terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SEMASP REALIZA REFLORESTAMENTO DO PARQUE ECOLÓGICO DAS TIMBAÚBAS

Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), realiza reflorestamento do Parque Ecológico das Timbaúbas, com o objetivo de recuperar a vegetação através do plantio de mudas de espécies frutíferas e florestais.
A ação esta inserida no Programa Juazeiro Sustentável, que entre outras medidas prever o plantio de sete mil mudas das espécies: angico, aroeira, copaíba, freijó, jatobá, oitizeiro, pequi e timbaúba, que serão plantadas nas áreas degradadas do parque que ocupa uma área de 60 hectares. Segundo Aldeir Lima dos Santos, gerente de uso e ocupação do local, já foram plantadas mil mudas e neste período chuvoso acontecerá o plantio de mais três mil.
Para o secretário Roberto Sampaio é necessário preservar a vegetação do parque, ele diz que o plantio será feito entorno das trilhas ecológicas e áreas de lazer, recuperando também a várzea das timbaúbas, protegendo seus mananciais, proporcionando assim, melhor qualidade de vida para a população de Juazeiro do Norte.
Fonte: site da PM de Juazeiro

Achamos a medida acertadíssima, mas é preciso lembrar que a Várzea das Timbaúbas se extende muito além dos limites do nosso Parque Ecológico das Timbaúbas. A falta de continuidade de realizações em gestões passadas gera um sentimento de impotência para nós que fazemos o Juanews. Pois a área do parque era pra ter sido ampliada com a construção de duas avenidas marginais, desde a Av Castelo Branco, passando pela Av Vírgilio Távora, se extendendo até a Via férrea. Entre estas duas avenidas, na parte mais baixa, ficaria a área de preservação ambiental permanente. Esta área sim urge por cuidados!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário