quarta-feira, 17 de março de 2010

SUPER SECRETARIA: Será uma super idéia?

Iremos fazer a secretaria de Gestão e Planejamento, reunindo Finanças, Planejamento e Administração, sob coordenação de Toninho Simões.

Fonte: Twitter do Prefeito

Muito nobre a intensão de reduzir custos por parte do chefe do executivo municipal. Mas, lembremos alguns detalhes: Esta mesma gestão criou cargos de secretarios adjuntos além dos já existentes titulares das respectivas pastas no 1º escalão. Houve também a criação de subprefeituras, que ainda não tem um papel totalmente definido. Há denuncias de  fisiologismo político entre vereadores e executivo, onde se troca cargos comissionados por apoio irrestrito e facilitação para a aprovação de projetos e mensagens do executivo pelo legislativo. Somando-se tudo isso há na prefeitura muita gente sem necessidade no comando, como também existe necessidade de mão de obra qualificada no setor operativo defasado de recursos humanos. Quem quer economizar com responsabilidade reduz gastos, reconhece erros, volta atrás, fecha acordos para a coletividade, negocia em prol da maioria em detrimento de puxa-sacos, correligionários, etc...

Achamos que cada secretaria citada: finanças, administração, e planejamento tem um papel específico e primordial. Deveriam permanecer com estruturas isoladas, enxutas, eficientes, bem administradas de perto pelos seus titulares, escolhidos enbaseado em experiência, competência, cárater e honestidade. Têm muitas possibilidades de redução de gastos, antes disso. Ás vezes, pra se eleger são muitos acordos, muitas promessas, dívidas, e o resultado é amargado e atribuído somente ao prefeito!

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