quinta-feira, 1 de julho de 2010

REUNIÃO DISCUTIU USO DE TAXÍMETRO EM JUAZEIRO DO NORTE



Realizada na última sexta-feira, no auditório do palácio da Microempresa (SEBRAE), uma reunião entre representantes da Secretaria de Segurança e Cidadania, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Juazeiro do Norte e cerca de 50 taxistas.
O encontro foi aberto pelo secretário de segurança Cláudio Luz, que fez uma explanação sobre o trabalho desenvolvido por sua pasta através do DEMUTRAN, objetivando reduzir os problemas cruciais do trânsito da cidade. Em seguida, foram iniciadas as discussões em torno do Projeto de Lei para regulamentação da classe, uso do taxímetro, tempo de uso do veículo, adesivos padrões, bem como o sistema de transporte inclusivo, para o deslocamento de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida de forma temporária ou definitiva, como idosos e gestantes, além do público em geral.
De acordo com o projeto, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal em agosto, número máximo de permissões que vão operacionalizar o serviço, será de um táxi para cada mil habitantes. Ou seja, se Juazeiro do Norte, tem hoje uma população, segundo dados do IBGE, 249 mil habitantes, terá, portanto, 249 táxis devidamente cadastrados. Esse número atualmente é de 210.
Durante a reunião, ficou definida, através de votação, a cor branca para a padronização do táxi e que a instalação do taxímetro também aprovada pela maioria dos taxistas presentes, deverá ocorrer num prazo de seis meses, após a lei ser sancionada. O taxímetro custa R$ 200,00. Quanto à padronização dos táxis o prazo foi também de seis meses para ser efetivada.

Fonte: Secretaria de Segurança/ DEMUTRAN


Esta medida infelizmente não impede a cobrança abusiva dos táxis no Aeroporto Regional do Cariri, onde o preço é preestabelecido por bairro. Para os outros serviços de táxis a medida é justa e pertinente, e foi adotada tardiamente.

Um comentário:

  1. Taxímetros devem chegar a Juazeiro


    Motoristas de táxi de Juazeiro já vêm discutindo a implantação dos taxímetros. Projeto de lei nesse sentido será elaborado e encaminhado à Câmara Municipal
    ELIZÂNGELA SANTOS
    6/7/2010


    Ter um preço uniformizado nas corridas de táxis é uma demanda necessária em Juazeiro do Norte

    Juazeiro do Norte. Poderão ser instalados nos próximos meses, neste Município, taxímetros nos veículos de aluguel. Na próxima quinta-feira será realizada reunião no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), para elaboração de um projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal para aprovação. Os profissionais do setor se organizam para receber a novidade. Há uma mobilização na cidade para aprovação do texto legislativo.

    Para a maioria dos taxistas, o porte da cidade já pede que esse serviço seja implantado. Por atrair turistas diariamente, essa tem sido uma solicitação do próprio visitante, que estranha a cobrança aleatória do pagamento do serviço. Além da instalação dos equipamentos, os veículos também serão padronizados na cor branca. Outra novidade, será a implantação dos veículos adaptados para os portadores de deficiência, que deve corresponder a 5% do total das vagas disponíveis.

    Duas reuniões já foram realizadas com os profissionais no intuito de debater as mudanças. Em primeiro momento, a ideia tem sido bem acatada pela categoria, que aguarda ansiosa pela aprovação da lei. Segundo o taxista Jaime Brito, responsável pelo Posto Vitória, na Praça Padre Cícero, as reuniões têm ocorrido para debater principalmente questões relacionadas à aquisição dos equipamentos.

    Ele afirma que a maioria dos motoristas ainda não sabe como esse serviço deve proceder. Para isso, no fim da tarde de ontem, mais uma vez os profissionais da categoria se reuniram na praça para serem esclarecidos, por meio de um técnico do Inmetro, como deve ser a utilização dos equipamentos. O secretário de Segurança da cidade, Cláudio Luz, compareceu à ocasião.

    De acordo com Jaime, é importante que os taxistas saibam que para adquirir o produto é necessária uma concessão de compra e oficina autorizada para instalação e possíveis reparos. O Inmetro fará a aferição dessas máquinas. O taxista afirma que cada máquina sairá em torno de R$ 200,00.

    As determinações foram o resultado de uma reunião entre 50 profissionais da área e representantes da Secretaria de Segurança Pública e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os taxistas mostram-se otimistas com a implantação dos equipamentos. As permissões serão dadas aos motoristas cadastrados e terão o prazo de 10 anos. Com a necessidade de haver um veículo para cada mil habitantes, 249 taxistas poderão ser cadastrados (hoje há 210 no Município).

    Antes de chegar na Câmara Municipal, o projeto de lei será examinado pela Procuradoria do Município e, em seguida, passa pelo Legislativo, para depois ser sancionado pelo prefeito Manoel Santana.

    O diretor geral do Demutran, Péricles Cardoso, diz que uma comissão técnica estará responsável pala elaboração do projeto. O diretor afirma que o serviço também deve ser implantado no Crato. A Associação dos Taxistas daquele Município tem se manifestado nesse sentido e atuado junto aos profissionais de Juazeiro do Norte, no sentido de promover uma organização maior da categoria.

    ENQUETE
    O que o senhor acha da nova medida?

    Pedro Tomé
    Taxista
    A padronização dos preços vem melhorar muito a atuação do taxista. O consumidor não tem que discutir preço com motorista

    Antônio Cosmo Tenório
    Taxista
    O serviço deveria ter sido implantado há muitos anos. Juazeiro tem que acompanhar o seu próprio desenvolvimento

    MAIS INFORMAÇÕES:
    Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Rua do Seminário, S/N, Juazeiro do Norte (CE)
    (88) 3587.3902 / 3587.3343

    Elizângela Santos
    Repórter


    Fonte: DN

    ResponderExcluir