quarta-feira, 3 de março de 2010

Taxímetro em Juazeiro

A população de Juazeiro do Norte, mais de 240 mil, almeja a implantação do taxímetro e a padronização dos taxis na cidade. Hoje, o que existem são veículos sem o medidor e muitos em estado crítico, impróprios para circulação. A Associação dos Taxistas e Mecânicos do Cariri tenta resolver essa situação, mas alega que precisam da parceria do Demutran.
De acordo com o presidente da Associação, José de Altino, a cidade já possui um número de pessoas considerável para a existência do taxímetro, tornando-se mais seguro tanto para taxistas como para clientes. “Com o medidor podemos exigir a quantia certa pela corrida, sem chateá-lo e nem nos aborrecer. Somos a favor, não só disso, mas também de uma padronização”.
O que ocorre em Juazeiro e nas cidades vizinhas é o tabelamento das corridas, tendo como valor mínimo a quantia de R$10,00. Muitos passageiros reclamam dessa situação, como é o caso da comerciante Maria do Carmo: “é muito complicado, porque às vezes compensa pagar os dez reais, mas tem percursos bem curtos e eu tenho certeza que com o taxímetro pagaria menos”. E há aqueles que acreditam que os valores irão aumentar como relata Cícero Dantas: “acredito que as coisas irão ficar mais cara, porque assim que entrarmos no táxi o negócio já vai correr ponto e existe também a bandeira dois né? Com o sistema de hoje podemos negociar a viagem com o taxista.”
Para o Coordenador do Demutran de Juazeiro, Péricles Teixeira, existe também esse desejo de regularizar os taxistas pela prefeitura e que tendo essa aprovação no município, as medidas serão tomadas. Afirma ainda que já no mês de junho essa situação começará a ser trabalhada. “Temos projetos e planos para que isso venha a se concretizar, tínhamos como prioridade os mototáxis e agora voltaremos às atenções para os taxistas”, concluiu Péricles.


Fonte: Jornal do Cariri

O disciplinamento e a normatização do uso de táxis com a aposição de taxímetros, padronização da frota, exigência de meia vida inferior inicialmente 10 anos, é critica por muitos taxistas, mas entendemos que esta medida pode ser benéfica ao usuário de modo a poder aumentar o número destes, pela quebra do mito de se pagar altos valores por estes serviços e consequentemente aumentando a demanda para os táxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário