que possivelmente atrasos possam ocorrer pela necessidade de desapropriações, uma vez que é impossível a obstrução do tráfego de veículos para tal propósito na Avenida Carlos Cruz.

Estação Antonio Vieira

O trajeto da via férrea ao longo do bairro Antonio Vieira é marcado por processos de erosão que sofreram processos de drenagem locais, mais precisamente nas mediações da estação de trem do bairro. Esta estação vai proporcionar a construção de um forte elo com outras partes da cidade visto tratar-se de um bairro populoso e com necessidades de maior integração.

Metrô do Cariri

Obra prevista para ser inaugurada em 24 de novembro segue em sua reta final com uma pressa que deveria ter acontecido desde o momento inicial. O projeto inicial consta de 9 estações: 04 em Crato (Crato, Padre Cícero, Muriti, São José) e 05 em Juazeiro (Antonio Vieira, Teatro, São Pedro, Franciscanos, e Fátima). Há ainda muito espaço ocioso entre as duas cidades sendo o aumento da densidade populacional determinante para a edificação de novas estações.

domingo, 1 de novembro de 2009

Ferrovia Transnordestina

A ferrovia transnordestina trata-se de um arrojado projeto estruturante no interior nordestino. É sabido que com a globalização bens de consumo podem ser produzidos em qualquer lugar do planeta e necessitam de infraestrutura necessária para seu escoamento de forma ágio e econômica. A navegação marítima e o transporte ferroviário são duas formas baratas e competitivas capazes de envolver grandes quantidades. Neste contexto a Região Metropolitana do Cariri(RMC) poderá ser um grande centro produtor e estará diretamente ligada aos portos do Pecém-CE e Suape-PE, além de potenciais ligações futuras com a Ferrovia Norte-Sul e outros que nos integrem com outras regiões economicamente importantes. Achamos que a Ferrovia Transnordestina passa muito próximo de Juazeiro do Norte e precisa ser destacada como uma fronteira de nosso desenvolvimento. A interligação entre os meios de transporte existentes e não existentes deve ocorrer, destacando a via área (defendemos um ramal da Transnordestina até o Aeroporto Regional do Cariri que poderá contar futuramente com um Terminal de Cargas) e rodoviária por acesso direto entre as cidades de Missão Velha e Juazeiro do Norte. Sua concretização também poderá viabilizar um centro logístico capaz de distribuir insumos e produção local para um grande raio de consumidores.

Infraestrutura Ferroviária no Cariri

Duas importantes obras ferroviárias estão em andamento em nossa Região Metropolitana: A Ferrovia Transnordestina com destaque para Missão Velha e o Metrô do Cariri constituído de linha singela entre os municípios de Crato e Juazeiro. São meios de transporte de carga e passageiros, respectivamente. Faremos a seguir uma série de postagens sobre o assunto promovendo o debate sobre o tema.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Acidentes na Ce-293 (trecho Missão Velha-Barbalha)

Na última semana a rodovia CE-293 foi palco de dois acidentes: 0 1° ocorreu entre um ônibus de romeiros e um veículo de cargas responsável pelo transporte de cana-de-açúcar que trafegava de forma clandestina a noite, e que saiu sem prestar socorro. O 2° envolveu um motorista e um menor de seis anos de idade que foi socorrido pelo condutor e levado ao hospital onde foi atendido e recebido devidos socorros. Revoltados com a última situação a comunidade local interditou a rodovia proibindo a passagem de várias pessoas, inclusive de doentes se deslocando para assistência médica de urgência. Se usassem as suas respectivas consciências esta gente deveria lembrar que o condutor que provocou o acidente dos romeiros deveria fazer parte desta mesma comunidade, e eles não se preocuparam em achar o responsável e solicitar providências. Os maiores responsáveis pelo acidente com este menor são os próprios pais negligentes. Portanto, concluimos que os dois acidentes foram causados por falhas de membros da própria comunidade local. Achamos que uma boa resolução seria a construção de uma avenida entre o Aeroporto Regional do Cariri e a cidade de Missão Velha, diminuindo o tráfego naquele local, consequentemente os acidentes.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Inauguração da Verdes Mares Cariri com Padre Marcelo Rossi

A inauguração da TV Verdes Mares Cariri contará com a presença do Padre Marcelo Rossi. Será a primeira vinda do reconhecido padre a Juazeiro do Norte e região. A festa ainda com vários detalhes em aberto (como por exemplo o local, que possivelmente acontecerá no Parque de Eventos Padre Cícero) é destaque do Jornal do Cariri e está programada segundo o mesmo para o próximo dia 28 de Outubro. A TV iniciou suas atividades em carater experimental no último dia 1° de outubro e conta com 04 equipes de reportagens que exibem suas matérias em parte do CETV 1ª Edição. Outros espaços destinados há programação local pela Rede Globo, como: Bom Dia Ceará, CETV 2ª Edição, Globo Esporte Local e Nordeste Rural são editados na emissora homônima da capital. Esperamos que em breve haja aumento do espaço para a programação local gerada no Cariri e as cidades cobertas tenham uma melhor cobertura. Sugerimos a substituição do Quadro "Meu bairro na TV" por outro que contemple os 66 municípios cobertos pela nova emissora. A diminuta cobertura jornalística atual diverge da expectativa criada pela ampla campanha publicitária deflagada pelo Sistema Verdes Mares dias antes do inicio das atividades de TV Verdes Mares Cariri e abre um nicho de mercado exclusivo a ser ocupado pela Tv Verde Vale, que aos trancos, barrancos e muitas críticas têm uma programação predominatemente local e valorizada por muita gente. O próprio Sistema Verdes Mares teve ciência disto ao lançar a Tv Diário em Fortaleza. Mas enquanto na capital Diário e Verdes Mares são empresas do mesmo grupo, em Juazeiro: Verde Vale e Verdes Mares Cariri são concorrentes!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Novo vôo da Oceanair no velho aeroporto com promessas de soluções paliativas

Enquanto merecidamente o Aeroporto Internacional Pinto Martins receberá 500 milhões em investimentos para se preparar para copa do mundo em 2014. O Aeroporto Regional do Cariri não receberá nenhuma importância para receber seu quinto vôo diário programado para início de suas operações em 17 de Dezembro de 2009 pela empresa Oceanair - com destino para São Paulo sem escalas. Projetos paliativos agendados para o segundo semestre do ano que vem, nos fazem aguardar ampliação dos atuais 840m² para 2 mil m². Já a edificação de um novo Terminal de Passageiros em caráter definitivo com 9 mil m² não tem ainda data prevista. Há esperanças de sensibilização no próximo dia 6 de novembro, por ocasião da visita do presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Barbosa, no entanto achamos que até o presidente Lula (correligionário do nosso atual prefeito) já passou por aqui várias vezes e nunca se sensiblizou com a questão. Ou estamos enganados e este primeiro vêm a pedido do nosso Presidente da República? Ou devemos atribuir este mérito aos dois deputados federais que lançaram na mídia foto com o Sr. Murilo Barbosa? De certeza só podemos afirmar que se Juazeiro não comportasse melhorias e necessitasse de investimentos no seu aeroporto não tinha presidente, prefeito, e deputados que conseguissem fazer nada pelo assunto.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Família Juá

Parabenizamos o empreendedorismo da marca Sabão Juá, ao inaugurar nova fábrica nas proximidades do Parque de Eventos Padre Cícero totalizando agora 03 unidades fabris. (02 em Juazeiro e 01 em Ipaumirim-CE). A empresa aumentou sua linha de produtos e raio de distribuição, passando a ser vendida em toda região nordeste. Uma boa oportunidade de divulgação no cenário nacional seria patrocinando o Icasa na Série B. As empresas precisam se unirem para crescerem, uma parceria como essa, pode ser revertida em bons lucros para ambos os lados.

Pague Menos fora do Pirajá

Infelizmente a Rede de Farmácias Pague Menos fechou sua filial no bairro Pirajá. Felizmente nem por isso o bairro ficou desassistido deste seguimento comercial que até ganhou novas lojas neste setor, mantendo-se com grande diversidade de estabelecimentos. Concluimos que os comerciantes locais tem força suficiente para desbancar grandes redes. Viva a concorrência!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desafetividade: Consequências do monopólio da Guanabara

Não perdemos apenas o glamour das antigas empresas: Rápido Juazeiro e Rio Negro. Perdemos serviços dignificantes a bordo dos ônibus para Fortaleza ora literalmente explorados pela Guanabara, como: lanches, água, refrigerante, café, chá, entreterimento principalmente nas viagens diurnas com filmes e clips, e mais recentemente também perdemos o conforto das mantas. Mas as passagens não deixaram de subir e chegam a concorrer com as empresas aereas - Gol e Oceanair. Se antes, Juazeiro e Crato contavam com horários diferenciados e exclusivos diminuindo o tempo entre estas cidades e a capital, hoje passageiros ao embarcar nestas duas são obrigados a passar pelo Brejo Santo, o quê aumenta o percurso em 40 minutos, muitas vezes para beneficiar um ou dois passageiros. A capital do Cariri Oriental antes contava com seus próprios horários para Fortaleza, constituindo uma linha a parte onde eram oferecidos serviços visando o melhor para cada cidade. Saudades! E ai, vamos deixar por isso mesmo?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Novos semaforos

Fomos surpreendidos com novo semáforo colocado nos cruzamentos das ruas São Pedro e Rua Leão XIII, o modelo muito mais luminoso e dotado de contagem regressiva incrementa a sinalização de trânsito dando maior comodidade aos pedestres e condutores de veículos. Outro ponto positivo é a realização de serviços nos fins de semana e no período noturno. Parabenizamos os idealizadores destas iniciativas e que continuem criando ou até mesmo copiando o que há de melhor para Juazeiro do Norte!

domingo, 11 de outubro de 2009

Gás Natural

A competitividade das empresas está atrelada em grande parte aos seus custos, Juazeiro do Norte e Região do Cariri não podem viver apenas dependendo de incentivos fiscais para a instalação de industrias, como ocorre em outras regiões cearenses. Outro quesito importante é a utilização de matriz energética menos poluente, principalmente por nossa região ser formada por um vale, onde diferentemente do litoral em que os gases se dissipam na atmosfera com facilidade, aqui gases poluentes têm mais dificuldade e podem se concentrar em torno das grandes cidades . O Gás natural reune estas qualidades, reduz custos por preço mais em conta e é uma energia limpa. Nossa capital e parte da região metropolitana contam com a distribuição de gás natural gerenciada pela Cegás- Ceará Gás. Esta empresa apesar de usar o nome do estado resume sua área de atuação a pequena parte do estado citada. A interiorização do desenvolvimento deve consistir de dar a outras regiões igualdade de condições para competir por investimentos. O Gás natural é uma necessidade para o Cariri e sua distribuição é viabilizada por gasoduto. O gasoduto mais próximo daqui no Ceará fica na cidade de Pacajus (poderíamos postular um gasoduto a partir desta cidade passando por Chorozinho, Quixadá, Quixaramobim, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea Alegre, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha). O Pernambuco têm projeto para a construção de um grande gasoduto - de Recife a Araripina. A Paraíba tem projeto semelhante se estendendo do litoral até a fronteriça cidade de Cajazeiras. E o Ceará? O que têm? Até o momento uma grande concentração de investimentos. Isso precisa mudar! Esta obra de infraestrutura - um gasoduto - deve ser carro chefe da discursão eleitoral em 2010.

Nova escola profissionalizante

Alunos do Bairro Antonio Vieira e adjascências guanharão dentro em breve uma escola estadual em período integral - onde no período matutino os alunos se dedicarão às atividades curriculares do ensino médio e a tarde aprenderão um ofício sendo neste turno ministrado formação técnica, permitindo ao final do curso habilitação profissional e ingresso no mercado de trabalho com uma profissão definida. A medida é importante, pois fornece ao mercado de trabalho mão de obra qualificada, uma das medidas necessárias para o Cariri competitivo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ultimato para poluição visual

A prefeitura de Juazeiro através da SEMASP - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos esta notificando todos os donos de placas e solicitando a retirada das placas publicitárias num prazo máximo de 60 dias contados após o recebimento desta notificação. A ação foi determinada após análise do Código de Posturas do Município disponível no site da prefeitura (www.juazeiro.ce.gov.br). A medida é necessária mas nos limitaremos a acompanhar e daqui a dois meses mediante os resultados parabenizar ou não. Seria muito bom e coincidiria com o período natalino, onde a cidade poderia se enfeitar e aparecer com outra cara.

Próximo ano tem clássico no Romeirão?

Achavámos que Guarani e Icasa passariam mais um ano sem se enfrentar por se encontrarem em competições distintas do nosso futebol. De repente recebemos a notícia da decisão judicial - que ainda cabe recurso - em que Guarani e Limoeiro são punidos, reconduzidos a segunda divisão e substítuidos por Uniclinic e Tiradentes na elite do nosso futebol. Fica a pergunta: Próximo ano tem clássico no Romeirão?

TV Jangadeiro no Cariri

Detentora de muito prestígio no meio publicitário a Região do Cariri está recebendo uma cobertura jornalística especial por parte da TV Jangadeiro gerada em Fortaleza-CE: diariamente às sete horas da manhã a emissora mantém um noticiário voltado para nossa terra. A medida infelizmente poderia ter ocorrido a mais tempo, seria muito mais respeitada e felicitada. Achamos que trata-se de uma maneira de concorrer com as emissoras locais (TV Verdes Mares Cariri e Tv Verde Vale). Certamente a TV Jangadeiro (proprietária de concessão de emissora de televisão na região norte a ser implantada) também deveria se preocupar com outras regiões do estado, ou quem sabe brigar por mais uma concessão no Cariri e lançar a TV Jangadeiro Cariri. (afinal já temos verdes mares para colocar uma jangada!!!!!!).

Policiamento Militar Metropolitano

A RMC deveria contar com um Batalhão de Policiamento exclusivo e sede de Pelotões e companhias especilizadas (CPRV, Cavalaria, GATE, Ronda do quarteirão, serviço de inteligência, policiamento ambiental, e canil). Todas estas modalidades são necessárias e têm ações especificas. O Ronda do Quarteirão é um modelo de policiamento ostensivo com a participação comunitária. É válido, louvável, mas precisa de uma rede articulada e apoio em ações estratégicas. "É o PSF da segurança, mas sabemos que o PSF precisa do apoio de hospitais, UTI's, etc..."Da mesma forma a polícia também precisa de uma rede hierarquizada. O Crajubar possui grandes acontecimentos, como: ExpoCrato, Festa de Santo Antônio, JuaForró, Romarias, Jogos de futebol, etc... Não pode frequentemente recrutar o policiamento de outras partes do estado deixando estas localidades desprotegidas. O efetivo tem que melhorar em quantitativo e qualificação.

Polícia Civil Metropolitana

A Polícia Civil da RMC merecia ter um chefe: um delegado geral metropolitano. Os seis municípios limitrofes do Crajubar poderiam contar em suas sedes e principais distritos individualmente com delegacias metropolitanas funcionando em horário comercial e com delegado próprio: Jardim, Missão Velha, Jamacaru, Caririaçu, Farias Brito, Ponta da Serra, Nova Olinda e Santana do Cariri. As cidades de Crato e Barbalha merecem delegacias com equipes completas de plantão 24 horas. E Juazeiro do Norte poderia sediar ou uma Sede Metropolitana da Superitendência da Polícia Civil com divisões de investigações especializadas ou agrupar delegacias especializadas (Defraudações, Narcóticos, Turista, do menor e Adolescente, da mulher, etc...)e no mínimo 3 distritos policiais ( Centro, Triângulo Crajubar e Novo Juazeiro). Projetos de resolutividade local e conforto para as mais diversas comunidades da RMC devem ser colocados em prática. Sempre fomos contra a idéia de Delegacias Regionais: onde uma única delegacia teoricamente responde por várias cidades e na prática não faz nada.

CE-385 (Caririaçu-BR-230)

Muitas esperanças e expectativas com a ordem de serviço para pavimentação asfáltica da CE-385. Espera-se que em no máximo 540 dias esta obra faça parte da nossa realidade. Este novo corredor de desenvolvimento irá alavancar a economia caririense, com destaque para o município de Caririaçu. Não conhecemos detalhes sobre o projeto, mas esperamos que a via seja construida nos mais modernos padrões de engenharia, visando segurança em primeiro lugar. Algumas obras se tornaram complementares: anel viário metropolitano, pavimentação da CE-060 (trecho entroncamento com a Ce-385-Granjeiro), e pavimentação da CE-286 (do entroncamento da CE-385 até Aurora). Aguardem!!!

Intervenção da Policlínica

Novamente foi prescrito para a saúde de Juazeiro uma intervenção, desta vez na policlínica (antigo Pronto Socorro). A medida amplia a rede de assistência secundária em Juazeiro com mais uma unidade: informações preliminares dão conta que após reforma inicial funcionará no local serviço de urgência 24 horas. Achamos uma medida significativa, mas em nome da população fazemos algumas críticas construtivas: não podemos esperar que em menos de um ano de gestão haja a resolução dos problemas de vários anos na saúde. A interdição ao nosso ver visa medidas de choque com a esperança de soluções rápidas, porém de caráter provisório. Pensando assim, outras medidas a médio e longo prazo devem ser adotadas. Devemos lembrar que o HRC- Hospital Regional do Cariri, obra a ser entregue segundo seu cronograma em Junho de 2010, é uma obra do Governo do estado para casos de atenção terciária, e a prefeitura de Juazeiro não deve se imaginar como dona desta instituição, nem tão pouco querer lotá-lo com problemas de níveis de complexidade inferior. Assim Juazeiro precisa em caratér definitivo de um bom hospital geral e de nível secundário.

Regulamentação dos serviços de transportes coletivos

Juazeiro do Norte viveu momentos de pressão por parte dos representantes do transporte alternativo para a implantação deste serviço em nossa cidade. Achamos que esta modalidade é importante e deve ser viabilizada, mas algumas considerações devem ser feitas: as empresas de ônibus devem ter obrigações com os usuários: o número de veículos devem ser suficientes, a frota deve ser constantemente renovada (julgamos ideal a principio no máximo 10 anos de uso para cada veículo), e a viabilidade financeira das linhas de ônibus devem ser estudadas: nos itinerários inviáveis para grandes veículos, deve ser implantado o transporte alternativo. Estes também poderiam percorrer caminhos diferentes, " alternativos". Estamos aqui para advogar os interesses do povo, sem pactuar com erros e vícios de empresários de ônibus e nem de "topiqueiros". São considerados problemas: direção perigosa por parte dos topiqueiros, estacionamento nas paradas de ônibus a espera de passageiros prejudicando fluxo e irritando os mesmos, excesso de veículos acarretando inviabilidade econômica para a exploração das linhas. Se não houver uma regulamentação do setor com direitos e deveres poderemos em breve visualizar informalidade do setor, e assim termos muitas frustações e não termos a quem reclamar. O usuário merece conforto, respeito - uma licitação com a inclusão de garantias de qualidade ao serviço prestado poderia resolver este problema. Quanto aos ônibus velhos e sucateados estes deveriam ser colocados numa viagem apenas de ida: para o ferro velho!!!

Regulamentação dos serviços de táxi

Existem habitualmente três tipos de modalidades para o pagamento dos serviços de fretamento de táxis: ajuste prévio do serviço entre ambas as partes (meio mais comum em Juazeiro do Norte), pagamento mediante marcação de medidor - o taxímetro (o que achamos mais justo) e a afixação de tabela pelo prestador do serviço de acordo com o destino (adoção comum nos aeroportos). Serviços de rádio-taxi são excelentes opções para driblar cooperativas que praticam preços mais elevados. É função do poder municipal regulamentar e fiscalizar esta atividade: regras devem ser criadas e o serviço deve ser mais transparente permitindo a proteção do usuário e evitando abusos com preços extorcivos. Esperamos que a prefeitura não fuja da sua responsabilidade e passe por cima de qualquer tipo de pressão por parte da classe dos taxistas e faça valer o direito de ir e vir com segurança e honestidade.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Obsessão pela velha usina Zé Bezerra

Os proprietários da velha usina Zé Bezerra desativada há décadas e com localização estratégica no centro da cidade têm um grande patrimônio imobiliário que pode ser desdobrado nos mais diversos tipos de investimentos. Mas seus mesmos proprietários, pertencentes a família tradicional e abastarda e sem necessidades financeiras imediatas e mediatas preferem expecular e segundo informações colhidas avaliam este imóvel atualmente em 18 milhões de reais. A prefeitura vêm sendo a inquilina a várias gestões e com as mais diversas orientações partidárias. Os valores destes sucessivos contratos nunca foram divulgados. Aliado a este movimento de expeculação a Câmara de vereadores entrou em cena apontando projetos para a área. Isto virou obsessão e somente contribui com a expeculação sobre o local. Do outro lado da rua, por exemplo tem uma garagem de uma empresa de ônibus muito maior que poderia ser negociada. O Colégio Batista na Rua São Paulo, a Bopil na Rua São Pedro, a Inboplasa no início da Av. Padre Cícero, a antiga Cariri Oléos, entre outros, são locais que podem ter suas sedes transferidas sem prejuízo para as respectivas empresas e podem abrigar outros grandes empreendimentos. E ainda: com 18 milhões se faz tanta benfeitoria que pode-se transformar um local sem valor nenhum em um lugar desejado e muito cobiçado. Abre o olho Prefeitura para não apenas protagonizar este jogo de especulação imobiliária!!!

Sugestão de mudanças na Rua Monsenhor Esmeraldo

Sugerimos ao Demutran que a Rua Monsenhor Esmeraldo tenha tráfego predominantemente em sentido único no sentido Pirajá-Centro. Para tanto algumas mudanças devem se associar a este propósito, dentre elas: A Rua São Domingos (atual Av. Carlos Cruz) deveria ter sentido único em suas duas marginais ao leito da via férrea, no sentido Centro-Pirajá (com a marginal imediatamente paralela a Rua Todos os Santos destinada ao tráfego mais intenso e a outra marginal mais próxima aos Franciscanos destinada apenas o trânsito local). A outra lateral do Santuário Franciscano: A Rua D. Pedro II, poderia ter o sentido oposto ao da Rua Monsenhor Esmeraldo, ou seja: Centro -Pirajá. E ainda: A Rua Monsenhor Esmeraldo teria mão dupla em trecho curto da Praça José Geraldo da Cruz até Av Airton Sena permitindo desvio do tráfego no Sentido Centro-Pirajá à direita pela Rua São Domingos e à esquerda pelas Avenidas Airton Sena e Rua D. Pedro II. A sugestão se baseia em acidentes recentes que culimaram com vítima fatal na Rua D. Pedro II, permissão de tráfego rápido no sentido Pirajá-Centro - pois a rua São Domingos do lado dos Franciscanos é péssima para isso e se fosse mudada prejudicaria pedestres que gostam de realizar caminhadas no espaço, e por último: o local é um ponto turístico importante convivendo com grandes engarrafamentos na época de romarias.

Análise política do Governo Estadual

Vamos supor que o governo estadual conclua todas as obras e mantenha todas as medidas já iniciadas : Metrô do Cariri (antigo trem do Lúcio Alcantara), Ceasa, Centro de convenções, Hospital Regional do Cariri, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Especialidades Médicas, reforma e ampliação do número de delegacias, Pavimentação da CE-385 techo BR-230-Caririaçu, Conclusão do Centro de Apoio aos Romeiros, Implantação do Ronda do Quarteirão, etc... Com certeza será usado tudo isto para tentar sua reeleição. Duas coisas devem ser pontuadas: 1- As medidas foram importantes, o conjunto de obras válido, mas fomos tratados com menores investimentos que as outras regiões, como Sobral e Região Metropolitana. Deixo a pergunta: Porquê isto ocorreu? 2- As medidas representam um conjunto de ações de um governo proposto para quatro anos, qual o projeto para os próximos quatro anos caso o atual governo seja mantido? E ainda: O quê os cidadãos caririenses vêem como necessidades prioritárias a serem realizadas pelo governo estadual, já se pensando no próximo mandato? ( por favor, opinem!)