quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ceasa Cariri poderá ser inaugurada em Abril

 A previsão de início de funcionamento da Central de Abastecimento (Ceasa) do Cariri deverá acontecer até o mês de abril neste município. Em março completa um ano que foi iniciada a obra, que irá absorver a produção de hortifrutigranjeiros local. A gerência do Ceasa esteve na última quinta-feira em Fortaleza, para realizar uma avaliação da obra, que teve atraso no início do seu lançamento, em março do ano passado, pelo governador do Estado, Cid Gomes, em virtude de alguns dias depois a construtora que havia vencido a licitação ter desistido. A estimativa inicial de investimento na obra pelo governo é de quase R$ 7 milhões, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas na região.

Com isso, a Ceasa centralizará o abastecimento de frutas e verduras da região. Atualmente, o mercado que absorve a maior parte dessa demanda é o mercado Pirajá, em Juazeiro. A Ceasa Cariri terá em sua estrutura inicial área construída de 6.317 m; 3.091 m de área para comércio; 68 boxes; 230 vagas para caminhões; 216 vagas para veículos de varejistas; 9.750 m de área de terreno a serem utilizados para administração, banco e estacionamento e 17.196 m de vias de circulação.

Os galpões e administração estão sendo construídos num dos pontos estratégicos da região, às margens da Rodovia Leão Sampaio. A Ceasa de Barbalha terá sete galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com agências bancárias, cartórios, lanchonetes, posto de gasolina e estacionamento.

O governo estima que pelo menos 33 municípios serão beneficiados com a implantação da Ceasa Cariri, que deve aumentar a geração de emprego e renda e contribuir para a economia da região. Fonte: DN

Achamos que a Ceasa Cariri irá organizar o seguimento atacadista na nossa região metropolitana, permitindo um redimensionamento para o setor varejista no Mercado do Pirajá, que atualmente concentra de forma caótica grandes negócios. A prefeitura deveria aproveitar a tercerização do setor para arrecadar fundos para a ampliação da rede de mercados em bairros ainda não contemplados, como também articular núcleo de apoio a CEASA, em Fortaleza, por exemplo, existe o Mercado São sebastião, que divide atividades de distribuição,conjuntamente com a CEASA, localizada em Maracanaú-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário