quinta-feira, 20 de maio de 2010

1º Viaduto Juazeirense


 " nossa plano é faze-lo na av. Ailton Gomes com São Domingos. "
" .Deputada Gorete pereira me assegurou que vai conseguir recursos para nosso primeiro viaduto "

Fonte: Twitter do Prefeito


Várias expeculações sobre viadutos pairaram sobre nossa cidade. O ex-prefeito Manoel Salviano propôs no projeto inicial do Parque Ecológico viadutos sobre a Várzea das Timbaúbas. Quanto postulante a prefeito nas últimas eleições propôs a duplicação da Avenida Vírgilio Távora com a construção do primeiro viaduto juazeirense. Já Raimundo Mâcedo propôs o Anel Viário que deveria ter cruzamentos importantes, dignos da necessidade destes elevados. Por último chega Dr. Santana que propõe um viaduto sobre a via férrea no inicio da avenida Ailton Gomes, e dizendo ainda manter contatos neste sentido com a Deputada Gorete Pereira.

Achamos a classe política juazeirense muito desunida e consequentemente fraca. Esperavámos em primeiro lugar que os ex-prefeitos concretizassem seus projetos durante os exercícios de seus respectivos mandatos. Em segundo lugar que ocupando outros cargos públicos, e na impossibilidade pelos mais diversos motivos de ter efetuado seus projetos em tempo hábil, que fizessem emendas parlamentares destinadas aos mesmos (o atual deputado federal citado não o fez, e esperamos que se eleito o postulante ao cargo citado o faça).

Diante de tantas opções, será que não há maiores necessidades para o momento? Esta obra foi discutida no atual orçamento participativo  (promessa de campanha do atual prefeito)? 

A obra sobre a via férrea será uma grande necessidade futura, mas achamos que aquele ali constitui-se um ponto de estragulamento viário, afunilado por aquela passagem de nível. Uma vez sendo construído um viaduto apenas se transfere o ponto de afunilamento para as estreitas ruas pós-viaduto.

Sugerimos a continuidade com estes recursos a continuidade da Avenida Ailton Gomes ao sul até a divisa com o município de Barbalha, constituindo uma bifurcação da Avenida Leão Sampaio, e ainda a união em torno da abertura de uma avenida dando continuidade ao norte ligando a Praça José Geraldo da Cruz a Vila 3 Marias, através de alargamento e duplicação das Ruas São Domingos e da Glória, e ainda abertura de Avenida a partir da Avenida Floro Bartolomeu em direção setentrional


A arquiteta Gisele Meneses, responsável por grandes projetos que deverão modificar a paisagem de Juazeiro neste governo, o viaduto irá desafogar o transito naquele local, com a grande movimentação do trem do Cariri, no período diurno o caos tem se formado no exato cruzamento de uma das principais avenidas da cidade. Av. Carlos Cruz com Av. Ailtom Gomes.
O projeto deverá incluir desapropriações de algumas residências, alem desse viaduto outra obra que deverá modificar fortemente a nossa cidade será a avenida do contorno projeto também da atual administração. Em breve mudanças!


Fonte: Juametro

Com todo respeito a senhora e arquiteta citada, o projeto carece de análise de engenheiros de tráfego e urbanistas.

4 comentários:

  1. Uma opinião: quero "discutir" o que ainda pensamos sobre "modernidade" e "desenvolvimento". Sei que todo e qualquer tipo de equipamento -privado ou público- é bem vindo em cidades de medio e grande porte do interior. Mas aqui no Cariri as cidades fazem festa para viadutos, supermercados, plantas novas na entrada da cidade(e mal plantadas, diga-se de passagem...), qual a frota está maior, qual o predio é mais belo etc. Nada contra. Porém o que quero dizer é que a ideia que temos de progresso é FETICHISTA e, salvo engano, mais se parece com um entorpecente que engana a visão para os problemas mais básicos que ainda pululam aqui e ali. Vejam as constantes quedas de energia. Vejam um rio imundo que passa dentro de uma cidade. Observem quilômetros de ruas com esgoto à céu aberto no principal polo comercial da região ou a imensa e miserável zona rural onde muitas famílias não têm a mínima noção de cuidados sanitários(isso nas periferias das cidades tb)...


    ...para o estado/sociedade que deseja ser grande: se não apertar direitinho os primeiros e pequenos parafusos, quando estiver na corrida rumo ao progresso eles vão afrouxar e teremos todos que fazer aquela parada básica. Em suma: a linha de chagada vai ficar mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. E por falar nisso, veja só esta matéria(Jornal o Povo) de hoje, sábado, 22 demaio de 2010:

    Após decadência, Cariri volta a atrair investimentos

    Construção civil aquecida, unidades de ensino superior e Centro de Convenções sendo erguido, grandes redes de comércio se estabelecendo, indústrias e uma oferta de serviços que tornam as cidades independentes. A região do Cariri, com predominância das cidades de Juazeiro do Norte e Crato, pode se vangloriar de ter vida própria. Uma rápida passagem pelos centros urbanos dos maiores municípios mostra o porquê de o Cariri ter retomado o seu rumo depois de ter na década de 1980 amargado a participação de 3% do PIB cearense, quando duas décadas atrás chegou a responder por 26% dessa fatia.


    A efervescência econômica da região é explicada pelo vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, ex-liderança classista do comércio, por uma série de fatores. Segundo ele, parte se deve ao setor calçadista, revitalizado no final da década de 1990. ``Sobral tem uma mega fábrica. Nós temos 300 pequenas empresas``, explica a diferença, responsável por cerc a de 70 mil empregos. Para além do setor de calçados, Celestino cita outros serviços nas áreas de moda, buffet, artesanato e a chegada da Universidade Federal do Ceará (UFC) na região como alavancadores desse processo mais recente. Atualmente são mais de 50 cursos de graduação e 10 de pós-graduação em oferta na cidade de Juazeiro. ``Aqui o negócio está tão forte que os terrenos tem se valorizado de forma absurda``, ressalta.


    A íntegra está aqui:
    http://www.noolhar.com/opovo/politica/986749.html

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos valiosa contribuição. Achamos que não se deve esta exautando sempre nossas qualidades e sim criticando o que esta errado para que possamos melhorar ainda mais. Mas de vez em quando é salutar uma reflexão positiva como a ora destacada.

    ResponderExcluir
  4. Tirando esse tal de admiral que puxa a sardinha pro Crato, mas quando não mexe com a terra dele, às vezes ele até te dar razão. Já aqui em Juazeiro vejo Petistas e tucanos cada qual usando seus meios disponiveis trocarem acusações. Vc crítica todo mundo, e todos aceitam, pois é a pura verdade. Parabéns!

    ResponderExcluir