segunda-feira, 14 de junho de 2010

Soluções para o trânsito




O modelo inicial de implantação da Zona Azul neste município foi apresentado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na noite de quinta-feira, 10, para empresários da cidade, pela Secretaria de Segurança de Juazeiro e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). A ideia é que as ruas de maior fluxo recebam inicialmente o projeto. Mas, antes disso, será encaminhado à Câmara Municipal as devidas adaptações no projeto de lei já existente. Ainda não há data definida para iniciar o sistema. Segundo o secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, por conta das mudanças que poderão ocorrer, já que a lei da zona azul é antiga, a implantação do projeto demandará mais algum tempo. Por isso, deve ser aprovada pela Câmara e sancionada pelo executivo municipal para entrar em vigor. A presidente da CDL, Antônia Anier Salustriano, afirma que essa é uma iniciativa que poderá promover uma melhoria na organização do trânsito e uma reivindicação dos lojistas para facilitar o fluxo de consumidores. As ruas previstas inicialmente para receber o sistema são a São Pedro, Santa Luzia, Avenida Padre Cícero, Cruzeiro, Conceição e São Francisco, com proposta de extensão para outras ruas de grande fluxo. A ideia é possibilitar principalmente no comércio da cidade maior mobilidade dos consumidores. A taxa prevista para duas horas de estacionamento é de R$ 1. (http://diariodonordeste.globo.com/)

Achamos que a adoção do modelo de Zona Azul nada mais é que a cópia de soluções de outros centros urbanos. Cocomitantemente a isso Juazeiro do Norte precisa de uma equipe permanente de engenharia de tráfego, que analise nossas peculiaridades e apontem alternativas próprias, singulares, e enovadoras.

Sugerimos políticas públicas de transportes coletivos, pedágio para veículos particulares trafegarem no centro em horários de pico, um grande estacionamento acoplado a estação ferroviária e terminal de ônibus, onde no pagamento pela permanência do veículo seja incluso gratuitamente acesso aos trens e ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário