quarta-feira, 17 de março de 2010

CORPO DE BOMBEIROS REIVINDICA RENOVAÇÃO DE CONVÊNIO

A seção de prevenção de incêndios aeronáuticos do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte foi instaurada no ano de 2006, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, com o compromisso de atender as normas de segurança, comuns em todos os aeroportos do país. O serviço foi regulamentado pelo convênio nº 003/2002/0010, estabelecido entre o Governo do Estado do Ceará, através da SEINFRA/DERT e Infraero. Entretanto, o acordo tem sido questionado pela corporação de bombeiros que atua no aeródromo e criticado pelo Corpo de Bombeiros da região do Cariri. De acordo com o comandante do 5º Grupamento de Juazeiro do Norte, Ryozaburo Sawaki, a seção de prevenção de incêndios aeronáuticos tem sido prejudicada pela defasagem do acordo.
“Este documento foi elaborado há oito anos e algumas cláusulas precisam ser revistas, para a melhoria do serviço prestado”, segundo informou, há queixas quanto ao pagamento do pró-labore aos agentes, alimentação e transporte para resolução de questões administrativas, além da manutenção da seção e a necessidade de haver novo curso preparatório para a prevenção de acidentes aeronáuticos. “A situação foi levada para a Superintendência Geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Vasconcelos Sousa já está ciente, se não for feito um acordo beneficiando todas as partes, propomos ao comando geral a retirada do nosso efetivo”, completou.
Diante do exposto a assessoria de imprensa da Superintendência da Infraero, enviou a redação do Jornal do Cariri a seguinte nota:
As obrigações da Infraero estabelecidas no Convênio nº 003/2002/0010, celebrado com o Governo do Estado do Ceará, através da SEINFRA/DERT e Infraero no Aeroporto de Juazeiro do Norte, têm sido cumpridas conforme o estabelecido no respectivo instrumento.
Com relação ao veículo para a resolução de problemas administrativos, compete à Infraero a responsabilidade de prover apenas os veículos de combate a incêndio. Para o deslocamento do efetivo para resolução de problemas e assuntos administrativos, não possuímos esta obrigação/responsabilidade atribuída.
No final de 2009, a superintendência de Juazeiro do Norte já solicitou a realização dos treinamentos no aeroporto, com o objetivo de atualizar os bombeiros do aeródromo. Esse treinamento já está no planejamento de 2010 da Infraero.
 
Fonte: JC


Achamos que um comandate de tropa, seja ela das Forças armadas ou auxiliares: Polícia Militar e neste caso Bombeiros, esta hierarquicamente subordinado ao seu chefe supremo, no caso das Forças armadas - O Presidente da República, e nas forças auxiliares- O Governador do Estado. A resposta dada pela assessoria da Infraero, neste caso, parece ser bem coerente. O pedido para renovação de convênio também é legítimo. Mas enquanto as negociações avançam, é tarefa do Governo do Estado, dotar os merecidos Bombeiros de toda estrutura necessária. O que é um veículo administrativo diante da frota de Hilux do Governo do Estado? O que é um prato de comida para um militar? Se não mais que uma obrigação da coorporação militar cujo mesmo faz parte! O que é um pro-labore? Se não mais um adicional no contra-cheque de um servidor público pago pelo seu empregador! Sinceramente achamos que o que prejudica os serviços dos Bombeiros, são a falta de investimentos do governo do estado. Um pai não pode lamentar dificuldades de seus filhos por conta dos vizinhos. e sim de suas próprias limitações pessoais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário