segunda-feira, 14 de junho de 2010

Delegado faz estudos e defende a instalação de uma DENARC no Cariri




O Ex-superintendente da Polícia Civil no Ceará, César Wágner Maia Martins, encontra-se na região do Cariri aonde amplia estudos sobre a disseminação do crack que, desde 1990, chegou ao Ceará. Assustado, falou que vem avançando rapidamente e já atinge todos os municípios. Ele está licenciado e aproveita o tempo livre para viajar pelas delegacias cearenses, compilar dados e conversar com as pessoas. No Cariri, visita Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Mauriti.
A intenção, conforme disse em conversa com a reportagem do Site Miséria, é oferecer subsídios ao estado no sentido da implantação de políticas públicas voltadas à repressão no tráfico, além da prevenção e tratamento de usuários. O delegado César Wagner está defendendo a criação de um Departamento Antidrogas no Ceará junto com a criação de cinco DENARCs (Delegacias de Narcóticos), sendo uma delas em Juazeiro do Norte.
"Estamos denunciando o aumento da criminalidade no Ceará tendo como motivo o tráfico de drogas", revelou acompanhado do presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil no Ceará, Nilton Castelo, também preocupado com a situação. Conforme demonstrou, nos últimos cinco meses o número de homicídios aumentou 52% na Região Metropolitana de Fortaleza em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para ilustrar sua tese, observou que dos 790 homicídios deste ano na RMF, cerca de 70% são execuções sumárias ostentado relações diretas com a disputa por territórios de tráfico e a eliminação de viciados em débito com traficantes. "A pistolagem recrudesceu no Ceará nos braços desse mundo das drogas", acrescentou comparando que os investimentos do estado da ordem de R$ 500 milhões em segurança "não surtiram efeitos no sentido de reduzir a criminalidade".
Quando César Wagner esteve à frente da DENARC entre fevereiro de 2008 e setembro de 2009, foram presos 430 traficantes e um movimento financeiro estimado em R$ 13 milhões considerando bens, drogas, armas e dinheiro em espécie apreendidos. Ele disse que teve a ajuda da sociedade na desarticulação dos elos dessa cadeia criminosa. Acrescentou ainda que somente em termos de crack foram apreendidos 170 quilos e mais 30 quilos de cocaína no mesmo período representando uma quantidade superior a todo o tempo de 10 anos de funcionamento da Denarc com o fechamento de 165 pontos de vendas de drogas.

Fonte: Miséria

Defendemos a criação de uma rede de delegacias na Região Metropolitana do Cariri, com uma sub-sede da superitendência de Polícia Civil, agregando divisões de homicídios, narcóticos, defraudações, etc... Além da implantação imediata de 03 distritos policiais em Juazeiro (Centro, Triângulo, e Novo Juazeiro), e 02 delegacias em regime de plantão 24 horas: uma em Crato, outra em Barbalha, além do funcionamento interrupto das distritais juazeirenses. Delegacias em: Missão Velha, Jamacaru, Jardim, Nova Olinda, Ponta da Serra, Farias Brito, e Santana do Cariri.

O Estado do Ceará é a unidade federativa com a maior concentração de serviços na capital em detrimento do interior, precisamos equipar o interior em igualdade de condições facilitando a vida do nosso povo. Os cidadãos do interior pagam os mesmos impostos dos cidadãos da capital, portanto não podem ser classificados como homens e mulheres de segunda classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário