quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Porto Seco

O Distrito Industrial do Cariri compreende uma área de 250 hectares, este espaço, hoje localizado entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, concentra os principais ramos de produção industrial da região: calçados e materiais de procedimentos construtivos como cerâmica, gesso, metal, cal e madeira. Dezenas de empresas integram o parque industrial, privilegiado por estar em um território de grande abundância mineral e hídrica.


Tendo em vista a importante contribuição deste pólo ao desenvolvimento regional, ano passado o governo do Estado anunciou novas ações e investimentos para melhor aproveitamento da área. Uma análise elaborada pela (ADECE), Agência de Desenvolvimento do Estado está sendo concluída para viabilizar perspectivas de crescimento para o setor da indústria do Cariri.

O projeto prevê mudanças com a reestruturação e extensão do Distrito com a construção de vias de acesso a outros municípios, entre eles, Missão Velha, por facilitar o escoamento da produção, através da ferrovia transnordestina e a cidade de Crato, que já é bem próxima ao local com a interligação do bairro São José.

Segundo informou o coordenador da Secretaria de Cidades do Ceará, Fernando Sampaio, o plano ainda está em fase de estudo e até então não foi aprovado pelo executivo. Mas, já se sabe que a idéia pretende integrar as novas áreas e todo distrito em uma zona de processo de exportação e importação, iniciando a construção de um Porto Seco, com insumos e produtos nacionalizados. A idéia inclui um programa de estímulo a vinda de empresas de grande porte ao Cariri.

Para o diretor da empresa Trevo Drywall, a reestruturação do distrito permitirá a melhoria em muitos aspectos. “Precisamos de uma área com maior mobilidade para caminhões, há também necessidade de alocar o distrito fora da área residencial, já que haverá 40 a 50 carretas transitando por dia nesta localidade”, explica.

Para o secretário Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte, Carlos Lins, a proposta deve considerar a alteração do atual território onde está localizado o distrito, por questões ecológicas. Segundo informou, as matrizes produtivas se encontram próximas a área de mineração e a extração de carbonato de cálcio provoca a formação de resíduos como a laterita, que poderia contaminar o aqüífero subterrâneo, onde estão localizadas as indústrias. Fonte: JC

O desenvolvimento alcansado pela Região Metropolitana do Cariri, liderada por Juazeiro do Norte, trazem exigências de modernização em nossa infra-estrutura. O setor de logística, que compreende armazenamento e distribuição de produtos e insumos diversos, precisa de área específica para movimentação de mercadorias e conteiner's, pensando nisso é muito positivo a idealização de um Porto Seco, usando como base às proximidades do Distrito Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário