quarta-feira, 7 de julho de 2010

UPAs contribuirão para desafogar hospitais




O governador Cid Gomes assinou, nesta quarta-feira (30), ordem de serviço para a construção de 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Serão investidos R$77,9 milhões do Tesouro do Estado e do Governo Federal. Até o fim deste ano o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também deve estar presente em todos os municípios do Ceará.
“A maioria dos grandes hospitais do Estado ficam lotados de atendimentos de baixa e média gravidade que não tinham necessidade de estarem lá. As UPAs servirão justamente para desafogar os hospitais”, afirmou o governador. Ainda segundo Cid, o SAMU terá um papel importante, ao regular para onde a população deverá ser encaminhada. Segundo Cid, até o fim do ano, todos os 184 municípios terão atendimento dos SAMU, com a chegada de cerca de 153 ambulâncias.
As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nas UPAs, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.
Na área da Saúde, além das UPAs, o Governo do Estado está construindo 21 policlínicas, sete prestes a inaugurar, 16 CEOs, cinco já entregues, dois novos Hospitais Regionais, um no Cariri e outro na Região Norte, além de reforma nos sete hospitais já existentes na Capital. “Desde 2007, traçamos como meta na área da saúde expandir, concluir, ampliar e inovar, reestruturando toda a Saúde no Estado do Ceará”, disse o secretário da Saúde Arruda Bastos.
Durante a solenidade, o governador recebeu do secretário da saúde Arruda Bastos a medalha Rodolfo Teófilo de saúde pública, em homenagem à contribuição para a saúde do Estado.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Juazeiro possui uma UPA no bairro Franciscanos, achamos que o bairro é merecedouro, porém há outros mais distantes que deveriam ter prioiridade em relação aos outros, como por exemplo, Novo Juazeiro e Frei Damião. O SAMU é um serviço de extrema relevância que absurdamente não foi instalado no Cariri até o presente momento. Com HRC e a criação de um rede hierárquica de serviços hospitalares, não podia mais continuar sem existir.

2 comentários:

  1. Olá!

    O SAMU 192 e as UPAS 24h estão unidos para aprimorar o atendimento de saúde para todos os cidadãos brasileiros. O SAMU fará o primeiro atendimento ao paciente, que será encaminhado às UPAS 24h para ser tratado de acordo com a gravidade do seu caso.

    Saiba mais sobre o programa acessando o site www.saude.gov.br ou enviando e-mail para comunicacao@saude.gov.br.

    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos do Juaznews.

    A Secretaria de Saúde implantou a UPA de gerenciamento municipal no Bairro Franciscanos em função de dois aspectos importantes. O primeiro deles pela localização geográfica já que na unidade de saúde Frei Jeremias, Rua Campos Elísio, além da população do citado bairro atende ainda as comunidades das Casas Populares, Pio XII, Timbaúbas e São Miguel.
    O segundo é referente à infraestrutura da unidade de saúde onde funcionam, inclusive, durante o dia, 04 equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família). Você está coberto de razão em defender a implantação de UPA em bairros mais distantes e isso deve ocorrer em futuro próximo.

    O Prefeito Dr. Santana, por exemplo, já deixou clara sua intenção de abrir o mesmo serviço no Bairro Salesianos. Isso deverá ocorrer tão logo seja concluída a obra da unidade de saúde para duas equipes de ESF na Rua Professora Maria Pedrina.

    A idéia é desafogar o atendimento no Hospital Tasso Jereissati (Estephânia Rocha Lima) fato que já é notório com abertura da UPA dos Franciscanos. Em termos de urgência lembramos que foi implantada a do tipo pediátrica no Hospital Maria Amélia Bezerra de Menezes.

    Sobre a implantação da UPA/Federal ainda existem algumas dúvidas como a do projeto. Não se sabe, por exemplo, se será o mesmo projeto da UPA Nacional, no padrão das montadas no Rio de Janeiro (um sistema parecido com a montagem do Atacadão) ou se haverá padronização pela parceria com o Estado. Nesse caso haverá doação de um terreno por parte da municipalidade.

    O SAMU poderá então ser agregado em termos de sede a esta UPA ou ter como base o próprio Hospital Regional do Cariri. Outra opção para sede do SAMU seria o Hospital Tasso Jereissati.

    Beto Fernandes
    Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde

    ResponderExcluir