terça-feira, 29 de junho de 2010

DISCUSSÃO SOBRE AÇÕES NO HORTO



Objetivando a construção de um plano de trabalho que vai acabar com a presença de crianças e adolescentes infratores na área do Horto, em Juazeiro do Norte, foi realizada, no Casarão do Horto, reunião de membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência de Assistência Social, pais dos menores e da administração do local. Diversas formas de contenção foram abordadas e sugestões aprovadas visando encontrar uma solução plausível para todos.

Fonte: Site da prefeitura


Com a finalidade de elaborar um plano de trabalho para conter a presença de crianças e adolescentes infratores na área do Horto, neste município, foi realizada, na manhã de ontem, no Casarão do Horto, reunião com a presença de membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pais e a administração do local. A reunião inicial foi para estudar uma solução em conjunto para o problema.
O padre José Venturelli, administrador do Horto, solicitou a reunião e apresentou algumas situações que têm sido corriqueiras por parte de crianças jovens da área. Ele disse que a sua preocupação é que se tornem adultos com as mesmas práticas. Contou que considera gravíssimo o fato de muitas crianças estarem roubando na área. "Temos que mudar essa situação para uma cultura de honestidade", afirmou o padre.
Ele aponta o problema de muitos anos que a comunidade tem sofrido com adultos, como uma realidade cultural. "E as crianças de hoje, se não for mudado esse quadro, irão no mesmo caminho", ressalta. Acrescenta que são pessoas que quando crianças pediam esmolas para usar o dinheiro na compra de drogas e álcool.
Esses problemas, conforme o padre, não foram solucionados. A administração identifica cerca de 15 crianças e adolescentes que estão praticando infrações na área.
Padre Venturelli apresentou algumas ocorrência no qual têm sido vítimas os romeiros e barraqueiros que comercializam produtos na área. E nem mesmo os cofres da igreja estão livres. Já foram registrados vários furtos e chegam a usar um arame amarrado a um ímã para recolher as pratas. Nos últimos meses, segundo levantamento da administração do Horto, foram registrados cinco arrombamentos em barracas, duas vezes em lojinhas, roubo de dois celulares, envolvimento com dinheiro falso, casos de insistência, agressividade e incômodo aos romeiros para obterem esmolas.
A secretária de Ação Social, Solange Cruz, disse que está sendo feito um cadastramento das famílias na área, que receberão acompanhamento de assistente social e psicóloga. Um Cras será instalado provisoriamente no Horto, próximo a Pedra do Joelho. A meta é encaminhar as crianças e adolescentes aos projetos sociais e educativos. O integrante do Conselho Tutelar, Antônio Pereira de Sousa, afirma que o dever do órgão é a garantia dos diretos da criança e do adolescente.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário