Por essa a população de Granjeiro não espera. O DER (Departamento de Edificações e Rodovias) proibiu os veículos que transportam passageiros de virem até o município de Juazeiro do Norte. Trata-se da maior demanda em termos de destino final e a população se diz prejudicada e reclama contra a decisão. Antes feita por um caminhão e um microônibus, a linha foi reduzida e tem a cidade de Caririaçu como ponto final.
Ou seja, os passageiros pagam até àquela cidade e são obrigados a desembolsar o equivalente a outra passagem para chegar ao Juazeiro. O complemento da viagem se dá por meio do serviço de transporte de Caririaçu o qual não aceita a linha estendida diretamente até Granjeiro. Melhor para a cooperativa de transportes e pior para os granjeirenses que alegam não ter a quem recorrer.
Eles recordam que o caminhão e o microônibus pegavam as pessoas em suas residências no Granjeiro e deixavam em lugares próximos ou até no destino final em Juazeiro. "Se não oferecia conforto, pelo menos comodidade", observa a doméstica Raimunda Félix dos Anjos. Os comerciantes daquela cidade já advertem que terão de aumentar o preço da mercadoria pela necessidade de pagar frete da mercadoria até Caririaçu em táxi.
O problema é que as Topics e o ônibus não levam suas bagagens normalmente compostas de pesados ou altos volumes. O problema agora não é apenas a estrada, mas a questão do transporte e quem se arriscar pode ser penalizado. Tem pessoas que pagam, por exemplo, passagem entre Granjeiro e Caririaçu, entre Caririaçu e a Praça Padre Cícero e da Praça Padre Cícero ao destino final.
Fonte: Miséria
Achamos que Juazeiro e Granjeiro necessitam dese intercâmbio que deve ser cada vez mais estreito entre as duas cidades. Mesmo sem Granjeiro fazer parte do RMC - Região Metropolitana do Cariri, é vizinho a Carririaçu, terá trecho da Rodovia Padre Cícero como ligação, necessita do asfaltamento da CE-060, entre a cidade e o entroncamento com a CE-385, e de elo com um Sistema Integrado de Transportes Coletivos, que Caririaçu neste primeiro momento de projetos encontra-se errôneamente excluído.
O Sistema Integrado Metropolitando deveria contar com uma linha axial: Terminal Triângulo-Caririaçu (saindo de um futuro terminal a ser edificado no Bairro Triângulo com integração com ônibus para Missão Velha, Barbalha e Crato; passando por Estação Metrô Teatro - com outra possibilidade de integração - seguindo pelo Centro; passando em outro terminal a ser edificado nas proximidades a Matriz, seguindo pelas vilas 3 Marias, Pelo Sinal, Padre Cícero até terminal metropolitano de Caririaçu de onde deveria haver linhas alimentadoras do sistema para: Lavras, Caririaçu, Várzea Alegre, e Aurora).
Nenhum comentário:
Postar um comentário