sábado, 8 de maio de 2010

Seminário Desafios e Oportunidades para a Região Metropolitana do Cariri





A Secretaria das Cidades realiza nesta quinta-feira (06), no Sebrae de Juazeiro do Norte, o Seminário Desafios e Oportunidades para a Região Metropolitana do Cariri (RMC). Na ocasião, serão realizadas palestras sobre a nova realidade dos nove municípios que compõem a RMC.
Durante a manhã, serão discutidos os “Aspectos sociais e institucionais de criação de uma Região Metropolitana”, com a participação do arquiteto Jório Cruz, especialista em desenvolvimento urbano e da economista Mônica Amorim, doutoranda em Desenvolvimento Econômico, pequenas empresas e política industrial.
Na parte da tarde, a mesa será composta pelo arquiteto Joaquim Cartaxo Filho, mestre em planejamento urbano e regional, e Alexandre Weber, doutorando em economia urbana e regional, que falarão sobre o tema: “A questão do planejamento metropolitano”.
Para o secretário das Cidades, Jurandir Santiago, o encontro é oportuno para esclarecer os municípios sobre os aspectos que envolvem a criação da RMC. “A criação da Região Metropolitana do Cariri é a confirmação da forte interação existente entre os municípios. A oficialização deste fato contribuirá para aprimorar os mecanismos de planejamento e para fortalecer o desenvolvimento da região”, afirmou.
A RMC é formada pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, bem como pelos municípios que lhes são limítrofes: Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Missão Velha e Jardim.
 
Fonte: Site do governo estadual
 
Achamos ainda muito incipiente a organização da RMC. Que ao nosso ver apenas se restringe ao papel. Medidas coletivas ainda não vingaram e até outras regiões que desesajavam formar outras regiões metropolitanas no estado esfriaram.  Medidas de infra-estrutura, cooperação multua, plano diretor, compartilhação de bens e serviços ainda não tiveram projetos desenvolvidos a contento. Também não fomos informados das tão faladas verbas especifícas para regiões metropolitanas. A RMC para o Juanews ainda é somente teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário