segunda-feira, 10 de maio de 2010

Passageiros de ônibus do Cariri são beneficiados com integração temporal




O Detran, através da Diretoria de Trânsito e Transportes, autorizou a implantação do sistema de integração temporal para os passageiros que são transportados pela empresa Via Metro (ganhadora da licitação pública, realizada ano passado), em quatro linhas que ligam Juazeiro, Crato, Barbalha e Missão Velha.
As linhas são as seguintes: Juazeiro do Norte-Crato, via São Benedito, Juazeiro do Norte-Crato, via São Pedro, Juazeiro do Norte-Barbalha e Juazeiro do Norte-Missão Velha. É a primeira vez que esse sistema entra em vigor no Interior do Estado. Em Fortaleza, o sistema já está operando.
O sistema de integração temporal é permitido para o passageiro que utiliza o passe eletrônico em suas viagens, como o vale eletrônico, vale avulso e a carteira de estudante (esta possuidora de créditos de tarifa). Pagando uma única passagem, o passageiro pode descer de um ônibus e embarcar, até 30 minutos, em outro que faça o mesmo sentido da linha de origem.
Esse benefício não vale para o passageiro que embarcar em ônibus que faça a linha em sentido contrário ao da origem. Há casos em que o passageiro complementar o valor da tarifa, dependendo da situação.
Um exemplo de como funciona a integração temporal, pagando a complementação, é o seguinte: um usuário que se desloque do Crato para Barbalha pagar uma tarifa de R$ 1,30. Se for descer no shopping Cariri e embarcar em outro ônibus até Barbalha (destino da linha original) pagará uma nova tarifa de R$ 1,30. Seu custo será de R$ 2,60. Com o sistema de integração temporal, o passageiro pagará o complemento de R$ ,070, fazendo uma economia de R$ 0,60.
E um exemplo de pagamento de uma única tarifa pegando dois ônibus é o seguinte: o passageiro da linha Barbalha-Juazeiro (e vice versa) pode descer da linha de origem, passar no shopping com tempo máximo de 30 minutos, apanhar a mesma linha para Juazeiro, sem pagar a complementação, beneficiando-se da tarifa de R$ 1,30 que já pagou.

10.05.10

Fonte: Assessoria de Imprensa do Detran

Vemos esta medida como um protótipo de Sistema de Transportes Coletivos Caririense já defendido pelo Juanews. Acrescentaríamos a participação do Trem do Cariri, quando em operação em cárater permanente, o Sistema Municipal  Juazeirense - ora operado pelas empreas Lobo e São Francisco, e Noberto Turismo, que detém direitos sobre a linha Juazeiro-Caririaçu.

Mas nosso maior objetivo seria o incremento do sistema através de terminais de ônibus, integração com o transporte ferroviário, e criação de linhas especiais entre bairros envolvendo municípios distintos: Aeroporto-Pimenta, Novo Juazeiro-Batateiras, Palmeirinha-Malvinas, Missão Velha-São José (via aeroporto), etc...


3 comentários:

  1. Há necessidade de uma moderna e grande estação, à exemplo do que fizeram nas centrais de Crato e Juazeiro, de frente ao aeroporto. Pode parecer maluca a ideia, mas ia ser uma benfeitoria grande a quem vem ao Crato direto do aeroporto sem necessidade de taxi.

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  2. Os equipamentos de uso comum, como o aeroporto, precisam ter acessos fáceis a toda população metropolitana. Uma estação ferroviária já foi debatida por ocasião da vinda de comitiva da infraero no final do ano passado, mas é sempre bom repetirmos esta necessidade. Também sugerimos um Anel Viário Metropolitano para melhorar o tráfego rodoviário, quer coletivo ou individual:

    1- Avenida que inicia-se no entroncamento da CE-293 (trecho Missão Velha-Barbalha), percorre-se em direção ao Norte, tendo como continuidade o atual leito da avenida Manoel Coelho de Alencar, cruzando via férrea nas proximidades da Vila Pedrinhas, Rio Salgado, aproveitando trecho coincidente com a Avenida Lindalva Rodrigues, e dirigindo-se daí então para oeste: passando nas proximidades da Vila São Bento em Crato, e finalizando na CE-386 (trecho Batateiras-Ponta da Serra, mais precisamente no entroncamento do desvio da CE-292: alça por fora do bairro.

    Fomos criticados apesar de achar que a obra ajudaria o escoamento entre as 3 cidades, com destaque para o aeroporto e Rodovia Padre Cícero.

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  3. Do lado do Crato bem que o Trem do Cariri poderia se estender com estação terminal na Urca/exposição viabilizando outra alternativa além dos precários ônibus da viação São Francisco.

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