quinta-feira, 1 de julho de 2010

De onde virá inspiração para a expansão do Cariri Shopping?


LAS VEGAS

Diretores da Tenco, Adriana e Eduardo Gribel, com os Diretores da Magus Investimento, Gustavo Agostini e Marco Antônio Ribeiro, num evento mundial sobre Shopping Centers, ocorrido em Las Vegas, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram retratados projetos sobre a expansão do Cariri Shopping, de Juazeiro do Norte, que o tornará o maior do interior do Nordeste.

Fonte: JC


Recebemos e-mail anônimo onde é feito um comparativo entre o Cariri e Sobral onde informa que a Princesinha do Norte terá o maior Hospital do interior do Nordeste, e deverá ganhar uma galeria a ser batizada de Shopping Sobral, diz também que terá a TV Sobral, e que a cidade é um grande centro universitário.

Certamente no que o concerne a investimentos públicos (o hospital) a cidade é privilegiada pela sua força política (feudo dos Ferreiras Gomes), e sabemos ser desproporcional a canalização de recursos públicos para lá. Já sobre investimentos privados Juazeiro do Norte e Cariri é diversificadamente prestigiado, como, por exemplo: um Shopping em expansão que será o maior do interior nordestino e o seu segundo Shopping em construção. O aeroporto conta com 4 voos diários, e há perspectivas de novas empresas e consequentemente novos voos. Temos duas TV's (Verde Vale  e Verdes Mares Cariri - empresa do SVM que não se interessou pela concessão na zona norte que ficou com a TV Jangadeiro), Juazeiro também concentra o maior número de cursos universitários do interior do Ceará, tem sua economia com predomínio no setor terceário. A dinâmica do mundo mostra que cidades industriais são muito vulneráveis a mudanças, assim com aconteceu no ABC Paulista, que já amargou a perda de grandes empresas para outras localidades. Já o setor de serviços tantam empregam mais, como solidificam mais a economia de um povo.

Lembramos ainda que haverão maiores investimentos públicos no Trem de Sobral e que há uma estratégia de que obras com menores investimentos no Cariri antecedam a inauguração de empreendimentos em Sobral, para desviar a atenção do povo para as dimensões dos investimentos nos dois locais.

Felizmente nada é para sempre. Juazeiro do norte teve seu apogeu político na figura do Padre Cícero, que não morreu na fé do povo nordestino, mas não deixou lideres locais que o sucedessem a altura. Com os Ferreiras Gomes não será diferente, ai a Grendene, por exemplo, não terá motivos para ficar mais lá, e poderá sair Brasil a dentro atrás de melhores benefícios fiscais. Isto seria para cidade de Sobral a mesma coisa que acabar em Juazeiro com os ciclos das romarias. O que seria mais provável acontecer?

2 comentários:

  1. Ampliação

    O Cariri Shopping teve sua expansão anunciada com investimento de R$50 milhões. O shopping vai dobrar de tamanho até 2011, e passará de 90 para 180 lojas, sendo quatro âncoras, um hipermercado e cinco salas de cinema, com capacidade para 1.000 lugares. A área total construída será duplicada para mais de 42 mil metros quadrados, com ABL de 24mil m².

    fonte: Coluna DN

    ResponderExcluir
  2. Com o crescimento evangélico dos protestantes, a diminuição da fé, o materialismo... creio que Juazeiro sentirá mais cedo a decadencia. Canindé já está começando a sentir esse problema. Uma observação: Sobral possui mais centros universitários que Juazeiro: São 58 faculdades na cidade. Todas Fixas - estou excluindo as faculdades semi-presenciais.

    ResponderExcluir