segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estádio " O Romeirão" liberado para jogos com torcedores




Pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro pela Série B, assistimos na tarde / noite do último sábado dia 22 de Maio o nosso " glorioso" Verdão do Cariri ceder empate ao time pontiguar, O América de Natal, pelo placar de 2 x 2. O Estádio recebeu público aproximado de 3.500 pagantes. Achamos que devia haver um número bem mais significativo, permitindo a direção icasiana dispor de arrecadação de pouco mais de  50 mil reais. O próximo jogo no Romeirão será no sábado vindouro também às 16 horas, desta vez contra um time da baixada fluminense, O Duque de Caxias. Esperamos a reabilitação do time local e seu encontro com a sua primeira vitória, afim de que possa se manter nesta competição.


O secretário de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, Aurélio Matias, recebeu na tarde de hoje a confirmação da liberação do estádio Romeirão, que receberá os jogos do Icasa pela Série B do Campeonato Brasileiro de futebol profissional.
O parecer do Ministério Público foi recebido por Aurélio Matias, que na sede da Federação Cearense de Futebol, enviou a documentação para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que em tempo hábil confirme os jogos do Icasa no Romeirão.
Ao receber a notícia o prefeito Dr. Santana pediu ao secretário de Esporte que faça uma grande festa em Juazeiro, pois ele estava, como toda a torcida do Icasa bastante ansioso para ver um jogo do Verdão pelo Campeonato Brasileiro.
A liberação do estádio Romeirão confirma os esforços do prefeito de Juazeiro Dr. Santana que autorizou a realização de todas as melhorias solicitadas pela CBF. Os testes realizados no último sábado, 8, apenas confirmaram via um laudo do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) que as reformas foram feitos atendendo todas as solicitações da entidade mantenedora do Campeonato Brasileiro.
O próximo jogo do Verdão em casa será dia 22 de maio, contra o América de Natal.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura

 
Realizado teste de carga de dinâmica no Estádio Romeirão



A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou ontem, 8, pela manhã, o teste de carga dinâmica no Estádio Municipal Mauro Sampaio, O Romeirão, por determinação do Ministério Público visando possibilitar os jogos do Icasa pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Estiveram presentes os secretários municipais Rafael Apolínário (Infraestrutura) e Aurélio Matias (Esporte e Juventude), José Roberto Celestino (Vice-prefeito), Nicanor Ararura (diretor-administrativo do Romeirão), entre outras pessoas ligadas ao futebol juazeirense.
Os testes foram coordenados pelo engenheiro civil Osmar Delboni Júnior, credenciado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-Ce), que esteve acompanhado por um representante do Ministério Público. Ele é cadastrado junto à CBF e especialista nessa área e já fez o mesmo tipo de teste em diversos estádios em diferentes regiões do Brasil.
O teste consistiu na colocação de tambores (carga fixa), em vários pontos da arquibancada das gerais com 400 kg por metro quadrado. “Esse teste de carga dinâmica simula a presença de torcedores. Estamos colocando um percentual de 100%, além do peso desses torcedores, ou seja, em torno de 800 quilos por metro quadrado, para verificarmos as condições dessas arquibancadas. E estamos constatando que a estrutura está segura”, disse o engenheiro Osmar Delboni, acrescentando que o laudo final do teste deverá sair até a próxima quarta-feira.
O promotor José Wilson – que veio de Fortaleza, representando o Ministério Público -, disse que “ao receber o laudo do Dr. Delboni o examinará imediatamente e se laudo for favorável à abertura do Estádio Romeirão oferecendo segurança ao torcedor, o Ministério Público também assim o fará. Esses laudos são avaliados imediatamente pela Comissão do Núcleo do Torcedor”, disse. Ele explicou que logo após a avaliação será emitido um parecer à federação comunicando a liberação do estádio, desde que o laudo do engenheiro Osmar Delboni seja favorável neste sentido.
O vice-prefeito José Roberto Celestino, disse que “a administração do Dr. Santana está envidando todos os esforços para superar esse impasse", ressaltando que “o maior teste dinâmico do estádio ao longo desses seus quarenta anos, foi a presença das torcidas do Icasa e do Guarani vibrando e pulando em cima das arquibancadas e nunca houve nenhum problema à sua estrutura”.
Segundo José Roberto, o que ocorreu foi um dano químico nas colunas. “Essas colunas já foram recuperadas, sendo colocadas mais trinta colunas adicionais à essa estrutura. De modo que posso afiançar que hoje o estádio Romeirão é mais seguro do que quando foi construído há quarenta anos atrás”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário