sábado, 8 de agosto de 2009

Grande Novo Juazeiro

Após a Várzea das Timbaúbas em direção ao leste localiza-se uma grande parte da cidade de Juazeiro do Norte formada pelos bairros: Aeroporto, Brejo Seco, Campo Alegre, José Geraldo da Cruz, Leandro Bezerra de Menezes, Novo Juazeiro, Pedrinhas, Timbaúbas, Tiradentes; e se considerarmos a margem oriental da avenida Ailton Gomes ao sul temos ainda os bairros: Planalto e Cidade Universitária, além de alguns sítios, como: Touro, Gavião, Gaviãozinho, Sabiá. Inquestionavelmente esta área concentra grande parte dos nossos cidadãos, no entanto não observamos investimentos públicos significativos e proporcionais a grande densidade urbana encontrada. Num rápido levantamento não relacionamos nesta parte da cidade: cartórios, agências bancárias, correios, loterias, mercados públicos, rodovias estaduais, hospitais - quer públicos ou privados, delegacias, companhias de policiamento, parques de exposição, CEASA's, centros de convenções e muitas outras necessidades. Estamos pesquisando dados populacionais para não publicarmos dados falsos, mas dados preliminares revelam que a população do batizado GRANDE NOVO JUAZEIRO é consideravelmente maior que o da cidade de Barbalha e não fica muito atrás da população da cidade do Crato. Sugerimos pleitearmos investimentos públicos de forma descentralizada, assim mudar a lógica de divisão por 3 para 5: um para o Grande Novo Juazeiro, um para o Horto, um para o Crajubar (vide postagem anterior), um para Crato e um para Barbalha, seria muito mais justo!

2 comentários:

  1. Uma pequena observação para os amigos do blog.

    Quando falamos no Bairro Aeroporto é preciso entender como sendo Vila Pedrinha, Vila São Francisco e Vila Nova. Segundo dados dos agentes de endemias, confirmarei com os documentos, há mais moradores neste setor, relativamente novo, começado efetivamente a ser habitado com mais frequência já a partir do ano 2000 que no Frei Damião (Mutirão) habitado desde a década de 70.

    Considero muito inteligente a observação e sugestão do blog, contudo se é acertada demograficamente não se pode dizer o mesmo geograficamente falando.

    Parabéns pelo blog e abordagem das idéias.

    ResponderExcluir
  2. Nos baseamos com relação aos bairros no livro Juazeiro do Norte - Seu Espaço Físico - 3a Edição, do autor Mario Bem Filho. Este espaço é democrático e aceita qualquer tipo de críticas, desde que construtivas. Solicito ao comentarista informar, se possível, motivo para não concordar com as observações geograficamente falando para que possamos ampliar o debate, e ou ficarmos cada um com nossas respectivas opiniões, ou que um convença o outro baseado em seus argumentos. Obrigado pelo comentário e pela felicitação.

    ResponderExcluir