quarta-feira, 7 de julho de 2010

Região Metropolitana do Cariri só existe no papel

É sabido a existência de um conglomerado urbano no interior do estado, trata-se da área de cornurbação envolvendo Crato, Juazeiro e Barbalha. Triângulo Crajubar para uns, JuaBC para outros. Sua criação foi por lei complementrar estadual nº 78 foi sancionada em 29 de junho de 2009, passados mais de um ano, onde avançamos?

O trem de superfície que liga Crato a Juazeiro do Norte, atrasado pelo atual governador do estado em quase 03 anos na sua implementação não dispoe de instrumentos de integração com outros meios de transportes. Cidades como Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, e Jardim não receberam nenhuma interferência com este projeto, uma vez que dependem basicamente de transportes alternativos.

Caririaçu e Missão Velha são os vizinhos pobres de Juazeiro do Norte que vêem a cidade polo crescer sem participar efetivamente deste crescimento, por serem podadas em relação a Crato e Barbalha, que dispõe de inquestionável melhor infraestrutura e recebem vultuosos investimentos às margens de seus acessos para Juazeiro, as Avenidas Padre Cícero e Leão Sampaio. 

Juazeiro do Norte ainda planeja sozinho seu Anel Viário - esta obra seria um excelente momento para novas ligações intermunicipais: Aeroporto - Missão Velha, Aeroporto-CE-293(trecho Barbalha-Missão Velha), Aeroporto-CE-060(trecho Vila 3 Maria-entroncamento com a entrada do Horto), Vila 3 Marias-Batateiras (via Areia Grossa, Vila São Bento), etc...

O Centro de Convenções do Cariri em obras em Crato é pequeno para os eventos da RMC, a CEASA em Barbalha estácom cronograma atrasado, o Hospital Regional do Cariri também é aquém do HRN, que será o maior do interior do nordeste numa cidade que não esta nem entre as dez mais populosas da mesma região.

Nada mudou, nada se fez, reconhecemos que Crato, Juazeiro e Barbalha estão integradas como sempre, mas não houve a inclusão dos demais municípios em projetos universais para toda a RMC - Região Metropolitana do Cariri que devem ser priorizados e empreendidos.

5 comentários:

  1. O "Centro de Conveções", em Crato, é um pirulito na boca de alguns cratenses com o objetivo de dizer que o governador fez algo por aqui. E o pior é que muitos já gostaram de duvidoso doce. Nada mal para um cidadão do naipe deste Cid Ferreira Gomes. Faz parte da forma detestável como ele governam. Eu gostei do trem, andei nele. Mas reconheço que deveria desde o início ser extendido para Barbalha, quem sabe até Missão Velha. Continuo acreditando que o parque de Exposições daqui do Crato deve passar por uma urgente reforma e ampliação para as áreas ociosas e nenhum pouco saneadas que ficam atrás do parque.

    O hospital regional me causa só uma estranheza: como será feita a seleção do pessoal? Em ano político isso cheira a escândalo e "QI". Um bom tópico aqui no blog seria sobre as contrataçõs para o hospital, sugiro.

    É compreensível que cidades como Missão Velha e Caririaçu, tanto por baixa densidade populacional como por diminuta classe média, sejam "podadas" por Crato ou Barbalha(termo equivocado utilizado pelo senhor). Não há poda. O que há é um movimento natural de serviços por onde há maior demanda. Fácil e nenhum pouco misterioso.

    Admiral.

    ResponderExcluir
  2. DEFENDEMOS MISSÃO VELHA E CARIRIAÇU PELOS PROJETOS ESTRUTURANTES A SEREM DESENVOLVIDOS EM AMBOS.

    CARIRIAÇU COM A RODOVIA PADRE CICERO QUE DEVE TER UM ELO DE LIGAÇÃO COM TODA REGIÃO METROPOLITANA.

    MISSÃO VELHA COM A FERROVIA TRASNORDESTINA E TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO.

    SABEMOS QUE CRATO É JUNTO COM JARDIM AS DUAS CIDADES MAIS ANTIGAS DA REGIÃO. E TÊM TODO UM CONTEXTO HISTÓRICO.

    MAS BARBALHA É UM TÍPICO EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO NO EIXO DA AVENIDA LEÃO SAMPAIO - LOCAL BARBALHENSE QUE CONCENTRA OS MAIORES INDIDES DE PROGRESSO NAQUELE MUNICÍPIO: CEASA, DISTRIBUIDORAS, INDUSTRIAS, ETC...

    ACREDITAMOS QUE UMA AVENIDA PARA NOSSOS OUTROS DOIS VIZINHOS: CARIRIAÇU E PRINCIPALMENTE MISSÃO VELHA PROPORCIONARÁ NOVOS CORREDORES DE DESENVOLVIMENTO.

    ResponderExcluir
  3. SE ME PERMITE A EXPRESSAO PIRULITO PODERIA SER EXTENDIDA A TODOS OS CARIRIENSES, E NÃO SOMENTE AO CRATO.

    HÁ UMA MANOBRA POLÍTICA DO ATUAL GOVERNADOR EM FAZER COISAS NO CARIRI AQUÉM DAS NECESSIDADES. ACREDITAMOS QUE SEM NADA PODERÍAMOS EXIGIR, E COM O QUE FAZ, ACHA QUE PODE RESPONDER QUE JÁ FEZ.

    RECEBEMOS E-MAIL DE UM SOBRALENSE QUE DIZ QUE ELES MERECEM MAIS INVESTIMENTOS POIS ARRECADAM MAIS. ACHAMOS QUE ELES REALMENTE ARRECADAM MAIS AS CUSTAS DE BENEFICIOS FISCAIS ANTERIORES, NUMA ÉPOCA QUE O CARIRI SOFRIA PROFUNDOS ARROXOS FISCAIS. E HÁ DETERMINADOS GASTOS ORIENTADOS PER CAPITA E NÃO POR ARRECADAÇÃO.

    COM A VINDA DE GRANDES VAREJISTAS, TEREMOS COMO UM DOS PRINCIPAIS IMPACTOS A FORMALIZAÇÃO DA ECONOMIA E O AUMENTO DA ARRECADAÇÃO. AÍ VEREMOS O QUE SERÁ DITO A PARTIR DE ENTÃO...

    ResponderExcluir
  4. Sobral pode não ter uma das 10 maiores populações do Nordeste, mas com certeza tem uma importância significativa na área da saúde(e também na educação, acho que vocês já devem ter visto nos grandes telejornais. O maior e mais importante hospital do interior do estado é a Santa Casa de Sobral, e somar-se-á a ele o maior hospital do interior do Nordeste, o Hospital Regional Norte, para atender uma população regional estimada em mais de 1,5 mi, bem superior ao do Cariri!

    ResponderExcluir
  5. Por falar em Crato, o que fez a tal MISSÃO Resgate, que asumiu a Radio Educadora do CRATO, e tirou a internet da Radio e nunca mais.É triste esse DOM Panico,interessado com a santificação de "santos", e não cuidar dos interesses da Diocese, muito mais da RADIO CATÓLICA.os evangelicos estão chegando.

    ResponderExcluir